Como o exame de próstata é feito? Respondemos às dúvidas mais frequentes

Um exame de próstata visa avaliar a glândula e possíveis anormalidades. A análise pode se feita por meio de um exame de sangue, exame de toque retal, ultrassom de próstata, biópsia ou, até mesmo, outros exames de imagem, como a ressonância magnética. Saiba tudo no blog de hoje.

Os exames de próstata são essenciais para a detecção precoce não só de condições malignas e temidas como o conhecido câncer de próstata, mas também de outras doenças que podem acometer homens em geral, sejam eles jovens adultos ou idosos.

Dois dos exames mais comuns e conhecidos são o exame de toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Embora o exame de toque retal seja, para muitos desconfortável e incômodo, é fundamental para avaliar o tamanho, textura e possíveis irregularidades da próstata.

Já o PSA, envolve a análise do nível sanguíneo de uma proteína produzida pela próstata. Combinados, eles oferecem uma avaliação geral, permitindo intervenções precoces, quando necessário.

Mas será que essas 2 são as únicas opções exisistentes? Este conteúdo visa explorar detalhadamente os tipos de exame de próstata, destacando sua importância para a sáude sexual masculina. Acompanhe a seguir e entenda tudo sobre o assunto.

Para que servem os exames de próstata?

Além de serem essenciais para identificar precocemente o câncer de próstata, os exames de próstata também são de extrema importância para avaliar a saúde e o funcionamento da próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e responsável pela produção de parte do fluido seminal.

Os exames permitem a identificação também de outras condições tratáveis, como o aumento da próstata ou inflamações, possibilitando intervenções médicas necessárias a cada situação.

Eles também são essenciais para o monitoramento da saúde prostática ao longo do tempo, especialmente para homens com histórico familiar de câncer ou outros fatores de risco.

Leia também: Check-up masculino: exames que todo homem precisa

Homens sem sintomas podem fazer esses exames?

tubos para coleta de sangue dispostos em grade amarela

Sim, homens sem sintomas não só podem, como devem fazer esses exames. Os exames de próstata são fundamentais para a manutenção da saúde e bem-estar dos homens, possibilitando a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de condições potencialmente graves, como o câncer.

Isso significa que, em um determinado momento da vida, será importante (e recomendável) a realização não só do PSA, mas também do exame de toque retal.

Com qual idade é preciso começar a fazer exames da próstata?

A idade indicada para iniciar os exames de próstata pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo histórico médico pessoal e familiar, além das diretrizes médicas específicas de cada país.

Segundo as diretrizes brasileiras, o Ministério da Saúde recomenda que homens a partir dos 50 anos realizem exames de próstata regularmente.

No entanto, quando existe o histórico familiar de câncer de próstata ou outros fatores de risco, a orientação é iniciar o rastreio a partir dos 45 anos.

Em determinados casos, as recomendações podem variar de acordo com as condições de saúde individuais e devem ser discutidas com o seu médico urologista.

Leia também: Próstata aumentada causa impotência? Entenda a relação

Tipos de exames de próstata

Existem dois exames super comuns para a avaliação da saúde da próstata no Brasil, que são frequentemente utilizados em conjunto para uma avaliação mais abrangente, como explicado no início desse texto: O PSA e o exame de toque retal.

Abaixo, explicaremos um pouco sobre cada um deles, além das outras opções existentes.

1) Exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA)

  • Finalidade: medir os níveis do PSA, uma proteína produzida pela próstata. Elevações podem indicar problemas como inflamação, aumento benigno da próstata (hiperplasia prostática benigna) ou até mesmo câncer.
  • Como o exame é feito: coleta de uma amostra de sangue do paciente.
  • Frequência: varia conforme histórico do paciente e idade, mas é possível afirmar que precisa ser realizado anualmente a partir dos 50 anos.
  • Precisão dos resultados: a interpretação dos resultados do PSA depende de uma análise cuidadosa, levando em consideração o histórico médico do paciente, resultados anteriores, exames clínicos e outros fatores de risco. Portanto, o exame só pode ser interpretado caso a caso por um médico.

2) Exame de toque retal

  • Finalidade: avaliar o tamanho, a forma e a textura da próstata, detectando a presença de quaisquer anormalidades na próstata e no reto do paciente. Permite que o médico encontre problemas como aumento da próstata, inflamação, nódulos ou outras irregularidades.
  • Como o exame é feito: nesse procedimento, o o médico insere um dedo lubrificado no reto do paciente. Embora seja desconfortável, ele é rápido e de extrema importância.
  • Frequência: varia conforme histórico do paciente e idade, mas é possível afirmar que precisa ser realizado anualmente a partir dos 50 anos.
  • Precisão dos resultados: pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a presença ou ausência de anormalidades palpáveis na próstata, e a cooperação do paciente durante o procedimento. Porém, a interpretação do resultado do exame de toque retal depende de uma análise cuidadosa, levando em consideração o histórico médico do paciente, resultados anteriores, exames clínicos e outros fatores de risco. Portanto, o exame só pode ser interpretado caso a caso por um médico.

3) Ultrassom de próstata

  • Finalidade: avaliar o tamanho, a forma, a textura e possíveis anormalidades na próstata, como nódulos, cistos, calcificações ou outras alterações. Muitas vezes, é usado como um exame em conjunto com outros (PSA e exame de toque retal, por exemplo), para a confirmação de diagnósticos com mais assertividade.
  • Como o exame é feito: o ultrassom de próstata fornece imagens detalhadas da glândula e das estruturas circundantes utilizando ondas sonoras de alta frequência.
  • Frequência: varia conforme histórico do paciente e idade; geralmente é solicitado por um médico somente quando existe a necessidade.
  • Precisão dos resultados: em alguns casos, o ultrassom de próstata pode apresentar limitações. Quando necessário e após rigorosa avaliação médica) exames complementares mais detalhados, como a ressonância magnética da próstata ou a biópsia guiada por ultrassom, podem ser necessários para uma avaliação mais completa e precisa, especialmente em casos de suspeita de câncer de próstata.

4) Biópsia da próstata

  • Finalidade: a biópsia da próstata é um procedimento realizado para obter pequenas amostras de tecido da próstata para análise laboratorial. Sua finalidade principal é diagnosticar o câncer de próstata ou outras condições, quando outros exames indicam a necessidade de investigação adicional. Ela é frequentemente realizada quando outros exames, como o PSA, o toque retal e o ultrassom apresentam resultados preocupantes que sugerem a presença de anormalidades.
  • Como o exame é feito: no procedimento (que é invasivo), o médico insere uma agulha especial por meio do reto ou do períneo (a área entre o ânus e o escroto) para coletar pequenos fragmentos de tecido da próstata, que são enviadas para análise laboratorial. É geralmente realizada sob anestesia local e, em alguns casos, pode ser guiada por ultrassom.
  • Frequência: socilitada por um médico somente quando é necessário ou quando existem anormalidades na glândula.
  • Precisão dos resultados: alguns estudos – de forma controversa – questionam a precisão e a necessidade dos resultados da biópsia de próstata. Atualmente, existem exames de imagem altamente avançados e precisos, como a ressonância magnética, que podem evitar o exame invasivo em muitos casos.

Existe alternativa ao toque retal para verificar a saúde da próstata?

homem deitando em mesa médica com auxílio de médico

Apesar de parecer desconfortável para alguns homens, o exame de toque retal é um dos menos invasivos para avaliação inicial da próstata.

Existem outras alternativas, mas geralmente elas estão associadas e funcionam em cojunto para contribuir para um diagnóstico preciso (como o PSA e os exames de imagem).

O exame de toque retal dói?

Não dói, mas pode ser levemente desconfortável. Esse desconforto durante o exame de toque retal pode variar de pessoa para pessoa.

O incômodo pode acontecer devido à sensação de pressão ou distensão no reto durante o exame.

É importante ressaltar, novamente, que este é um exame geralmente rápido, durando apenas alguns segundos, e muitas vezes tolerável para a maioria dos homens.

Se você sentir dor durante a avaliação, não se preocupe e comunique ao médico.

O que acontece se um exame de próstata detectar anormalidades?

nozes quebradas para ilustrar anormalidades da prostata e falar sobre exame de prostata

Geralmente um diagnóstico preciso ocorre em etapas. O médico realizará outros exames para avaliar o quadro como um todo.

Dependendo da natureza e do grau da anormalidade encontrada, o médico seguirá com:

  • Acompanhamento clínico do paciente;
  • exames adicionais;
  • tratamento – que no caso de um câncer poderá ser radioterapia, cirurgia ou vigilância ativa, dependendo do estágio do tumor;
  • aconselhamento e suporte terapêutico.

Leia também: Saiba como evitar câncer de próstata

O que acontece se o homem não fizer exames de próstata?

Se um homem não fizer exames de próstata regularmente, pode perder a oportunidade de detectar precocemente problemas de saúde graves, como o câncer de próstata, além de problemas como a hiperplasia prostática benigna (aumento benigno da próstata) ou a inflamação da próstata, conhecida como prostatite.

No caso do câncer de próstata, por exemplo, a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura, enquanto estágios avançados da doença podem tornar o tratamento mais difícil.

Além disto, o homem também deixa de avaliar e resolver outras condições como infecções urinárias recorrentes, dificuldade em urinar, dor pélvica ou problemas de função sexual, que podem afetar significativamente a qualidade de vida.

Leia também: Qual o tratamento para câncer de próstata em idosos?

Por que o exame de próstata ainda é um tabu?

Embora nossa sociedade tenha avançado significativamente em inúmeras questões culturais, infelizmente o exame de próstata ainda pode ser um tabu, devido ao desconforto e acesso à intimidade do paciente.

Infelizmente, a cultura do machismo influencia fortemente na situação. Existem, ainda, mitos infundados em relação ao exame de toque retal (como dor ou perda da masculinidade), principalmente devido ao medo do desconhecido.

É altamente recomendável que os homens em geral discutam com seus médicos e familiares sobre a necessidade e a frequência da realização dos exames de próstata.

Para isto, devem ser considerados a idade, o histórico médico pessoal e familiar, e outros fatores de risco. Os exames de próstata são uma parte importante dos cuidados preventivos e da manutenção da saúde masculina ao longo da vida.

Se você tem mais de 50 anos e/ou histórico familiar de câncer de próstata, não perca tempo: nossa equipe está pronta para te ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo!

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
Homem com impotência sexual emocional sofre de depressão
Disfunção Eretil

Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica,...