Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica, é um fenômeno real e incapacitante. Além da psicoterapia, pode ser tratada com injeção intracavernosa, medicamentos e até mesmo prótese peniana (dependendo do caso). Saiba mais.

A disfunção erétil (DE) pode ser causada por fatores diversos. Entre os tipos de impotência, está a de origem psicológica, frequentemente motivada por fatores como estresse, ansiedade, depressão, conflitos de relacionamento e problemas de autoestima.

As preocupações emocionais e psicológicas podem impactar significativamente na capacidade de ereção do homem. Essas preocupações podem criar um ciclo de ansiedade, o que pode piorar a disfunção erétil.

Entender as causas da impotência sexual emocional é importante, principalmente para lidar com o problema em busca de um tratamento adequado.

Entre as principais abordagens terapêuticas estão o aconselhamento psicológico, a terapia de casal ou técnicas de gerenciamento de estresse. Saiba tudo sobre o assunto no artigo de hoje.

O que é impotência sexual emocional? Ela é comum?

A disfunção erétil afeta a capacidade de um homem obter e manter a ereção por tempo suficiente para iniciar e manter uma atividade sexual, especialmente à medida que envelhecem.

Alguns estudos mostram que aproximadamente 50% dos homens acima de 40 anos experimentam algum grau de impotência em algum momento de suas vidas.

Entender o tipo de disfunção é fundamental para identificar o tratamento adequado, seja ele focado em causas orgânicas ou psicogênicas.

As causas psicogênicas são mais comuns do que se imagina: segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos casos de disfunção sexual está relacionada a problemas psicológicos ou problemas no relacionamento.

É importante lembrar que fatores psicológicos (como estresse, ansiedade, depressão, problemas de relacionamento, preocupações com desempenho sexual e experiências traumáticas passadas) podem interagir com causas físicas subjacentes, como problemas vasculares ou hormonais.

O tratamento da disfunção erétil psicogênica geralmente envolve terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental, terapia de casal ou terapia sexual.

Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos temporariamente para gerenciar os sintomas enquanto os problemas psicológicos subjacentes são abordados.

Toda disfunção erétil é emocional? Qual é a diferença entre a DE emocional e a física?

Embora comumente a impotência associe fatores emocionais e físicos, muitas vezes ela pode causada por uma combinação deles.

Enquanto a disfunção erétil orgânica refere-se a problemas físicos que impedem uma ereção saudável, a disfunção psicológica, também conhecida como psicogênica, está ligada a fatores psicológicos.

Já a disfunção erétil motivada por causas físicas pode exigir uma avaliação médica para identificar a origem. Em muitos casos, a medicação para disfunção erétil pode ser prescrita.

Mão no vidro representa tristeza devido à impotência sexual emocional

Quais são as causas da impotência sexual emocional?

Como você já sabe, a disfunção erétil de origem psicogênica pode ser desencadeada por alguns fatores específicos (além de muitas vezes estar associada também a problemas físicos). Conheça algumas das causas mais comuns:

  • Ansiedade: preocupação excessivas sobre desempenho sexual, medo de não satisfazer o parceiro ou preocupações relacionadas a problemas pessoais podem interferir na capacidade de obter, ou manter uma ereção.
  • Estresse crônico: muitas vezes motivado por pressão no trabalho, problemas financeiros, conflitos familiares, entre outros.
  • Depressão: condição mental que pode impactar na vida como um todo, incluindo a função sexual.
  • Problemas no relacionamento: falta de comunicação, ressentimento, conflitos ou outros problemas, como falta de intimidade.
  • Trauma emocional: experiências traumáticas, como abuso sexual, podem ter um impacto profundo na saúde sexual e emocional do homem.
  • Baixa autoestima e imagem corporal negativa.

Como saber se a disfunção erétil é psicológica?

Entender se a disfunção erétil é de natureza psicológica pode ser complexo. Muitas vezes, existem fatores físicos e emocionais associados, o que dificulta o diagnóstico.

Alguns sinais, entretanto, podem sugerir a disfunção erétil psicogênica. Listamos alguns sinais que podem sugerir a DE de origem psicológica. Veja abaixo:

Perda da libido

A perda ou a baixa libido) está associada à diminuição do desejo sexual, que está ligada a fatores emocionais, como estresse ou depressão.

Envelhecimento

Embora o envelhecimento seja um fator natural na diminuição da função erétil, as preocupações com o desempenho sexual podem agravar o quadro, principalmente quando o homem é mais velho.

Problemas de autoestima e insegurança

Sentimentos de inadequação ou baixa autoestima podem impactar negativamente a função sexual.

Ansiedade e depressão

Estresse, ansiedade e depressão são doenças mentais comuns que podem causar DE.

Problemas no relacionamento

Muitas vezes, conflitos não resolvidos, falta de comunicação ou outros problemas no relacionamento podem afetar a função sexual de um homem.

Quais são os impactos da impotência sexual emocional nos relacionamentos?

A impotência sexual emocional pode ter inúmeros impactos nos relacionamentos. Entre os principais, estão:

  • Diminuição da autoestima e da autoconfiança;
  • Dificuldade de comunicação com a(o) parceira(o);
  • Vergonha e constrangimento;
  • Dificuldade de manter momentos de intimidade física;
  • Tensão e frustração nos relacionamentos;
  • Desgaste do vínculo emocional entre os parceiros;
  • Sentimento de distância e desconexão com a parceira(o).

Abordar a disfunção erétil de origem emocional é importante para lidar com o problema de maneira aberta e compassiva.

Casal triste e pensativo representando problemas devido à impotência sexual emocional

A busca de ajuda profissional pode ser fundamental entender o quadro e saber como lidar com problemas no relacionamento causados pela impotência sexual emocional.

Leia também: Com quantos anos o homem começa a perder potência sexual e o que fazer

 Qual teste é feito para excluir a causa psicológica da disfunção erétil?

Alguns sinais clínicos podem sugerir uma causa psicológica associada à disfunção erétil. Entre eles, estão a dificuldades persistentes em obter ou manter uma ereção em situações específicas.

Por exemplo: o homem não consegue manter a relação com a(o) parceira(o), mas não há problemas durante a masturbação. As ereções matinais são comuns, mas é difícil conseguir uma ereção em uma relação.

Para excluir a causa psicológica da disfunção erétil, o médico urologista pode sugerir a polissonografia noturna, um teste de ereção durante o sono.

Este teste envolve monitorar as ereções noturnas espontâneas de um homem enquanto ele dorme. Se um homem é capaz de ter ereções durante o sono, isso sugere que o problema pode ter uma causa psicológica, já que as ereções noturnas são geralmente involuntárias e menos afetadas por fatores emocionais.

No entanto, o teste não é definitivo. Outros fatores também podem influenciar os resultados.

Uma avaliação médica completa e abrangente, que leve em consideração todos os aspectos físicos e emocionais, é necessária para determinar, com certeza, a causa da disfunção erétil.

Quais são os tratamentos para a impotência sexual emocional?

homem segurando peso na academia

Embora o tema traga muita preocupação, a boa notícia é que existem tratamentos disponíveis, que podem resolver o problema de uma vez por todas (mesmo que demore um pouco e seja preciso paciência).

Entre os principais tratamentos para a disfunção erétil de origem emocional, estão:

Mudanças no estilo de vida

Adotar um novo estilo de vida, mais saudável, pode ser extremamente proveitoso não só para melhorar a função erétil, mas também nos cuidados com a saúde mental. Inclua na rotina:

  • manter uma dieta equilibrada;
  • fazer exercícios regularmente;
  • reduzir o estresse;
  • evitar o consumo excessivo de álcool;
  • não fumar.

Psicoterapia

A terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou terapia sexual, pode ser eficiente no tratamento da disfunção erétil emocional. A terapia pode ajudar a identificar e abordar as questões emocionais subjacentes que contribuem para a disfunção sexual.

Medicamentos

Com acompanhamento psiquiátrico adequado, quando há necessidade, podem ser necessário o uso de medicamentos para controle de condições como ansiedade ou quadros de depressão.

Injeção intracavernosa

A injeção intracavernosa geralmente é indicada pelo médico quando outros tratamentos não são eficazes. Essa opção envolve a injeção de medicamentos diretamente no pênis, o que pode induzir uma ereção.

Prótese peniana

Em casos graves de disfunção erétil que não respondem a outras formas de tratamento, a cirurgia para implantar uma prótese peniana pode ser uma opção.

A impotência sexual emocional pode ser superada

A impotência sexual emocional não é, de forma alguma, um sinal de fraqueza ou falta de masculinidade.

Muitas vezes, o tratamento da impotência emocional depende da abordagem individualizada e da colaboração entre o paciente e profissionais de saúde qualificados.

A compreensão das questões emocionais associadas é fundamental para superar a disfunção erétil de natureza psicológica.

Saiba que essa é uma condição comum e tratável. Estamos aqui na clínica EMC para te oferecer suporte: se você enfrenta esse problema, não hesite em nos contatar.

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
Homem com impotência sexual emocional sofre de depressão
Disfunção Eretil

Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica,...