logo EMC, da Egydio Medical Center, em contorno na cor azul

Pênis torto e próstata aumentada: Descubra causas, sintomas e impactos na função erétil

Pênis torto e próstata aumentada são comuns em homens com idade avançada, mas as condições não estão associadas. Saiba mais sobre elas!

Só de ouvir falar em pênis torto e próstata aumentada os homens já ficam tensos. Porém, com cuidados médicos desde cedo, não é preciso se desesperar.

As duas condições de saúde envolvem a região íntima, que está relacionada à virilidade e repleta de tabus. Por isso, os homens se preocupam tanto com temas que podem afetar a sua vida sexual.

Embora ambas as condições possam impactar a hora H, conhecer os sintomas, se prevenir e buscar auxílio são atitudes que vão ajudar a afastar as preocupações. Veja mais a seguir!

O que é a próstata aumentada?

A próstata aumentada, ou hiperplasia prostática benigna (HPB) caracteriza-se por um aumento de tamanho da próstata. É uma condição comum em homens mais velhos.

A próstata é uma glândula, que tem o tamanho de uma noz, e faz parte do sistema reprodutivo masculino. Ela fica logo abaixo da bexiga e a uretra passa através dela.

Nos casos de HPB, o aumento é lento e gradual.

Leia mais: Tudo sobre o aumento da próstata

Em alguns casos, com o passar do tempo, pode haver obstrução da passagem da urina, o que pode causar sintomas como dificuldade em urinar, micção frequente (inclusive à noite), fluxo de fraco e sensação de que a bexiga não está completamente vazia.

Dependendo do grau de obstrução, a bexiga fica altamente pressionada. Isso pode ocasionar em falência na musculatura do órgão, o que gera tendência a infecções urinárias.

Porém, há casos em que o aumento da próstata não chega a atrapalhar o fluxo urinário.

O que é pênis torto?

O pênis torto é uma doença e existem dois casos possíveis: o pênis torto congênito e o pênis torto devido a fibroses adquiridas ao longo da vida.

Leia mais: Curvatura congênita ou adquirida?

A curvatura congênita ou pênis curvo do jovem tem origem genética.  O indivíduo já nasce com um dos lados do membro com tecido mais elástico do que o outro. Assim, quando ereto, o pênis fica torto – o que costuma ser percebido na puberdade.

Na curvatura adquirida – a chamada Doença de Peyronie -, o homem desenvolve fibroses em uma membrana interna.

É possível comparar as fibroses a um remendo em uma câmara de ar: o local que está remendado não vai mais esticar como antes. Com isso, o pênis ficará torto quando estiver em posição ereta, e pode levar, ainda, à diminuição de tamanho e afinamento do membro.

A curvatura do membro, em ambos os casos, pode ser para qualquer direção. Entretanto, no caso da curvatura congênita, o desvio para baixo é mais comum, e no Peyronie, o desvio para cima ou para os lados são os mais observados.

Vale lembrar que, mesmo depois de saber o que é pênis curvo, um pênis saudável não é totalmente alinhado. É normal ter o pênis torto, com uma ligeira curvatura, desde que ela não atrapalhe a vida sexual do homem.

Leia mais: Qual o grau normal de curvatura peniana?

Quais as consequências do pênis torto?

A principal implicação de um pênis torto é a mudança em suas características.

Além da curvatura, que pode chegar a 90° em alguns casos, a tortuosidade reduz o tamanho do membro – e quanto mais torto, menor o tamanho.

Outra questão é que o pênis curvo está mais sujeito ao afinamento, que pode se dar em um ou mais pontos da haste peniana.

Além disso, homens com pênis curvo também podem desenvolver disfunção erétil.

O paciente que apresenta algum grau de curvatura peniana também pode encarar dificuldades de cunho emocional e/ou psicológico, com impactos em sua autoimagem, vida social e relacionamentos.

Várias nozes ao fundo e nozes partida ao meio, com casca e fruto, representando a hiperplasia prostática e sua relação com a doença do pênis torto

Qual a relação entre hiperplasia prostática e pênis torto?

Não necessariamente existe uma relação entre essas duas condições de saúde.

O que elas têm em comum é que, com o avanço da idade, há uma probabilidade maior de desenvolver tanto a hiperplasia quanto a Doença de Peyronie.

No entanto, não há relação direta entre elas.

A próstata aumentada sempre causa o pênis torto?

A resposta para essa pergunta é não. Isso é um mito.

A Doença de Peyronie é mais frequente em homens mais velhos, assim como o aumento da próstata. Ou seja, as condições podem coincidir.

Quem tem pênis torto desenvolve próstata aumentada?

O pênis torto não leva a um problema na próstata – nem hiperplasia, nem câncer de próstata.

Leia mais: Conheça os tratamentos para o câncer de próstata

Tratar a próstata aumentada vai tratar o pênis torto?

Como as duas condições não estão relacionadas, ao tratar uma delas, não é possível tratar a outra.

Para isso, o paciente precisará de dois tratamentos – a depender da avaliação médica, pois, dependendo do avanço da hiperplasia, não é preciso tomar uma atitude, apenas acompanhar a evolução.

A hiperplasia e o pênis torto afetam a vida sexual?

Ambas as condições têm potencial para impactar na vida sexual do homem.

A curvatura peniana pode afetar a penetração e a manutenção da ereção. Já a próstata aumentada pode piorar a função erétil, dificultando a relação sexual.

O pênis torto é um problema grave?

De forma geral, a curvatura peniana não é uma questão grave para a saúde do homem.

Na grande maioria das vezes a curvatura é um problema local, nos tecidos penianos.

Dependendo da localização, quantidade e profundidade das fibroses no pênis, o caso pode ser grave, mas tem tratamento e fica restrito à região íntima.

Leia mais: Quais são os tipos de fibroses?

Quando buscar auxílio médico?

Tanto para os casos de próstata aumentada quanto para os casos de curvatura peniana, é muito benéfico receber o diagnóstico precoce da condição.

Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, há mais chances de controlar a situação clinicamente, seja com medicamentos, fisioterapia, injeções, entre outras opções. Além de evitar a progressão do caso, é possível evitar a realização do tratamento cirúrgico.

Leia mais: Como tratar o estágio inicial do Peyronie

Para dúvidas sobre a curvatura peniana, seus tratamentos e a interação com outras condições de saúde como a hiperplasia prostática, acione o botão abaixo e entre em contato. Procure ajuda o mais cedo possível.

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Pílulas azuis para ilustrar texto sobre o que é tadalafila
Disfunção Eretil

O que é Tadalafila? Entenda como funciona o medicamento e seus efeitos colaterais

A tadalafila é um medicamento utilizado no tratamento da disfunção...
Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...