TAURAS 2023: TEP Strategy e contribuições do Dr. Paulo Egydio para o evento

O Tauras 2023 foi um dos mais inovadores eventos da urologia em todo o mundo. A comunidade médica se encontrou na Itália para aprender mais sobre as recentes técnicas e tecnologias aplicadas à especialidade. Tudo isso para trazer melhorias aos pacientes.

O Dr. Paulo Egydio participou do evento. Além de descobrir as novidades da área, ele pode apresentar aos participantes uma de suas principais contribuições para a urologia: a TEP Strategy (Procedimento de Expansão da Túnica).

A seguir, confira como foi o Tauras 2023, quais foram os principais avanços tecnológicos em urologia e conheça os detalhes da TEP Strategy.

O que é o TAURAS?

O Tauras é um congresso organizado pela Universidade de Turim, localizada na região norte da Itália, a cada dois anos, em colaboração com a Sociedade Europeia de Urologia, a Sociedade Internacional de Urologia, a Associação Americana de Urologia, entre outras.

O evento de 2023 representou a quarta edição do Tauras.

O Tauras 2023 é destinado a médicos que atuam na área urológica, residentes de urologia e andrologia e estudantes, que puderam acompanhar a programação in loco ou virtualmente.

O objetivo do evento é oferecer um curso teórico e prático sobre as inovações envolvendo a urologia reconstrutiva, andrologia e robótica, com destaque para na cirurgia minimamente invasiva, na preservação da função sexual e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Onde e quando o Tauras 2023 aconteceu?

Durante dois dias inteiros, de 8 a 10 de junho, os participantes tiveram acesso a uma programação que inclui cirurgias ao vivo, pré-gravadas, palestras, discussões de casos e debates.

O hospital Humanitas Gradenigo ofereceu toda a estrutura necessária para o Tauras 2023.

A importância do Tauras para a urologia

O evento se destaca no universo da urologia devido ao seu caráter inovador.

Ele busca levar aos participantes as novidades nas áreas mais avançadas da urologia, como a reconstrutiva, andrologia e robótica.

Essas também são áreas com tendência crescimento. Por exemplo, as cirurgias realizadas com o suporte de plataformas de robótica médica no Brasil subiram 12,5% entre 2021 e 2022. Desde 2008, foram mais de 100 mil procedimentos do tipo.

Principais temas e novidades no TAURAS 2023

Em 2023, o Tauras contou com sessões de cirurgia ao vivo em duas salas totalmente conectadas, apresentações híbridas de vários procedimentos e palestras, dissussões e debates de ponta.

O conteúdo programado foi dasde procedimentos como implantes de prótese peniana, cirurgia de alongamento peniano, corporoplastia de múltiplas incisões, dissecção de nódulos inguinais para câncer peniano, implante de esfíncter urinário, artroplastia anterior e pura e tratamento de estenoses ureterais e uretrais com Uventa TM – muitos outros.

Dr. Paulo Egydio no Tauras 2023

O Dr. Paulo Egydio esteve presente no Tauras 2023, não apenas como participante disposto a conhecer todas as novidades, mas também para ensinar.

Ele foi convidado a ministrar uma aula virtual sobre a TEP Strategy (Procedimento de Expansão da Túnica).

Leia mais: Relembre a participação do urologista no Congresso AUA 2023

Saiba mais sobre a TEP Strategy

A TEP Strategy (que em inglês quer dizer Tunica Expansion Procedure) é o Procedimento de Expansão da Túnica, que permite colocar um implante de maior tamanho e calibre em um pênis diminuído e/ou afinado após tratar as fibroses e reconstruir o membro.

O Dr. Paulo Egydio vem estudando os princípios geométricos há mais de 20 anos. Eles já foram incorporadas às diretrizes para o tratamento de deformidades penianas, como é o caso da Doença de Peyronie.

Existem sete passos para executar a TEP Strategy, que você saberá a seguir:

Passo 1

Primeiro é preciso realizar a incisão subsocoral e o desenluvamento do pênis. Isso vai permitir acessar a haste peniana da melhor forma.

Passo 2

Depois, é realizada a dissecação do feixe neurovascular. Para isso, uma ou duas incisões parauretrais são realizadas na fáscia de Buck, com preservação distal.

Ao ser dissecado, o feixe é separado da túnica albugínea, o que possibilita determinar o potencial da reconstrução peniana.

Passo 3

Na sequência, é preciso segurar e esticar a glande.

A TEP Strategy usa uma fórmula matemática para determinar o tamanho e a distância das incisões, que devem ser alternadas e ter, no máximo, 8 milímetros, evitando o uso de enxertos. Já a direção dos cortes deve obedecer à regra: horizontal para recuperar tamanho e vertical para restauração de calibre.

Não é preciso elevar a uretra. Basta segurar e esticar a glande outra vez, para assegurar a máxima restauração, até o limite do feixe de nervos e da uretra. Se o limite não for atingido, é possível adicionar mais cortes horizontais.

Após, os cortes maiores precisam ser suturados.

A TEP Strategy permite que uma prótese peniana maior seja implantada, respeitando a anatomia daquele membro.

Passo 4

Esse é o momento da escolha do tamanho do cilindro. Essa decisão só pode ser feita quando os tecidos estiverem reconstruídos.

É preciso fazer o afunilamento dorsal subtérnico para separar o tecido esponjoso da túnica albugínea no compartimento dorsal maior.

Os cilindros são implantados nos corpos cavernosos e, mesmo após esse passo, é possível realizar novas incisões para melhor acomodá-lo.

No caso da prótese inflável, a bomba e o reservatório devem ser adicionados sem novas incisões na pele. Os pequenos defeitos gerados pelos cortes são cobertos pela fáscia de Buck. Os cilindros então, são inflados para testar como está a rigidez axial e se não há mobilidade excessiva da glande – que pode ser corrigida com pontos na túnica de Dartos.

Passo 5

A fim de evitar dobras, existem três soluções.

A primeira é a pressão intraluminal. Conforme a pressão no cilindro aumenta, a resistência às dobras também aumenta. A segunda opção é a taxa de expansão tecidual, e a terceira é obtendo a melhor proporção entre tamanho e calibre.

A rigidez axial inadequada ocorre quando há restrições na túnica ou dentro dos corpos cavernosos, ou fatores mecânicos-geométricos com uma proporção equivocada de tamanho e calibre ou, ainda, devido à pressão intraluminal inadequada.

Por isso, o ideal é evitar o uso de extensores para prótese peniana.

Leia mais: Saiba o que são os extensores para o implante peniano

Passo 6

No sexto passo, o cirurgião vai refinar a geometria peniana com a TEP Strategy.

Afinamentos estão associados a uma menor resistência a dobras. Casos em ampulheta ou identação devem ser tratados com a mesma estratégia de incisões verticais nas áreas afetadas para restaurar o calibre.

Passo 7

Por fim, é hora de otimizar a rigidez axial do pênis.

Para isso, é preciso inflar os cilindros para o teste de rigidez da coluna.

Lembre-se que dobras indicam restrições na capacidade de expansão dos cilindros.

Se necessário, adicione novas incisões verticais para expandir mais os tecidos e tratar as restrições localizadas na área dos cilindros.

A capacidade de expansão simultânea dos cilindros e dos tecidos impedem que as dobras ocorram, mesmo se houver enxertos de cirurgias prévias.

Mais informações sobre a TEP Strategy

Os pacientes do Dr. Paulo Egydio que recebem a prótese peniana tambpem passam pelo procedimento de expansão tecidual, com o objetivo de permitir a escolha dos maiores cilindros para o implante, reduzindo a necessidade de extensores e melhorando a rigidez axial do pênis.

A aplicação da TEP Strategy permite tratar não apenas as deformidades penianas – como curvatura, afinamento e perda de tamanho -, mas também a disfunção erétil, já que dá rigidez ao membro.

Leia mais: Saiba tudo sobre a disfunção erétil

Vale reforçar a importância de evitar e sanar as dobras, pois isso só pode ser feito no intra-operatório. Esse diagnóstico é essencial para melhorar a funcionalidade da prótese peniana.

Além disso, para as incisões, é recomendado evitar atravessá-las perpendicularmente, pois a túnica perde resistência.

Para saber mais sobre o Tauras 2023 ou esclarecer as dúvidas sobre a TEP Strategy, não deixe de entrar em contato. Estamos à disposição.

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
Homem com impotência sexual emocional sofre de depressão
Disfunção Eretil

Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica,...