Ter uma vida sexual ativa traz benefícios para a saúde. Quando o pênis é afetado por condições que dificultam ou impossibilitam a sua capacidade de penetrar a(o) parceira(o), um tratamento é fundamental para que você fique satisfeito novamente.
Praticar sexo ajuda a melhorar o condicionamento físico, a circulação e o funcionamento do sistema cardiovascular. O ato também proporciona as sensações de bem-estar e felicidade, pois libera endorfinas e oxitocinas na corrente sanguínea.
Entretanto, se o homem começa a apresentar sintomas de Doença de Peyronie e/ou disfunção erétil, a sua vida sexual será prejudicada, e apenas após um tratamento adequado – que pode ser uma cirurgia para colocar uma prótese peniana – ele terá um pênis funcional de novo, o que deixa a grande maioria dos pacientes felizes.
Neste blog, vamos contar com um convidado especial para avaliar a taxa de satisfação dos homens que usam implante peniano. O Dr. Franklin Kuehhas, urologista de origem austríaca, veio ao Brasil para aprender mais sobre a cirurgia reconstrutiva de pênis e, com mais de 2.500 procedimentos no currículo, tem muito conhecimento para compartilhar conosco. Vamos lá?
Quando um paciente precisa de prótese peniana?
O paciente é candidato para a cirurgia reconstrutiva quando ele apresenta as seguintes condições:
- Doença de Peyronie
- Disfunção erétil
Os dois problemas podem aparecer de uma vez só no homem devido à formação de fibroses (cicatrizes) na túnica albugínea, que reduzem a elasticidade dos tecidos, deixando o pênis torto, com perda de tamanho e calibre.
As fibroses aparecem por alguns motivos, principalmente em homens maduros. Traumas e microtraumas que aconteceram na hora H ao longo da vida podem abrir caminho para as fibroses. Ereções de má qualidade, o descontrole hormonal, como diabetes ou andropausa, certos quadros que atrapalham o fluxo sanguíneo dentro do pênis e cirurgias como a do câncer de próstata favorecem a condição fibrótica.
Se a fibrose causar danos acentuados à anatomia peniana, o paciente terá dificuldade ou não conseguirá mais realizar o ato penetrativo.
Dificuldade de ter/manter a ereção, movimentos curtos e escapes frequentes do pênis na hora H são, além de frustrantes, um sinal de que você talvez esteja precisando de uma prótese peniana. É hora de buscar um urologista!
Quais são os tipos de implante peniano?
Temos dois tipos de prótese peniana preferidas entre os cirurgiões por apresentarem bons resultados: a maleável e a inflável.
O implante maleável possui hastes metálicas cobertas por silicone, com diferentes tamanhos e espessuras para se adaptar à anatomia de cada pênis. Ela pode ser posicionada para cima, para baixo, para o lado e em estado de ereção. Saiba como posicionar a prótese maleável.
Já a prótese inflável (também chamada de hidráulica) possui uma bomba que transfere soro fisiológico para inflar os cilindros e deixar o pênis ereto quando o homem quiser. Ao despressurizar o mecanismo, o membro fica flácido.
Qual tipo de prótese peniana deixa o paciente mais satisfeito?
Dessa vez, a pergunta será respondida pelo Dr. Kuehhas, de acordo com a sua experiência ao longo de mais de dez anos de atuação na área.
Segundo ele, não é possível afirmar que existe um tipo melhor de implante para todos os pacientes. Isso precisa ser avaliado cuidadosamente no pré-operatório para que o homem tenha o maior tamanho e calibre possíveis após a reconstrução do membro com a técnica de múltiplas incisões.
Além disso, é sempre necessário respeitar os desejos do paciente e, ao mesmo tempo, entender a sua história clínica. Um homem que não tem força nas mãos, por exemplo, terá dificuldade para manipular uma prótese inflável, e é dever do cirurgião alertá-lo dos prós e contras para que a melhor decisão seja tomada.
O nosso convidado lembra que existem muitos estudos que olham para a satisfação do paciente, e as taxas são elevadas para ambos os tipos de implantes – tanto para os pacientes quanto para suas(seus) parceiras(os).
“Descobrimos que a Prótese Peniana Maleável é tão eficaz quanto a Prótese Peniana Inflável na correção da curvatura em pacientes com Doença de Peyronie, com satisfação semelhante para os pacientes nos 2 grupos.”
Fonte: Habous M, Tealab A, Farag M, et al. Malleable Penile Implant Is an Effective Therapeutic Option in Men With Peyronie’s Disease and Erectile Dysfunction. Sex Med. 2018;6(1):24-29.
Qual a opinião de quem usa prótese peniana?
Agora é a vez do Dr. Paulo Egydio trazer as impressões de seus pacientes, após ter realizado quase 10 mil cirurgias como essa.
Na clínica, de forma geral, os pacientes demonstram ter feito a escolha certa ao realizar o procedimento.
A recuperação do tamanho, calibre e alinhamento do pênis, aliada à volta da rigidez do membro, permitem que o homem afaste possíveis inseguranças quanto à aparência peniana e retome a sua vida sexual. Vale lembrar que, com a prótese, é possível continuar com o pênis ereto mesmo após ejacular, e isso pode dar mais prazer aos parceiros. Além disso, a prótese não altera a temperatura, sensibilidade e o orgasmo.
Devido a esses fatores, na opinião de quem usa prótese peniana, dá para dizer que há muitas vantagens!
Qual a vantagem de uma prótese peniana?
A função da prótese é devolver ao pênis a sua função penetrativa. Assim, você poderá voltar a praticar sexo. Entretanto, as vantagens do implante peniano vão muito além desse ponto, e podemos destacar a restauração das dimensões do pênis.
Antes de implantar a prótese, o cirurgião realiza uma série de manobras adjuvantes, geometricamente pensadas, que vão ajudar a tratar as fibroses e a recuperar o tamanho e a circunferência do pênis até o limite dos nervos. Só depois disso é que o médico introduz a prótese – ou seja, ela é ajustada para as dimensões do pênis recuperado, sempre em estado ereto.
A reconstrução do membro vai ajudar o homem a ter uma vida sexual de qualidade. É muito comum que quem apresenta Doença de Peyronie ou disfunção erétil enfrente problemas de autoestima e autoconfiança, ou outros ainda mais graves, como a depressão. Ao tratar as condições, o homem pode se livrar dos sentimentos negativos – e isso será determinante para o processo de erotização necessário para se ter uma boa experiência na hora H.
Quais os riscos da prótese peniana?
Antes, durante e após a cirurgia de prótese peniana, o cirurgião executa uma série de medidas para minimizar os riscos. No entanto, todo procedimento cirúrgico tem chances de revés, mesmo que elas sejam mínimas.
Os principais riscos nesse caso são:
- Disfunção erétil
- Redução de tamanho do pênis
- Correção parcial do Peyronie
- Pontos cirúrgicos (quando usados fios inabsorvíveis)
- Uso do enxerto (desnecessário com a técnica das múltiplas incisões)
- Retorno da(s) deformidade(s)
- Infecções
Esperamos que o médico austríaco, grande parceiro de publicações do Dr. Paulo Egydio, tenha ajudado você a compreender mais sobre a satisfação dos pacientes que têm uma prótese peniana.
Cada experiência é única e pessoal, mas, ao buscar um profissional de confiança para avaliar o seu caso, é possível descobrir se o implante pode mudar a sua vida sexual para melhor. Não deixe de nos acionar no botão abaixo, teremos muito prazer em ajudar!
~