+ 11 3077-3647

Logotipo ofiicial do Congress AUA 2023. Ele traz o nome do evento, a localização e a data de realização à esquerda e à direita, imagens de prédios da cidade de Chicago. A cor predominante é azul.

Congress AUA 2023: participação e contribuições do Dr. Paulo Egydio

No Congress AUA 2023,  um dos maiores e mais importantes eventos da urologia no mundo, a comunidade médica urológica se reuniu mais uma vez para se atualizar sobre a área e também relembrou os 50 anos da prótese inflável, entre outras novidades mais. 

Parece que foi ontem, mas já fazem quatro anos que o Congresso AUA, da Associação Americana de Urologia, foi realizado em Chicago, nos Estados Unidos. Em 2019, um dos destaques foi a participação do Dr. Paulo Egydio – e em 2023, ele esteve novamente no evento. 

Ao mesmo tempo em que o Congress AUA 2023 acontece na Cidade dos Ventos, a comunidade médica apresenta outros marcos importantes: a celebração dos 50 anos da criação da primeira prótese peniana inflável e a publicação de um novo artigo científico, de autoria de do Dr. Steven K. Wilson, especialista há mais de 45 anos. 

Congress AUA 2023

O Congress AUA surge a partir da Associação Americana de Urologia (AUA) que é uma forte autoridade nessa área de estudo. Além disso, ela incentiva a educação e pesquisa de alto padrão e inovador a profissionais da saúde urológica em todo o mundo. Ao todo, são cerca de 23 mil associados, entre eles o Dr. Paulo Egydio

Logotipo do Journal of Urology. O nome está escrito em vermelho e à esqueda há uma imagem com o logotipo da Associação Americana de Urologia.

Além disso, a AUA também publica o Journal of Urology, uma das mais importantes revistas que cobre urologia. 

Anualmente, a AUA organiza seu Congresso. Isto é, o evento já tem 118 anos de história. O Congress AUA 2023 aconteceu em Chicago, entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

Urologistas, oncologistas, pesquisadores, residentes e muitos outros profissionais de todas as partes do mundo compareceram ao Congress AUA 2023 para ter acesso a novidades em pesquisas, diretrizes atualizadas e os mais recentes avanços na medicina urológica, que impactam diretamente em seu dia a dia. 

Dr. Paulo no Congress AUA 2023

Neste ano, o Dr. Paulo Egydio esteve presente no Congress AUA 2023. Dessa vez, ele foi prestigiar seus colegas e absorver novos conhecimentos. Em breve, o doutor vai incorporá-los ao atendimento dos pacientes que chegam à clínica EMC. 

Entretanto, em 2019, o doutor teve uma participação memorável no AUA. Ele participou do Debate do Sobrevivente, um dos momentos mais importantes de todo o evento. 

Na oportunidade, além do Dr. Egydio, mais três debatedores americanos tiveram que lidar com o seguinte caso hipotético. Por exemplo, um paciente com Doença de Peyronie severa, com uma curvatura 90º, afinamento, perda de tamanho e disfunção erétil.

Cada um sugeriu um tratamento, e uma plateia de 5 mil colegas de mais de 100 países votou na mais adequada. Para relembrar como foi esse momento,

Saiba mais: Dr. Paulo fala sobre a Egydio TEP Strategy

Egydio TEP Strategy

No desafio acima, a opção mais votada foi o procedimento cirúrgico realizado a partir da técnica aperfeiçoada pelo Dr. Paulo Egydio, que expande os tecidos por meio de múltiplos cortes, associada ao implante peniano. 

Na Egydio TEP Startegy (Tunica Expansion Procedure ou Procedimento de Expansão da Túnica, em português), para se colocar um implante em um pênis que esteja diminuído e/ou afinado, é preciso, primeiramente, tratar a fibrose e reconstruir o pênis. Depois, inserir um implante, seja maleável ou inflável, de maior tamanho e calibre possível.

Biomecanicamente, as etapas da Egydio TEP Startegy apresentadas no Congress AUA permitem uma melhor resistência vertical do pênis para o ato penetrativo, minimizando o risco do pênis ficar dobrando e escapando.

Em suma, os princípios geométricos para o tratamento cirúrgico de deformidades penianas foram estudados pelo doutor ao longo de anos e foi incorporada à Diretrizes da Associação Americana de Urologia para a Doença de Peyronie

Reconhecimento da Egydio TEP Strategy

O Dr. Steven K. Wilson é hoje um dos mais importantes nomes da urologia protética. Professor na Universidade de Arkansas em Little Rock, ele detém uma Cátedra desde 2007. São mais de 45 anos de trabalho dedicado a este universo e mais de 10 mil cirurgias realizadas em 53 países. Por isso, o médico é uma inspiração aos demais profissionais da área. 

Além disso, ele é autor ou co-autor de mais de 200 publicações, e em um de seus mais recentes artigos (Evolution of techniques for aesthetic penile enlargement during prosthesis placement: a chronicle of the Egydio non-grafting strategy clique aqui para ler), produzido em 2020, reconhece o empenho do Dr. Paulo Egydio para a evolução das técnicas de expansão da túnica albugínea, graças ao procedimento. 

Em seu artigo, o americano destaca que é possível evitar o uso de enxertos, inserir uma prótese peniana e preservar uma aparência agradável do membro. Ou seja, o procedimento é válido para o tratamento da disfunção erétil causada pelo Peyronie, diabetes, cirurgia pélvica, prostatectomia radical, radioterapia pélvica ou até mesmo o próprio envelhecimento. 

Além disso, o americano menciona a continuidade do trabalho de seu colega até os dias de hoje e sua relevância para a área e pacientes de todo o mundo há mais de 20 anos. 

50 anos da prótese peniana inflável

O Congress AUA 2023 também relembrou que, há 50 anos, o urologista americano Brantley Scott desenvolveu a prótese peniana inflável, que hoje é consagrada na medicina.

Por meio da empresa fundada pelo médico, a primeira prótese do tipo já possuía tudo o que conhecemos hoje: cilindros, bomba e reservatório. Ao acionar a bombinha, o líquido do reservatório vai em direção ao o cilindro, o que provoca uma ereção. Ao ser esvaziado, o pênis volta à flacidez. 

A imagem da direita mostra o primeiro cilindro da prótese peniana inflável. Ele é esbranquiçado e está sobre fundo preto. A segunda imagem mostra o conjunto de reservatório, bombinha e cilindro sobre fundo azul.

De 1973 para cá, a tecnologia se transformou. Hoje em dia, temos próteses infláveis com materiais antibacterianos, que reduzem o risco de infecções, e ligas muito mais resistentes, que evitam falhas mecânicas e paralisações repentinas

No entanto, a opção inflável não é a única. Há, ainda, a prótese maleável – que é mais popular no país, pois é aceita pela maior parte dos planos de saúde e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A diferença é que ela possui uma haste de silicone com uma liga metálica flexível em seu interior, que confere maleabilidade ao membro. 

Independente do tipo de prótese, elas têm o mesmo objetivo: tornar o pênis apto para a penetração, do início ao fim da hora H. Por isso, é usada em tratamentos para a disfunção erétil e quando essa está relacionada à Doença de Peyronie. 

As últimas novidades da urologia apresentadas no Congress AUA 2023 são muito importantes para os profissionais da área e também para os homens que enfrentam sintomas como dificuldades de ereção, curvatura, afinamento e/ou perda de tamanho peniano e não sabem o que fazer ou a quem recorrer. 

Se você está passando por esse tipo de situação, busque por informações sérias, baseadas em fontes confiáveis, e visite um médico urologista clicando no botão abaixo. Nós podemos te ajudar para que você tenha uma vida sexual satisfatória.

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

A imagem mostra uma banana com casca coberta de beijos de batom vermelho sobre fundo roxo simulando a sensação de prazer com prótese peniana

A Prótese Peniana tira a Sensação de Prazer?

A sensação de prazer com prótese peniana é uma questão muito importante para os homens que receberam indicação cirúrgica, e, portanto, muito frequente no consultório

""