logo EMC, da Egydio Medical Center, em contorno na cor azul

Quando a reposição hormonal masculina é indicada?

A reposição hormonal masculina pode ser realizada com pílulas, adesivos, injeções ou géis. Quando indicada por um médico, ela traz benefícios para a saúde sexual e geral do homem, principalmente aos mais velhos. Saiba mais a seguir.

A reposição hormonal masculina consiste em restaurar os níveis dos hormônios masculinos, principalmente a testosterona, quando há uma deficiência clinicamente diagnosticada. Isso ajuda o homem a viver melhor, sem os sintomas que acompanham a queda hormonal.

Os hormônios trabalham em conjunto para regular o desenvolvimento, a função sexual, a saúde reprodutiva e diversas outras funções nos homens. Quando estão desregulados, pode ser necessário realizar a reposição hormonal masculina para reestabelecer o equilíbrio.

Ao consultar um médico, é possível saber se você precisa de uma intervenção hormonal, pois a automedicação não é aconselhável.

O que causa a queda de testosterona?

A queda dos níveis de testosterona pode ser influenciada por um ou mais fatores.

Alguns deles estão relacionados ao avanço da idade, com a chegada da andropausa. Nessa fase, é comum que distúrbios hormonais, doenças crônicas, doenças do hipotálamo ou hipófise interfiram na produção do principal hormônio masculino.

Entretanto, há fatores que independem da idade. A predisposição genética, lesões ou traumas nos testículos, o uso de certos medicamentos e um estilo de vida pouco saudável tendem a impactar nos níveis desse hormônio.

Leia mais: Testosterona alta é preocupante?

Fundo de academia do tipo crossfit e em primeiro plano homem branco com camiseta vermelha, com vista apenas para o braço esquerdo com pulseira azul, erquendo uma barra com um halter preto pesado representando reposição hormonal masculina e a testosterona

Quando a reposição é indicada?

A reposição de testosterona pode ser recomendada pelo médico quando os níveis hormonais do paciente estão abaixo dos valores de referência (que variam conforme o laboratório em que a medição é feita), somado ao surgimento de sintomas.

Nesse caso, o paciente apresenta um quadro conhecido como hipogonadismo.

Sintomas

Alguns dos principais sintomas da queda de testosterona impactam na vida sexual, na fertilidade e no dia a dia do homem. Confira:

• Diminuição da libido
  • Dificuldade para atingir o orgasmo
  • Disfunção erétil
  • Diminuição das ereções involuntárias
  • Baixa contagem de espermatozoides
  • Alterações de humor
  • Fadiga
  • Depressão ou ansiedade
  • Diminuição da massa magra
  • Aumento da gordura corporal, principalmente em torno da cintura
  • Diminuição da densidade óssea
  • Dificuldade para dormir ou insônia

Leia também: Disfunção erétil em jovens: por que é tão comum? Conheça causas e tratamentos

Diagnóstico

Para ter o diagnóstico do médico, o homem precisa se submeter a um exame de sangue que vai medir os níveis hormonais.

Os mais relevantes são a testosterona total e a testosterona livre.

Os resultados serão analisados levando em consideração a idade, a saúde e os sintomas do paciente. Dessa forma, o profissional poderá fechar o diagnóstico.

Como funciona o tratamento

O tratamento de reposição hormonal masculina tem como objetivo restabelecer os níveis hormonais adequados no organismo, estimulando a produção de testosterona e dos demais hormônios que estão em baixa quantidade.

A reposição hormonal masculina deve levar em conta as necessidades de cada paciente, que inclui a melhor forma de administração. Atualmente, a reposição pode ser:

Via tópica

Usados ao menos uma vez por dia, os géis de testosterona são aplicados na pele, na região dos ombros, braços ou abdômen. Eles são absorvidos pela pele e liberam o hormônio ao longo do dia.

Via transdérmica

Os adesivos de testosterona, aplicados diretamente na pele todos os dias, são absorvidos e entram pela corrente sanguínea. Geralmente, são posicionados no abdômen.

Já existem, ainda, os implantes de testosterona, inseridos sob a pele em um procedimento ambulatorial. Eles duram alguns meses e são substituídos quando necessário.

Via injeção

As injeções de testosterona são muito comuns. Dependendo da formulação, podem ser aplicadas semanalmente, a cada quinze dias e até mesmo a cada dois ou três meses, pois liberam o hormônio gradualmente ao longo do tempo.

Via oral

Os comprimidos de testosterona podem ser tomados por via oral. No entanto, o tratamento ainda não é tão popular, pois é mais danoso ao fígado e apresenta variações na absorção.

A reposição hormonal masculina é segura?

A reposição hormonal masculina é segura quando o homem realiza uma avaliação médica, tenha acesso a um tratamento personalizado e faça o acompanhamento periódico.

Durante o uso do hormônio, o paciente observe se está obtendo os benefícios esperados e se tem apresentado efeitos colaterais, pois é possível ajustar o tratamento.

Benefícios da reposição hormonal

Um tratamento de reposição hormonal de sucesso pode atingir os seguintes benefícios para a vida e a saúde do homem:

• Aumento da libido
  • Melhora da disfunção erétil, que também pode ser tratada separadamente
  • Ganho de massa muscular
  • Eliminação de gordura corporal
  • Aumento da força e resistência
  • Aumento da densidade óssea
  • Menos risco de osteoporose e fraturas
  • Melhora do humor
  • Melhora da cognição, a concentração e a clareza mental
  • Mais qualidade de vida durante o envelhecimento

Contraindicações

Há alguns casos em que a reposição hormonal não é indicada, razão pela qual o uso do medicamento só deve ser receitado pelo médico.

Homens que apresentam ou suspeitam de algum tipo de câncer, em especial o de próstata, não são pacientes ideais para o tratamento, pois o uso do hormônio pode estimular o crescimento do tumor.

Leia mais: Os perigos do câncer de próstata em homens mais velhos

Quem tem alguma doença hepática também não deve usar o hormônio, pois o fígado tem dificuldade em metabolizar a testosterona. Complicações no fígado representam, inclusive, um dos principais riscos do tratamento, inclusive para homens saudáveis.

A reposição hormonal com testosterona também pode piorar a apneia do sono em homens com essa condição não tratada, levando a complicações respiratórias.

Piso preto emborrachado de academia com halter preto pesado, barra e no canto esquerdo as pernas e tênis de um homem branco, simbolizando reposição hormonal masculina e a testosterona

Quanto tempo o tratamento dura?

A duração varia conforme as necessidades do paciente e a resposta ao tratamento do hipogonadismo, mas, muitas vezes, esse período é prolongado ou indeterminado.

É muito importante avaliar, principalmente quando o uso for de longo prazo, se os benefícios estão superando os riscos do tratamento.

Em quanto tempo a reposição começa a mostrar resultados?

Os primeiros sinais de melhora podem demorar semanas ou meses. Tudo depende das especificidades do paciente, da forma que o hormônio está sendo administrado e da dosagem prescrita.

Alguns benefícios, como o bom humor, aparecem mais rápido. Já outros, como a perda de gordura e o aumento da densidade óssea, levam mais tempo para surgir.

A reposição melhora a libido e a função sexual?

A reposição hormonal pode melhorar significativamente a libido baixa e a função sexual em homens com deficiência de testosterona.

Essa melhora se dá porque o hormônio tem papel fundamental para o desejo sexual, a função erétil e a saúde geral dos órgãos sexuais. Ele também estimula a produção dos espermatozoides, contribuindo também para a fertilidade.

No caso da disfunção erétil, se houver outras causas associadas (como Peyronie e fatores psicológicos), apenas a reposição hormonal não dará conta de tratar o quadro. Será preciso buscar um urologista.

Como manter a produção de testosterona equilibrada?

A reposição hormonal masculina natural é feita a partir de um estilo de vida balanceado.

Isso inclui uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, a prática de exercício físico regular, que vai auxiliar na manutenção de um peso saudável, boas noites de sono e alternativas para evitar e gerenciar o estresse do dia a dia. Além disso, evite o consumo de álcool e cigarro.

A reposição hormonal masculina pode ser indicada para quem apresenta os sintomas associados à baixa testosterona. Ela tende a melhorar significativamente a qualidade de vida do homem, mas é importante contar com auxílio médico para que o tratamento seja eficaz e seguro.

Para saber mais sobre a relação entre a disfunção erétil, a baixa libido, a sua vida sexual e a testosterona, entre em contato.

Pílulas azuis para ilustrar texto sobre o que é tadalafila

O que é Tadalafila? Entenda como funciona o medicamento e seus efeitos colaterais

A tadalafila é um medicamento utilizado no tratamento da disfunção...