Falta de motivação, diminuição da libido e do tamanho dos testículos e impacto negativo no sono. Esses são alguns sinais de que a testosterona está em baixa e a andropausa pode ter chegado. Entenda os efeitos da menopausa masculina para a saúde dos homens.
Sobretudo é importante ressaltar que a saúde masculina depois dos 50 anos precisa de atenção redobrada. Algumas mudanças são inevitáveis, como é o caso da Andropausa. Além e devem ser bem acompanhadas para garantir longevidade e uma fase madura saudável.
O processo de envelhecimento provoca alterações corporais ao longo de toda a vida. As transições entre infância e adolescência são marcadas pelos altos níveis de produção hormonal, tanto para meninos quanto para meninas, os hormônios estão à flor da pele: crescimento de pelos, aumento de massa e gordura corporal e mudança de tamanho nos órgãos sexuais. É muita novidade para o corpo humano.
Na transição entre fase adulta e idosa não é muito diferente e o corpo enfrenta novas alterações. Dessa vez, a terceira idade é marcada pela queda dos níveis hormonais e por outros tipos de mudança corporal e emocional.
Conheça a andropausa, processo de queda dos níveis de testosterona nos homens e o que isso muda na saúde masculina.
O que é andropausa?
À primeira vista, a andropausa é a diminuição natural dos hormônios andrógenos que acontece durante o envelhecimento.
Os hormônios andrógenos são todos aqueles responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção de características sexuais masculinas, bem como a testosterona, uma das principais substâncias químicas do corpo masculino.
Importância dos hormônios masculinos
Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas do corpo humano e cumprem diferentes funções.
Cada hormônio cumpre um papel de transmissor de alguma “mensagem” que precisa ser entendida pelo corpo humano, como por exemplo: controlar a taxa metabólica, regular aumento de força e de músculos, crescimento de pelos ou do tamanho do pênis e testículos.
Qual a diferença entre andropausa e menopausa?
É comum que a andropausa seja reconhecida como a “menopausa masculina”, mas qual a relação entre menopausa e andropausa?
Em outras palavras, as alterações hormonais acontecem ao longo de toda a vida e acompanham garotos e garotas, porém com impactos diferentes para cada gênero, afinal, são hormônios diferentes.
Essa é a grande diferença entre os dois processos. Tanto a menopausa quanto a andropausa correspondem ao evento corporal de diminuição da produção hormonal: da testosterona no caso masculino e do estrogênio e da progesterona no caso feminino.
Os sintomas são parecidos e marcam o início de uma nova fase na vida de homens e mulheres.
Quais os sintomas da andropausa?
Assim como qualquer transição ao longo da vida, as mudanças provocadas pela diminuição de testosterona não acontecem do dia para noite. Há um processo gradativo de mudança dos níveis hormonais masculinos e alguns sintomas dão indícios de que esse processo está em andamento.
Primeiros sinais
Mudança do desempenho sexual
A falta de libido e consequente diminuição do desejo sexual são parte do processo de diminuição da testosterona.
Além disso, os homens podem notar uma mudança significativa no tamanho dos testículos e, em alguns casos, no tamanho do pênis. Principalmente porque em pacientes com queda brusca do hormônio, a produção de ereções pode ser prejudicada o que interfere na rigidez vertical do membro.
Disfunção erétil não costuma ocorrer em paralelo a andropausa e caso isso aconteça, um diagnóstico completo é fundamental para investigar o que está acontecendo.
Alterações físicas
Mudanças corporais são notáveis durante o processo de diminuição hormonal masculina. A queda dos níveis de testosterona implica em uma diminuição da massa muscular e aumento da gordura corporal.
Essa alteração implica também em perda de força física, ou seja, exige atenção do indivíduo para evitar sobrecarga durante práticas físicas.
Alterações psicológicas
Contudo, mudanças repentinas de humor, falta de motivação e disposição e até alterações na autoestima podem ser sentidas pelos homens que estão passando pela andropausa.
Dificuldade para dormir – insônia
Assim como as questões psicológicas, essa sequência de alterações nos estímulos produzidos pelo organismo acaba por interferir também no sono e é bastante comum que homens transtorno hormonal apresentem dificuldades para dormir ou ainda sonolência durante o dia todo mesmo após uma noite de sono completa.
Como saber se estou passando pela menopausa masculina?
Além de ficar atento aos sintomas, em especial se você fizer parte do grupo de idade em que as mudanças hormonais começam a acontecer naturalmente, é importante que um médico especialista acompanhe seu caso.
O diagnóstico: transtorno hormonal masculino

O diagnóstico de andropausa só pode ser identificado depois de uma bateria de exames de sangue. É por meio deles que o médico pode avaliar os níveis de testosterona no organismo e pontuar se os índices estão bons ou se há uma tendência de queda naquele período.
São exames simples e os resultados podem ser recebidos em até uma semana dependendo do laboratório de coleta.
Quais os tratamentos para andropausa?
Reposição hormonal
O tratamento indicado é bastante simples e basta que seja acompanhado adequadamente por um urologista. Depois dos exames de sangue e da indicação dos níveis atuais do hormônio para que os níveis de reposição sejam indicados corretamente.
A testosterona pode ser ingerida via diferentes formatos. O paciente pode escolher o que for melhor de acordo com seu perfil e acordo com médico especialista.
Portanto, a testosterona pode ser ingerida por comprimidos, injeções ou adesivos hormonais.
Estilo de vida saudável

Ainda que a diminuição hormonal interfere na disposição física e na motivação, é muito importante que os homens fiquem atentos com o sedentarismo e mantenham uma alimentação balanceada, com ingestão de vitaminas, fibras e proteínas. Como resultado, garantir o maior equilíbrio metabólico corporal possível nessa fase do transtorno hormonal.