+ 11 3077-3647

Réplica de rim cortado, exibindo seu interior, para responder a pergunta: urologista trata o quê?

Urologista trata o que? Quando procurar? Saiba isso e muito mais

Urologista trata o quê? Você sabe responder essa pergunta sem olhar na Internet antes? Se você está em dúvida sobre as atribuições desse médico, não deixe de ler esse blog.

O termo “urologia” foi cunhado em Paris, por Leroy d´Etoilles, um cirurgião francês, por volta de 1840. “Uro” quer dizer “do aparelho urinário” e “logos” vem de “estudo, ciência”. Porém, a especialidade médica vai muito além disso.

O que o urologista investiga?

A urologia é uma especialidade médico-cirúrgico-técnica que investiga e cuida dos problemas e doenças do aparelho urinário e sexual masculino.

Se engana quem pensa que o urologista atende exclusivamente os homens. Como estuda e trata o aparelho urinário, as mulheres também são pacientes dos urologistas.

Quais os problemas que o urologista trata?

Afinal, urologista trata o quê? O médico urologista trata quadros de pacientes que apresentam queixas e/ou doenças no aparelho urinário, que compreende órgãos como rins, vias urinárias, ureteres, bexiga urinária e uretra.

Ele também cuida do aparelho sexual dos homens, e olha para seus órgãos internos e externos, como próstata, pênis e testículos.

Laboratório desfocado ao fundo e mãos realizando uma cultura de exame simbolizando a resposta da pergunta: urologista trata o quê?

Urologista trata o quê? Os principais problemas tratados por um urologista

Existem diversas doenças que homens e mulheres podem apresentar em seu sistema urinário. Além disso, há uma outra considerável quantidade de condições que os homens podem ter no sistema reprodutor. Conheça alguns problemas urogenitais:

Cálculo renal

Cálculo renal ou pedra no rim, como é conhecida popularmente, é quando minerais se acumulam dentro dos rins, formando um ou mais cálculos (ou pedras) endurecidos, que podem se mover para uretra e bexiga. 

Dores na região lombar e cólicas intensas são os sintomas característicos dessa doença, que é mais comum entre os homens.

Infecção urinária – Cistite, uretrite e pielonefrite

A infecção urinária ocorre quando há uma multiplicação anormal de bactérias na bexiga (cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite). 

As mulheres estão mais propensas a desenvolver essa doença, devido às características de seu sistema urinário. Dificuldade para urinar, ardência e aumento das idas ao banheiro são sinais de alerta.

Câncer de próstata

A próstata, glândula que faz parte do sistema reprodutivo dos homens, é sujeita ao desenvolvimento de tumores, acarretando no câncer de próstata, o segundo tipo mais frequente entre os homens no país, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Embora campanhas de conscientização como o Novembro Azul venham ganhando aderência por aqui, os homens ainda não se previnem como deveriam. Essa atitude é perigosa, pois, na maioria dos casos, o câncer de próstata não apresenta sintomas – apenas em estágio avançado.

Disfunção erétil

A dificuldade ou impossibilidade de ter uma ereção rígida, capaz de penetrar e que dure por toda a relação sexual caracteriza a disfunção erétil, uma condição que atinge 50% dos homens entre 40 e 70 anos, de acorod com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

A disfunção erétil se dá pela redução da vascularização no interior do pênis e não vem sozinha: ela está associada a problemas de circulação, distúrbios hormonais, formação de fibroses e uso de certos tipos de medicamentos. 

Infertilidade masculina

Homens que estão tentando ter filhos, mas não conseguem, mesmo após 12 meses de tentativas sem contracepção, podem estar sofrendo com a infertilidade.

A infertilidade apenas por fatores masculinos representa 30% dos casos de infertilidade, e pode ser causada por diversos fatores. Por isso, exige uma investigação e tratamento particularizado.

Leia mais: Conheça outras doenças urológicas

Quando é necessário procurar um urologista?

A consulta ao urologista deve ser feita sempre que o paciente apresentar sinais estranhos em seu aparelho urinário e sexual (no caso do homens). Alguns exemplos:

  • Dor ao urinar
  • Incontinência urinária
  • Sangue na urina
  • Cólica renal
  • Secreções
  • Disfunção erétil
  • Curvatura, perda de tamanho ou afinamento peniano
  • Ejaculação precoce
  • Inflamação no pênis

Além disso, pacientes homens e mulheres devem fazer o acompanhamento urológico regular para uma boa manutenção da saúde urogenital durante toda a vida.

Vale a pena destacar que o exame de próstata (toque retal) é um dos exames mais importantes que o homem precisa fazer anualmente. Com ele, é possível analisar alterações no formato e textura da próstata e disgnosticar casos de câncer de próstata em sua fase inicial, o que aumenta as chances de cura.

estetoscópio e pílulias brancas sobre fundo branco simbolizando a consulta ao urologista

O que é feito na primeira consulta com urologista?

Agora que você sabe que o urologista trata o quê? Doenças no sistema urinário de homens e mulheres e reprodutor masculino! Logo, é hora de marcar e se preparar para a sua primeira conversa sobre a especialidade médica em urologia.

Se você não tiver queixas, o urologista levantará o seu histórico de saúde e familiar. Além disso, o profissional vai solicitar exames de rotina, como o exame de próstata, exame de urina e exames de imagem. Assim, ele poderá fazer um monitoramento preventivo da sua saúde urológica.

O paciente também tem a oportunidade de tirar dúvidas sobre sintomas e doenças para ficar atento à sua saúde e melhorar a sua qualidade de vida sexual.

Da próxima vez que perguntarem “o urologista trata o quê?”, além de saber responder, você vai poder orientar as ida ao urologista. Entre em contato conosco e recomende a nossa clínica para que possamos ajudar cada vez mais pessoas!

 

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

""