Envelhecimento e saúde sexual masculina estão muito relacionados. Além de mudanças estéticas e possíveis condições de saúde, o homem tende a se deparar também com impactos em sua qualidade de vida sexual.
Nessa fase, os cabelos começam a embranquecer, a força muscular já não é mais a mesma e os pelos do corpo e do rosto começam a cair e ficar mais finos. Além das alterações estéticas, a produção de testosterona desacelera e, na hora H, pode haver dificuldade para a ereção.
Entenda o envelhecimento, as consequências na saúde sexual masculina e o que esperar das modificações na fase mais madura da vida.
Efeitos do envelhecimento na saúde sexual masculina
A hora H não precisa ser menos prazerosa para os homens por causa do avanço da idade. Claro que mudanças devem ser esperadas, afinal o corpo humano passa por transformações constantes .
Saiba o que muda em relação ao envelhecimento e saúde sexual masculina para reagir da melhor maneira.
Diminuição da testosterona
Junto do restante do corpo, o sistema reprodutor também está envelhecendo. Isso significa que há uma diminuição produção de hormônios, como a testosterona.
A produção desacelerada do principal hormônio masculino afeta os níveis de libido (desejo sexual), os níveis de massa corporal são perdidos com mais facilidade e dão lugar para mais gordura corporal.
Aumento da próstata
Embora uma próstata aumentada seja um dos principais indícios de câncer de próstata, os homens também devem esperar alterações normais de tamanho com o envelhecimento, geralmente a partir dos 45 anos de idade.
Vem daí a importância de realizar o exame de toque retal ao menos uma vez por ano. A próstata aumentada se torna um problema a partir do momento em que o volume atingido passa a comprimir a uretra.
Disfunção erétil
O envelhecimento e saúde sexual masculina também interferem na obtenção e manutenção das ereções e essa costuma ser uma das principais preocupações entre o público masculino.
Embora seja uma situação delicada, a disfunção erétil não precisa ser um tabu.
Há maneiras de tratar o problema e adaptar seu corpo à nova realidade, harmonizando envelhecimento e saúde sexual masculina.
É importante que o caso seja acompanhado de perto por um médico especialista pois a disfunção erétil pode estar ligada a comorbidades – como diabetes, doenças cardiovasculares e Doença de Peyronie.
Desempenho sexual na idade madura
As práticas sexuais durante o processo de envelhecimento vão mudar e o que mais importa nesse momento é garantir as adaptações necessárias e auxílio médico caso seja necessário.
Ejaculação precoce
O tempo de resposta ao estímulo sexual pode diminuir, o que classifica a ejaculação precoce.
Esse incômodo pode ser constrangedor e está muito ligado à ansiedade, já que causas orgânicas da ejaculação precoce ainda não foram comprovadas. O medo de não performar bem, de não conseguir uma ereção e não estar com a autoestima em dia, por exemplo, podem atrapalhar.
Lubrificação íntima
Com a perda de colágeno, densidade muscular e óssea, a pele fica mais seca e fina, sendo esse um dos efeitos do envelhecimento e saúde sexual masculina.
O uso de lubrificante auxilia na hidratação da região íntima, facilitando os movimentos do pênis e em outras áreas erógenas do corpo.
Ansiedade e a saúde sexual dos homens
Com as mudanças físicas e estéticas, a saúde mental dos homens também pode ser abalada.
As mudanças de autoestima podem ser acompanhadas de ansiedade e até mesmo depressão por não conseguir performar da mesma maneira que antes.
Os problemas de saúde mental também atrapalham na hora H e podem desencadear dificuldade de ereção ou a ejaculação precoce.
Estilo de vida durante o envelhecimento masculino
É necessário estar pronto e bem adaptado com um novo estilo de vida para que o envelhecimento e a saúde sexual masculina sejam recebidos de forma mais natural. Veja o que evitar:
Consumo excessivo de álcool
Consumir álcool em excesso é prejudicial em todas as fases da vida, mesmo entre os mais jovens. Porém, na terceira idade os efeitos ficam acentuados.
Ingerir álcool excessivamente nessa fase da vida aumenta os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e acidentes cerebrais, desenvolvimento de problemas renais como cirrose e insuficiência hepática.
Pode haver prejuízo irreversível para as faculdades mentais, diminuição da coordenação motora e prejuízos para a memória.
Tabagismo
O hábito de fumar cigarros é bastante prejudicial para a saúde pulmonar e cardiovascular de toda a população. Porém, no caso maculino os efeitos do tabagismo também podem afetar a saúde sexual ao ser uma das principais causas de impotência sexual.
Alimentação irregular
É fundamental que a alimentação seja nutritiva, contenha vitaminas e seja completa em todos os macronutrientes necessários ao corpo humano: carboidratos, gorduras boas e proteínas.
Sem uma alimentação regular, com ingestão excessiva de gorduras ou carboidratos, as chances de desenvolver problemas como diabetes e hipertensão são elevadas.
Sedentarismo
Não praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana caracteriza sedentarismo de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Geralmente, o sedentarismo vem acompanhado de aumento de peso (obesidade), problemas para dormir, dores musculares e nas articulações e pouca força até para realizar atividades de rotina como carregar as compras do mercado.
Inserir atividades físicas na rotina vai auxiliar inclusive na manutenção da massa muscular e óssea, fortalecendo o corpo e atuando na manutenção da saúde cardiovascular.
Estratégias para uma vida sexual saudável
Há algumas estratégias que podem ser adotadas para lidar da melhor maneira com as alterações do envelhecimento e saúde sexual masculina. Saiba mais:
Reposição hormonal
O tratamento de reposição hormonal masculina ou reposição de testosterona consiste na aplicação sintética do hormônio, geralmente no formato injetável.
É uma alternativa para lidar com os efeitos do declínio da testosterona e superar a diminuição de libido, de força, irritabilidade e até insônia. Em alguns casos, pode auxiliar nos problemas de ereção.
Tratamento para disfunção erétil
Certos casos de disfunção erétil precisam de tratamento específico, seja com medicamentos orais, injetáveis ou com a cirurgia para colocação de prótese peniana – que também trata o Peyronie, corrigindo curvaturas, afinamentos e perda de tamanho.
Saiba mais: Tratamentos para diferentes graus de disfunção erétil
A intervenção cirúrgica costuma ser satisfatória para os pacientes, ainda mais quando não houve boa resposta com as demais linhas de tratamento e a relação entre evelhecimento e saúde sexual masculina estão prejudicados.
Se você está chegando à idade madura, não tenha medo. É possível conciliar envelhecimento e saúde sexual masculina. Conte com auxílio médico para continuar a ter uma boa qualidade de vida sexual por muitos anos!