Tem dúvidas sobre como medir o pênis? Aprenda a aferir corretamente o tamanho do membro em casa

How to measure your penis: magnifying glass placed on a blue background

Tem dúvidas sobre como medir o pênis? Aprenda a aferir corretamente o tamanho do membro em casa

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

Para medir o pênis corretamente você precisará de uma régua. A aferição deve ser feita desde a parte superior do púbis, com o órgão ereto. Lembre-se, ainda, que o prepúcio não é considerado na contagem. Confira o passo a passo completo!

O tamanho do pênis está muito associado a autoestima, confiança e até mesmo disposição em se relacionar com outra pessoa. Essa preocupação torna ainda mais importante para os homens entender como medir o pênis.

Antes de esclarecer essa dúvida, precisamos frisar que, mais importante que o tamanho do membro masculino, é a sua funcionalidade. 

O pênis tem como função realizar a penetração na(o) parceira(o) na hora H. Para isso, ele precisa estar ereto e ter uma boa rigidez, sendo capaz de vencer a resistência penetrativa que a prática o impõe.

É possível aferir o tamanho do pênis em casa, caso você tenha queira registrar as medidas conforme o passar do tempo.

Leia mais: Até quando o pênis cresce?

Se o seu pênis apresenta uma boa funcionalidade, não há motivo para aflição – você tem um membro saudável.

Agora, se ele está perdendo a capacidade penetrativa, e essa dificuldade vem acompanhada de mudanças nas características do membro, como redução no tamanho (que falaremos mais adiante), é preciso buscar um urologista. 

Superfície rosa com fita métrica branca de números pretos enrolada com a ponta esticada à direita simbolizando como medir o pênis corretamente

Como medir o pênis corretamente 

Na comunidade médica, não existe um consenso sobre a melhor técnica de medição do membro.

Entretanto, uma aferição bastante popular e confiável (exceto em pacientes com excesso de peso) vai do comprimento do pênis do osso púbico até a ponta da glande.

Para aferir o tamanho do membro, é importante que ele esteja ereto. Então, é só posicionar uma régua em cima do pênis, do púbis até a glande – sem contar o prepúcio.

 

 

Lembre-se, ainda de realizar a medição em um local com temperatura amena, pois o frio encolhe o órgão e atrapalha a avaliação.

Essa medição pode ser realizada de outras formas e a melhor forma de obter uma mensuração para o seu pênis é ao agendar uma consulta com um urologista. O médico saberá como medir o pênis a partir da técnica utilizada por ele.

Leia mais: Quanto mede um pênis normal?

Além disso, ao buscar um urologista, o paciente não terá apenas uma medida confiável de seu amigão. Ele também vai passar por uma série de exames que vão atestar como está a saúde do membro. Alguns exemplos:

  • Anamnese
  • Inspeção e palpação do pênis
  • Ereção fármaco-induzida
  • Teste de rigidez
  • Ultrassom peniano com Doppler

Como medir a grossura do pênis de forma precisa?

A forma como medir o pênis corrretamente quanto ao seu calibre é simples: o homem pode utilizar uma fita métrica flexível.

A medida deve ser feita com o pênis em estado ereto, pois a fita métrica deve ser envolvida na parte mais larga do membro – geralmente na base, na glande ou no meio da haste peniana. Para evitar distorções na medida, a fita não pode estar larga nem apertada demais.

Caso o homem meça outros pontos do pênis, o resultado pode ser ligeiramente diferente, e isso é normal, pois o pênis não é homogêneo.

No entanto, se essas diferenças forem significativas e estiverem visivelmente acompanhadas de afinamentos, pode se tratar de um caso de Doença de Peyronie

Para ter o a grossura do pênis analisada corretamente e sem preocupações, o ideal é recorrer a um urologista, que também vai auxiliar se houver algo fora do esperado. 

Qual é o tamanho normal do pênis

De acordo com a experiência da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o tamanho do pênis do brasileiro varia entre 10,5 e 17,5 cm quando se encontra em estado ereto, a depender da técnica de medição adotada. 

Já um recente estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, publicado na revista científica The World Journal of Men’s Health chegou à seguinte conclusão sobre o tamanho médio do pênis: 8,7 cm flácido; 12,93 cm esticado; e 13,93 cm ereto.

A grande maioria dos homens que se mostram preocupados com qual o tamanho do pênis normal não apresentam um pênis pequeno, mas, se o seu pênis possui mais ou menos essas dimensões, fique tranquilo!

Agora, se você tem notado que ele perdeu tamanho, calibre ou começou a apresentar uma certa tortuosidade, é preciso procurar auxílio. 

Qual tamanho é considerado pequeno?

Adotando como referência o menor valor entre a experiência da SBU e o estudo da Universidade de Stanford, é possível dizer que um pênis ereto com menos de 13,93 cm está abaixo da média. 

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Não existe uma classificação oficial em relação ao tamanho do pênis para defini-lo como pequeno. 

Além disso, lembre-se que, em ambiente gelados ou em dias frios, por exemplo, o pênis pode, de fato, adquirir um tamanho menor, pois ele tende a ficar mas retraído.

Leia mais: Será que meu pênis está atrofiado?

Altura, peso e cor da pele influenciam no tamanho do pênis?

Não existe relação direta entre o tamanho do pênis, peso, altura ou cor de pele. O comprimento do membro depende, principalmente, da genética.

Fatores como ansiedade, frio ou uso de medicamentos, por exemplo, podem alterar o tamanho e até mesmo a grossura do órgão.

Existe tamanho e grossura ideias?

Também não. Na verdade, é importante ter atenção quanto ao tamanho do membro para evitar problemas de saúde. Quando o pênis é muito grande, por exemplo, há maior risco de traumas e entortamentos – que podem evoluir para doença de Peyronie.

Em contrapartida, quando é muito pequeno, o chamado micropênis pode fazer com que o homem tenha problemas de fertilidade devido à falta de testosterona.

O tamanho do pênis importa?

Do ponto de vista sexual, o mais importante é que o pênis dê e gere prazer. Agora, para a autoestima e experiências sociais e culturais, o tamanho do órgão pode sim ser equivocadamente relevante.

O tamanho não é um fator determinante na hora H porque é possível desfrutar da sexualidade de várias maneiras, de forma que a relação não gire em torno do pênis. O tamanho só será importante caso esteja associado a condições de saúde, como Doença de Peyronie ou disfunção erétil, que dificultam a vida sexual.

Como o pênis é tratado como símbolo de masculinidade e virilidade, normas sociais, pressões culturais e experiências pessoais podem fazer com que o homem dê muita importância ao tamanho do pênis – e se sinta infeliz com o “dote”. 

Essa preocupação é pouco saudável e pode gerar ansiedade e baixa autoestima, que vão impactar nas relações pessoais e no sexo. 

Pênis pequeno pode estar relacionado a doenças?

Sim, em alguns casos, um pênis pequeno pode ter relação com algumas condições de saúde.

Há casos raros, por exemplo, de homens com micropênis, que se configura quando o membro tem, no máximo, cerca de 7 cm quando ereto, segundo a SBU.

Tamanho do pênis diminuiu: o que pode ser?

A Doença de Peyronie é uma enfermidade que, entre outros sintomas, pode reduzir o tamanho original do pênis. O urologista saberá exatamente como medir o pênis para identificar se esse é o seu caso. 

Leia mais: Meu pênis diminuiu, e agora?

Muitas vezes, ela é acompanhada de algum grau de curvatura no membro e/ou perda de calibre.

Também pode causar a perda da funcionalidade peniana, com dificuldade de ter e/ou manter uma ereção.

É comum, ainda, que o homem sinta dor quando o membro está em estado ereto.

O Peyronie aparece devido à formação de fibroses no interior do pênis. Traumas, microtraumas, fraturas, diabetes, disfunção erétil, tratamento para o câncer de próstata e priapismo são fatores que predispõem as fibroses e são comuns em homens com idade superior a 45 anos. 

 

Tratamento para diminuição do tamanho do pênis

Quando o pênis é acometido pela Doença de Peyronie, há duas opções de tratamento: o clínico e o cirúrgico. 

O tratamento clínico pode obter resultado quando as fibroses ainda não estão cicatrizadas ou quando a curvatura é leve. Com o uso de medicamentos orais ou tópicos (pomadas), é possível estabilizar a evolução da doença. Se a deformidade não comprometer as relações sexuais, é possível ter uma vida sexual de qualidade, 

Quando o paciente não responde ao tratamento clínico ou a curvatura avança, causando prejuízos na hora H, o urologista tende a indicar o procedimento cirúrgico. 

Leia mais: Como tratar cirurgicamente a perda de tamanho peniano

A cirurgia para a Doença de Peyronie vai expandir os tecidos, valendo-se, para isso, de  múltiplas incisões de relaxamento na horizontal e vertical, que visam recuperar o tamanho e o diâmetro do pênis, até o limite dos nervos. Ou seja, além de alinhar o membro, o cirurgião consegue expandir ao máximo as medidas do pênis.

No entanto, é muito comum que ao retificar o pênis, o homem não consiga uma boa rigidez vertical. É nessas horas que, aliado à cirurgia para a Doença de Peyronie, o paciente pode receber a indicação do implante peniano.

Quando o pênis é reconstruído – antes de colocar a prótese – é possível colocar um implante maior e mais grosso, adaptando-se a sua nova anatomia.

O implante também vai prevenir o surgimento de novas fibroses penianas. 

 

Depois da total recuperação da cirurgia, que leva em torno de 60 dias (varia de paciente para paciente), o homem pode voltar a praticar sexo.

No geral, o paciente tem uma experiência positiva e consegue retomar uma vida sexual de qualidade ao longo dos anos. 

Um pouco de história

O prestígio que o homem dá ao pênis não é de hoje. 

Desenhos pré-históricos encontrados em cavernas registravam homens com longos pênis eretos. 

No antigo Egito, os deuses também eram pintados dessa maneira, como Osíris, o deus do submundo. Misteriosamente, o faraó Tutancâmon foi embalsamado de uma forma incomum, com o pênis mumificado ereto em um ângulo de 90 graus.

Na Grécia antiga, embora pênis pequenos e delicados fossem os mais valorizados, a mitologia conta a história de Priapus, filho de Afrodite que nasceu com um pênis imenso, sempre ereto, e que aumentava a fertilidade das plantas.

No mundo contemporâneo, um novo fator surgiu para valorizar ainda mais o tamanho avantajado do pênis: a pornografia. Este conteúdo foge ao padrão da normalidade e não traz uma representação realista do membro.

Toda a bagagem histórica pode fazer com que você se sinta menos satisfeito com o tamanho de pênis que possui. Alguns homens podem desenvolver disfunção erétil, transtornos psicológicos e ter prejuízos em sua vida social devido à preocupação excessiva e comparações.

Esperamos que tenha ficado claro que o homem sequer precisa saber como medir o pênis, pois, muito provavelmente, você possui um pênis saudável.

Mais importante do que o tamanho do membro, é a sua funcionalidade. É isso que vai garantir a satisfação sexual. Então, não se preocupe com as dimensões do seu melhor amigo e cuide dele como ele é. 

No entanto, há outros sinais que você precisa observar. Se a sua vida sexual estiver sendo prejudicada, ou se o pênis estiver diminuindo, se curvando ou afinando, é hora de procurar um urologista de confiança. Para isso, basta clicar no botão abaixo que vamos ajudá-lo prontamente. 

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas