Homens com pênis pequeno podem se sentir inseguros; tratamentos ajudam a aliviar as preocupações
Para os homens, o tamanho do pênis importa. Dentro desse raciocínio, o pior pesadelo para eles é descobrir que têm um micropênis – uma preocupação é exagerada, pois a condição é muito rara.
Em 2009, um estudo americano apresentado no 32º Congresso Brasileiro de Urologia demonstrou que apenas 0,8% da população apresenta um micropênis. Já o médico David Vale, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Londres, no Reino Unido, tem um estudo de 2015 que afirma que 2,28% dos homens tem um pênis considerado pequeno.
Homens que têm um pênis pequeno podem sofrer com um efeito devastador em sua autoestima e vida sexual. Porém, a prevalência é baixa e é preciso ficar atento se estamos encarando um caso de micropênis ou preocupação excessiva e angústia que demandam ajuda psicológica.
O que é um micropênis?
Antes de entender o que é exatamente um micropênis, é preciso esclarecer duas coisas.
A primeira é que, independente do tamanho do pênis, quando o membro é funcional, é possível sentir e dar prazer, de modo a ter uma vida sexual de qualidade com a(o) parceira(o).
A segunda é que, para avaliar se o pênis é pequeno, temos que levar em conta o tamanho médio de um pênis. O desafio é que, até hoje, não há um consenso para isso.
Tendo em vista a falta de consenso, é comum explicar o caso sem olhar apenas para a medida do membro, mas principalmente para o seu tamanho de acordo com a idade – já que o membro cresce até por volta dos 18 anos de vida.
O que causa o micropênis?
A principal causa do micropênis está atrelada ao hormônio masculino, a testosterona.
A testosterona apresenta um importante papel para o desenvolvimento do órgão sexual. Uma insuficiência na produção e/ou ação do hormônio nas fases cruciais do desenvolvimento, principalmente entre o segundo e terceiro semestre de gestação, pode afetar o desenvolvimento do membro.
Apesar de seu tamanho reduzido, o micropênis tende a ser um pênis funcional: a ereção, sensações e ejaculação não são afetadas. Entretanto, devido à baixa quantidade de hormônio masculino, alguns homens podem ser infértis.
Quanto mede um micropênis?
Não há consenso para o tamanho médio de um pênis, muito menos para casos de micropênis.
No entanto, a SBU considera micropênis quando ele tem cerca de 3 a 4 centímetros quando flácido e 6 a 7 centímetros (no máximo) quando ereto.
Existe tratamento para micropênis?
Antes de tratar a condição, é preciso se assegurar que o tamanho do pênis não está dentro do esperado. Quanto mais cedo isso for feito, melhor!
Um especialista poderá avaliar se o crescimento peniano está adequado à idade. Em alguns casos, a criança está acima do peso, e a gordura da região púbica encobre parte do pênis, o que preocupa os pais, que não conseguem ver o tamanho real do membro.
Se for constatado que o membro é um micropênis ainda na infância, o tratamento hormonal com aplicação de testosterona é um dos mais indicados, ajudando a preservar a autoestima e autoconfiança dos pequenos. Injeções, gel ou medicamentos tópicos na região podem ser eficazes.
Na puberdade e vida adulta, não há registros de bons resultados a partir desse tratamento. Nessa fase, a alternativa pode ser a faloplastia.
Nessa cirurgia, é possível aumentar o pênis e deixá-lo com uma aparência mais agradável. Há algumas estratégias cirúrgicas para se fazer isso, e em alguns casos, as próteses penianas podem ser indicadas. Entretanto, o procedimento está sujeito a complicações, como problemas urinários e disfunção erétil, sendo necessário avaliar muito bem os prós e contras desse tipo de cirurgia.
Entretanto, existem casos em que o homem está confortável com o tamanho reduzido do membro. Dessa forma, é preciso avaliar se um tratamento é realmente indicado.
Impactos do micropênis
Se você acredita que tem um micropênis, o ideal é ir até um médico urologista.
Embora o micropênis possa ser completamente funcional e não causar prejuízos para a sua vida sexual, a falta de testosterona pode fazer com que o homem tenha problemas de fertilidade.
Além disso, homens com micropênis podem apresentar questões psicológicas. Existem muitos preconceitos com temas relacionados à sexualidade, como o tamanho do pênis. A pressão social, a reação da(o) parceira(o) e a influência da indústria pornográfica podem afetar os homens, o que vai exigir acompanhamento e tratamento específico com terapeutas e psquiatras.
Não deixe de procurar ajuda médica. Estamos aqui para te orientar, basta entrar em contato conosco para enfrentar essa questão e deixar de lado as suas inseguranças.