Prótese Peniana Semirrigida: Sua vida sexual pode ficar muito melhor com uma

Não se engane: a prótese peniana semi rígida, apesar do nome, é uma opção de tratamento que tem grandes chances de melhorar a sua vida sexual. 

Dependendo do caso, os pacientes que foram afetados pela Doença de Peyronie ou pela disfunção erétil e não responderam bem aos tratamentos medicamentoso e injetável podem contar com um implante peniano, associado à reconstrução do membro, para ter, novamente, um pênis alinhado e capaz de realizar a penetração na hora H.

O implante peniano semirrígido, também chamado de maleável, é um dos modelos disponíveis no mercado. Porém, há uma desconfiança de que ele não é confortável para o homem, o que não é verdade. 

Em uma cirurgia bem planejada, as decisões mais importantes são compartilhadas com o paciente e quando o homem busca informações sobre o que esperar do implante, ele provavelmente não se arrependerá!

Como é a prótese semi rígida?

prótese peniana semi rígida é uma espécie de cilindro de silicone maleável que envolve um par de filamentos metálicos. 

Existem diferentes marcas, tamanhos e espessuras do modelo. A seleção deve ser orientada por um cirurgião experiente, pois precisa levar em consideração a anatomia do pênis de cada paciente após a reconstrução peniana. 

Esse tipo de implante é o único coberto pelo SUS. Ele também é coberto por muitos dos planos de saúde no país, o que torna a opção bastante popular. 

Modelos de próteses penianas

Nos centros cirúrgicos, hoje em dia há dois modelos de prótese mais usados e indicados pelos urologistas: a prótese peniana semi rígida (maleável) e a prótese peniana inflável (hidráulica). 

Com duas hastes metálicas envolvidas por silicone, a prótese peniana semi rígida oferece maleabilidade ao membro. Assim, você pode posicioná-lo como preferir, inclusive em estado ereto durante a relação sexual. 

Já a versão inflável, que também é revestida em silicone, possui um mecanismo hidráulico, que infla e desinfla o pênis a partir de uma bombinha de soro fisiológico implantada dentro do escroto. Com ela, o seu pênis pode ficar em estado flácido e ereto. 

No entanto, precisamos considerar que ambos os modelos têm seus pontos de atenção. A prótese peniana semi rígida, por exemplo, não permite a flacidez peniana.

Enquanto isso, a inflável está mais sujeita a troca, com uma nova cirurgia, e exige destreza nas mãos para acionar a bombinha. 

A prótese peniana semi rígida oferece conforto?

Justamente por não deixar o pênis ficar flácido, a prótese peniana maleável pode causar a falsa impressão de que não é confortável e que você ficará com uma ereção permanente. Contudo, não é bem assim. 

Primeiramente, vale a pena esclarecer que, independente do modelo de implante, o seu pênis não terá a mesma flacidez de antes.

Isso porque o dimensionamento da prótese é feito com o pênis ereto, após a recuperação de tamanho e calibre até o limite dos nervos. 

Com o implante peniano semirrígido, o seu pênis ficará esticado/alongado, mas só ficará em posição ereta quando você o posicionar assim. 

Embora ele seja possível dobrar e nem deixar o membro flácido, ele pode ser colocado para os lados, para cima e para baixo, próximo à virilha, da forma que for mais confortável para o paciente. 

Dá para perceber a prótese peniana semi rígida? 

Justamente por causa do aspecto alongado, outra preocupação dos homens que estão prestes a passar pela cirurgia é se a prótese será notada pelos demais. 

Para não ser percebida sob as roupas, o que o paciente deve fazer é usar uma cueca mais justa. Ela vai ajudar o pênis a se manter no lugar em que você o colocou, deixando a região mais discreta. 

Além disso, a(o) sua(seu) parceira(o) sexual provavelmente não vai notar a prótese – exceto se essa pessoa já conhecia a sua anatomia peniana antes da cirurgia.

Na hora H, o pênis já estará pronto para penetrar, você só precisará posicioná-lo. Para uma relação ainda mais prazerosa, a erotização é muito importante. 

Como é a maleabilidade da prótese peniana semi-rígida?

Quanto a essa preocupação muito comum entre os pacientes que vão implantar a prótese peniana semi rígida, o que o Dr. Franklin tem a dizer é que não é preciso ter esse receio. 

Para ele, o ideal é chamar o modelo semirrígido de prótese maleável. Isso evita a tensão no paciente e não insinua que ele vai ter uma ereção o tempo todo, além de mostrar o que o implante peniano realmente faz: dar maleabilidade para o pênis, de forma que pode ser dobrado para todos os lados que quiser. 

O que a prótese maleável faz, na verdade, é deixar o membro com aspecto alongado, mas ele só ficará ereto quando você manipulá-lo e posicioná-lo dessa maneira. Assim, o paciente não tem a sensação de estar andando com uma ereção completa o tempo todo, e pode ocultar o pênis nos momentos em que estiver no trabalho, reunido com amigos ou praticando um esporte, por exemplo, bastando, para isso, usar uma cueca mais justa.

Para obter essa maleabilidade ideal, é muito importante que, nos pênis que passaram pela reconstrução, o cirurgião observe a relação entre tamanho e calibre. Caso contrário, o membro pode ficar muito rígido, como se estivesse ereto, e ele não será tão maleável – o que pode provocar situações embaraçosas para a rotina do paciente. Além disso, o implante adequado para essa relação vai dar uma boa rigidez vertical/axial ao paciente. 

Como ocorre a adaptação da prótese peniana maleável?

De forma geral, a adaptação da prótese peniana semi rígida leva algum tempo, que pode ser de até seis meses para alguns pacientes. 

No pós-operatório, os homens podem sentir um pouco de dor. Graças ao bloqueio anestésico realizado para a cirurgia, essa dor não é tão intensa e, se for preciso, analgésicos podem ser receitados para aliviar. 

Alguns dias após o procedimento, o paciente retorna ao urologista para conferir como a recuperação está evoluindo.

Em até 60 dias, o paciente tem alta para voltar progressivamente às suas atividades, inclusive às relações sexuais. 

A principal mudança que você vai notar é que o seu pênis terá uma melhor firmeza vertical. Assim, quando ele penetrar, não terá muito risco de escapar e/ou dobrar.

Também não há perigo de apresentar disfunção erétil, pois a prótese garante a rigidez. 

Quanto à temperatura do pênis, o paciente verá que, se tiver uma boa erotização na hora H, ele terá uma temperatura normal, já que, quanto mais sangue circulando na região, mais aquecido o membro fica. Além disso, o cirurgião busca preservar ao máximo o preenchimento residual, para que o fluxo sanguíneo seja ainda mais intenso. 

Já a sensibilidade do membro não é afetada, pois está relacionada ao processo de erotização. Ou seja, quanto mais você erotizar, melhor!

O orgasmo e a ejaculação também não são alterados e também dependem da erotização. Então, capriche nas preliminares com a(o) parceira(o) para ter um momento inesquecível. 

A prótese peniana é a melhor para o meu caso? 

Essa é uma daquelas perguntas que exigem o aconselhamento de um bom especialista em prótese peniana.

Embora todos os modelos disponíveis de prótese peniana semi rígida tenham como objetivo dar sustentação e firmeza ao pênis, a anatomia do membro paciente precisa ser respeitada, assim como as suas limitações e preferências. 

Um implante semirrígido costuma ser indicado para pênis que não são muito grandes e grossos. 

Pacientes que têm pouca força na mão ou tremem também podem se adaptar melhor a esse modelo. 

Já para os pacientes que têm uma expectativa de vida mais longa, o implante semirrígido pode ser uma boa opção, pois costuma apresentar menos falhas e quebras que levam a uma reoperação. 

Qual a melhor prótese peniana que existe?

É importante esclarecer que a prótese não visa ao aumento peniano.

Nos pacientes que apresentam a Doença de Peyronie ou curvatura congênita, que acarretam em um tamanho diminuído do membro, se o implante for realizado após a utilização da técnica de múltiplas incisões para expandir os tecidos que estavam encurtados, as dimensões do pênis tendem a mudar (na comparação com o membro “doente”) e a ficar mais alinhado, longo e calibroso.

A colocação de um implante no pênis vem da necessidade de dar ao pênis firmeza vertical suficiente para que o homem seja capaz de realizar o ato penetrativo durante a relação sexual, corrigindo a disfunção erétil. Ambos os modelos disponíveis no mercado hoje em dia têm o mesmo objetivo. 

Ao longo desse post, já falamos um pouco sobre os prós e contras da colocação de uma prótese peniana semi rígida no pênis. Agora, vamos entender como isso se dá na versão inflável da prótese:

Entre em contato conosco para, juntos, decidir se a versão maleável é a melhor opção para o seu caso. Estamos à disposição ao clicar no botão abaixo. 

Prós da prótese inflável

  • Permite a flacidez peniana
  • O homem pode inflar (pênis ereto) e desinflar (pênis em estado flácido) quando desejar
  • É mais discreta

Contras da prótese inflável

  • A bombinha cheia de soro fisiológico pode vazar
  • A prótese pode parar de funcionar de repente
  • Não é coberta pelo SUS e pela maioria dos planos de saúde
  • Não é financeiramente acessível
  • Exige destreza manual para inflar e desinflar o mecanismo

Como você pode perceber, a prótese inflável também possui vantagens e desvantagens, e é por isso que você precisa contar com o auxílio do cirurgião para escolher qual implante é mais adequado para a sua realidade. 

A decisão por colocar uma prótese peniana semi rígida no pênis ou uma inflável é feita ainda no consultório médico.

Ao olhar para os resultados dos exames e ao conversar com o paciente, o profissional de saúde consegue recomendar a opção que pode dar mais satisfação ao homem.

Nessa fase, o médico também vai informar ao paciente todos os detalhes dos modelos e tirar dúvidas, para que a decisão final seja tomada em conjunto. 

Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários que vamos tirá-las.

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
Homem com impotência sexual emocional sofre de depressão
Disfunção Eretil

Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica,...