Entenda o Procedimento de Expansão da Túnica e suas vantagens na correção da curvatura peniana

Sala cirúrgica branca com três médicos brancos vestindo roupas, tocas e máscaras azuis operando uma luz acima de suas cabeças e olhando para baixo simulando a realização do procedimento de expansão da túnica

Entenda o Procedimento de Expansão da Túnica e suas vantagens na correção da curvatura peniana

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

O Procedimento de Expansão da Túnica é uma contribuição do Dr. Paulo Egydio que visa aumentar o tamanho e calibre do pênis para a colocação da prótese peniana, sem a necessidade de enxerto. Confira!

O Dr. Steve Wilson, urologista e um dos maiores implantadores de prótese peniana do mundo, foi o responsável por escrever não só a biografia do Dr. Paulo Egydio, mas também descreveu o Procedimento de Expansão da Túnica (TEP Strategy).

Em seu estudo, o médico traça a evolução das cirurgias de aumento peniano no aumento da prótese peniano, e considera o Procedimento de Expansão da Túnica, sem o uso de enxerto, para esse fim.

O que é o Procedimento de Expansão da Túnica (TEP)

O Procedimento de Expansão da Túnica permite levar o pênis ao seu tamanho e calibre máximo para que o cirurgião possa implantar a maior prótese peniana possível para aquele caso.

Ou seja, homens que apresentam condições como Doença de Peyronie, curvatura congênita e disfunção erétil passam pelo tratamento cirúrgico que vai, ao mesmo tempo, corrigir a curvatura peniana, e, depois, implantar uma prótese no pênis.

Como funciona a estratégia TEP

Essa técnica cirúrgica para correção da curvatura do pênis e implantação de prótese é baseada no princípio de expansão tecidual.

Para chegar às dimensões máximas do pênis, o cirurgião vai realizar incisões precisar na túnica albugínea em termos de localização, sentido, tamanho e quantidade, formando uma espécie de rede, que promove a expansão dos tecidos, sem a necessidade de utilizar enxertos.

Graças à formação dessa rede, o pênis é reconstruído o maior tamanho e calibre que a anatomia do homem que está sendo operado pode comportar – além de ficar alinhado e sem afinamentos.

infográfico "procedimento de expansão da túnica"

A partir da reconstrução, é possível inserir uma prótese peniana maleável ou inflável. Esse implante será dimensionado para o tamanho de pênis após a reconstrução, ou seja, respeitando o máximo tamanho e calibre atingidos.

Vantagens da técnica para correção da curvatura

As vantagens da Egydio TEP Strategy estão relacionadas à possibilidade não só de tratamento da curvatura peniana, mas também da recuperação da funcionalidade do pênis.

Homens que apresentam curvatura peniana podem ter disfunção erétil e, com isso, ter dificuldade de ter ou manter uma ereção para penetrar na hora H.

O Procedimento de Expansão da Túnica vai tratar a disfunção erétil, dando complemento de firmeza à rigidez. Isso permitirá a penetração sem dificuldades.

Além disso, a colocação da prótese, ao manter o pênis rígido na ereção, evita a formação de novas fibroses características da Doença de Peyronie e, consequentemente, novas curvaturas.

Rede parcialmente dobrada em tons amarelados e azulados simbolizando as redes formadas após o procedimento de expansão da túnica no pênis

Ao utilizar o Procedimento de Expansão da Túnica para a colocação da prótese, uma vantagem que costuma agradar aos pacientes é a possibilidade de inserir uma prótese peniana maior, em comparação com um pênis que não passou pela técnica e que, portanto, não foi reconstruído.

A colocação da prótese após a TEP é fundamental. Devido às novas dimensões, o pênis precisará de estrutura adequada para não se curvar. Por exemplo, um pênis mais longo precisará de um calibre mais grosso para ter mais resistência.

Reconhecimento internacional

infográfico contando sobre o reconhecimento internacional do Dr. Paulo Egydio

O Procedimento de Expansão da Túnica é reconhecido internacionalmente, e um exemplo disso foi o convite que o Dr. Paulo Egydio recebeu para participar do Congresso Americano de Urologia AUA em 2019.

Na ocasião, o urologista foi um dos debatedores do Debate do Sobrevivente. Nesse evento, ele defendeu o uso dessa técnica cirúrgica para correção da curvatura do pênis e colocação da prótese peniana em um caso severo hipotético. Seus adversários sugeriram tratamentos não-cirúrgicos.

A plateia, composta de 5 mil médicos da área, votou pelo tratamento proposto pelo Dr. Paulo Egydio, por considerá-lo mais eficaz para o quadro e satisfatório para o paciente.

Com o Procedimento de Expansão da Túnica, o tratamento para os impactos de condições como Doença de Peyronie, curvatura congênita e disfunção erétil associada se tornou mais seguro e eficiente, além de proporcionar uma vida sexual de melhor qualidade para o homem.

Essa cirurgia pode ser adequada para o seu caso. Preencha o formulário de pré-análise e descubra se o tratamento com múltiplas incisões geométricas para a expansão tecidual e implante peniano é para você.

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas