A ejaculação anterógrada, apesar do nome pouco comum, é aquela que a grande maioria dos homens experimenta. Ela se refere ao processo normal de ejaculação, que desempenha um papel significativo na saúde sexual masculina.
No post de hoje, vamos desvendar os mistérios por trás da ejaculação anterógrada e fornecer informações valiosas para que você possa identificar irregularidades e buscar auxílio médico especializado o mais rápido possível.
Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
O que é ejaculação anterógrada?
A ejaculação anterógrada envolve o processo natural pelo qual o sêmen é expelido pela ponta do pênis durante o orgasmo, o que permite a reprodução e a fertilização.
Esse processo envolve a ação coordenada de vários músculos, nervos e estruturas do sistema reprodutor masculino.
Como funciona a ejaculação anterógrada?
A ejaculação é um processo complexo que começa com a excitação sexual.
Quando o homem fica excitado, os estímulos sensoriais ativam os nervos do pênis, enviando sinais para o cérebro, na região do sistema nervoso autônomo. A partir daí, ocorre a liberação de neurotransmissores, que causa uma espécie de contrações no pênis.
Essas contrações são responsáveis por expulsar o sêmen, que é uma mistura de esperma e fluidos. Ele sai dos testículos e da vesícula seminal, passa pelos dutos deferentes e chega até a uretra, que é a via de saída do sêmen.
O esperma é impulsionado para fora do corpo pelo músculo ejaculatório, em jatos durante o orgasmo.
Depois de ejacular, ocorre o chamado período refratário. Nele, obter uma ereção e novos orgasmos são dificultados até que o corpo se recupere, o que depende da idade, nível de excitação, libido, saúde geral e sensibilidade de cada um.
Ejaculação e orgasmo masculino
Eles até estão relacionados, mas a ejaculação e o orgasmo masculino são dois eventos distintos.
Ejacular é o ato de liberar esperma através da uretra. O orgasmo, por sua vez, é uma sensação de prazer sexual. Na maioria das vezes, as duas coisas acontecem ao mesmo tempo.
A ejaculação está ligada a algo físico e tem função reprodutiva. Para que ela ocorra, os músculos da região genital e do assoalho pélvico se contraem quando o homem está excitado.
O orgasmo envolve o sistema nervoso, que gera sensações intensas de prazer graças à liberação de hormônios como a ocitocina e a dopamina. Por isso, ele só acontece se o homem está erotizado, ou seja, entregue à hora H.
Até quantos anos o homem ejacula e tem orgasmo?
A capacidade de ter orgasmo e ejacular pode acompanhar o homem até uma idade avançada, principalmente quando ele não apresenta problemas de saúde ou hormonais.
Alguns homens podem ter orgasmos sem ejaculação – o que configura ejaculação retrógrada – e também existem casos de ejaculação sem orgasmo, a chamada anorgasmia.
Um outro quadro possível é a disfunção erétil. Nesse caso, o homem até pode apresentar orgasmo e ejaculação, mas tem dificuldade ou não consegue ter uma ereção rígida e duradoura para o ato sexual, o que pode exigir tratamentos como medicamentos, injeções ou prótese peniana.

Relação entre a ejaculação anterógrada e fertilidade
A ejaculação anterógrada é crucial para a reprodução humana. Portanto, está diretamente ligada à fertilidade masculina.
Essa relação se dá porque a ejaculação é o processo pelo qual o sêmen, que contém espermatozoides que fecundam o óvulo feminino, é liberado durante o orgasmo.
Ao ejacular, os espermatozoides do sêmen viajam pelo colo uterino, entram no útero e chegam às tubas uterinas, onde encontram o óvulo. Se um espermatozoide penetrar o óvulo, a fertilização ocorre, formando um zigoto que se desenvolve e vira um embrião. Esse embrião pode se implantar no útero, dando início à gravidez.
Vale lembrar quem, mesmo se o homem tiver uma ejaculação anterógrada normal, qualquer problema que afete a quantidade, qualidade ou função dos espermatozoides pode impactar fertilidade masculina. Nesse caso, vale procurar auxílio profissional.

Quais as diferenças entre ejaculação retrógrada e anterógrada?
Como você pode acompanhar ao longo desse blog, a ejaculação anterógrada é aquela na qual o esperma é expelido para o exterior, geralmente ao mesmo tempo em que o homem tem um orgasmo.
Já ejaculação retrógrada é uma condição na qual o esperma não é expelido para o exterior durante o clímax sexual. Ao invés disso, ele sobe, retrocedendo para a bexiga, e é eliminado posteriormente na urina.
Essa condição ocorre devido a uma disfunção no colo da bexiga. Entre as causas, estão problemas neurológicos, cirurgias pélvicas ou uso de determinados medicamentos.
Leia mais: Cuidados e tratamentos para a ejaculação retrógrada
Não há prejuízos para a saúde quando o sêmen sai pela urina. Entretanto, como o homem não ejacula no colo do útero, a fertilidade é alterada. Em alguns casos, até há um pouco de esperma que sai pela ponta do pênis, mas em quantidade insuficiente para atingir o óvulo.
Homens que apresentam ejaculação retrógrada necessitam de tratamento caso desejem engravidar a parceira. Medicamentos e terapias específicas também estão disponíveis para reverter esse tipo de disfunção.
A ejaculação anterógrada é uma ejaculação saudável e desejada. Se você está enfrentando algum problema na hora H, converse conosco. Podemos ajudar você a tratar condições que afetam a qualidade de vida sexual.



