logo EMC, da Egydio Medical Center, em contorno na cor azul

O que é harmonização peniana? Saiba tudo sobre o procedimento

Pesquisar sobre o que é harmonização peniana está em alta. O procedimento despertou curiosidade após relatos de celebridades, e muitos homens podem achar que precisam fazer. Mas não é bem assim.

Esse procedimento é procurado por aqueles que desejam aprimorar a aparência do pênis e não exige a realização de uma cirurgia.

Apesar de parecer promissor, a harmonização peniana também traz riscos e complicações. Por isso, conhecer o que é harmonização peniana e procurar um médico é fundamental antes de considerar passar por essa experiência. Continue a leitura para saber mais!

O que é Harmonização Peniana?

A harmonização peniana é um tipo de bioplastia, um procedimento estético que visa aumentar o tamanho e dar volume ao membro.

O princípio é o mesmo da harmonização facial, que ficou popular por aprimorar a aparência do rosto a partir da aplicação de substâncias preenchedoras.

Como funciona a harmonização peniana?

Essa intervenção estética só pode ser realizada por médicos. Para isso, é preciso, primeiro, realizar uma consulta para verificar o estado do pênis e avaliar se a harmonização é viável.

Em caso positivo, no dia do procedimento, o médico realiza a limpeza e anestesia da área e então, aplica uma injeção com uma substância preenchedora.

No caso da harmonização peniana, a substância mais comum é o ácido hialurônico. Ele tem uma boa capacidade de absorção e é comprovadamente seguro para o organismo, sendo usado em diversos tipos de procedimentos estéticos.

A quantidade adequada será ajustada pelo médico, com base nas expectativas possíveis para cada paciente.

O ácido hialurônico é, então, injetado no corpo cavernoso, com uma distribuição uniforme  para que a aparência final seja a mais natural possível.

São necessárias algumas sessões, com intervalos de uma a duas semanas, para concluir o procedimento.

Quanto tempo dura harmonização peniana?

Além de saber o que é harmonização peniana, você precisa considerar que os resultados são temporários.

Os efeitos duram de 12 a 18 meses, em média, e você pode necessitar de retoques periódicos para manter os resultados.

Fundo de mármore branco e cinza com fita métrica branca e preta com cerca de 5 centímetros representando o que é harmonização peniana e o tamanho do pênis

Quais são os objetivos da harmonização peniana?

Os homens descobrem o que é harmonização peniana e decidem passar pelo procedimento estão, na maioria das vezes, buscando melhorar o aspecto de seu pênis devido a alguma insatisfação pessoal ou pressão estética.

Essa aplicação de ácido hialurônico no pênis pode proporcionar aumento de tamanho e volume, deixando o membro mais visível na cueca e maior na comparação com seu tamanho original.

Esse resultado tende a deixar os homens muito mais contentes com o seu membro, o que ajuda positivamente na autoimagem e autoconfiança masculina. Homens que não se sentiam confortáveis para a relação sexual ou até mesmo para iniciar relações sociais podem ter mais sucesso nesses momentos.

Esse não é o tratamento convencional para condições como Doença de Peyronie e disfunção erétil. Nesses casos, a indicação é buscar o auxílio de um urologista e experimentar as linhas de tratamento já consagradas pela comunidade médica.

Leia mais: As três linhas de tratamento para Peyronie e disfunção erétil

Dessa forma, a harmonização peniana deve ser encarada como um procedimento estético, e não um tratamento para deformidades e disfunção erétil que podem acometer o homem.

Riscos e complicações da harmonização peniana

Você já sabe o que é harmonização peniana e, inclusive, que ela não é uma cirurgia. Entretanto, ela ainda pode trazer riscos e complicações para a sua saúde e comprometer o seu pênis.

A introdução da agulha, por exemplo, pode causar dores, hematomas e inchaço no local. Esses desconfortos costumam ser temporários, mas se você observar infecções, será preciso tratar.

Devido ao produto utilizado, a harmonização no pênis pode causas reações alérgicas. Nessa caso, os sintomas são vermelhidão, coceira e inchaço, que não passam rapidamente e precisam de cuidados médicos.

Os problemas mais graves são o deslocamento da substância, que pode se mover para outra região e deformar o membro, e o risco de necrose do tecido devido à má circulação causada pela injeção. A cicatrização também pode não ser ideal e comprometer a estética peniana. Existe, ainda, o risco de piora da função erétil do pênis.

Homem branco com roupa de surf de costas sentado na areia com prancha de surf. Ele olha para o horizonte onde há o mar e um pier. A imagem representa os resultados da harmonização peniana

Pós-harmonização peniana: recuperação e resultados

Por não se tratar de um procedimento invasivo e dispensar internações, a recuperação da harmonização peniana é simples e rápida – mas varia de acordo com o organismo de cada paciente.

Em geral, o homem precisará evitar atividades intensas nos primeiros dias, como exercícios físicos e relações sexuais. Se for necessário, medicamentos para dores e compressas são indicadas.

Após esse período, é possível retomar a vida normal, mas lembre-se que a recuperação completa leva algumas semanas. Logo, é melhor não abusar!

Se você seguir as orientações do seu médico, é muito provável que você tenha resultados satisfatórios quanto à aparência do seu pênis enquanto o preenchedor fizer efeito.

O esperado é que o pênis esteja ligeiramente maior e mais volumoso, mas não é possível especificar o ganho, pois isso depende da anatomia do paciente.

Vale lembrar que o homem deve ser acompanhado por um médico após o procedimento, a fim de verificar o resultado e analisar se é preciso de algum retoque para aprimorar os efeitos.

Depois de saber o que é harmonização peniana, é muito importante que você tenha em mente dois alertas:

  • O procedimento só pode ser executado por médicos de confiança.
  • A harmonização peniana não é um tratamento eficaz para pênis torto, afinado ou reduzido, muito menos para a disfunção erétil.

Entre em contato com a clínica EMC para conhecer os tratamentos mais adequados para o seu caso de Doença de Peyronie ou disfunção erétil. Não opte pela harmonização peniana para esse fim sem conversar conosco antes.

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Pílulas azuis para ilustrar texto sobre o que é tadalafila
Disfunção Eretil

O que é Tadalafila? Entenda como funciona o medicamento e seus efeitos colaterais

A tadalafila é um medicamento utilizado no tratamento da disfunção...
Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
""