logo EMC, da Egydio Medical Center, em contorno na cor azul

Doença de Peyronie e Sexualidade: Encontrando Soluções

Doença de Peyronie e sexualidade até podem parecer incompatíveis, mas elas podem conviver em harmonia, mesmo antes de um tratamento. Porém, quando a curvatura impacta na hora H, é preciso tomar uma atitude.

O Peyronie afeta não apenas a anatomia, mas também pode atrapalhar a qualidade de vida sexual dos homens, e isso pode ser uma questão sensível e desafiadora de enfrentar.

Ao compreender que, apesar das mudanças, ainda é possível vivenciar a sexualidade e ter prazer, o homem poderá lidar com a condição de uma forma muito mais leve. Além disso, saber que a Doença de Peyronie pode ser tratada também vai ajudar a lidar com os desafios.

O Dr. Paulo Egydio e a sexóloga Lu Cabral explicam como esse caminho pode ser traçado pelo paciente.

O que é a Doença de Peyronie?

A Doença de Peyronie é uma condição desenvolvida ao longo da vida que afeta o pênis.

Casos assim acontecem porque um tecido cicatricial fibroso se formou no interior do pênis, como uma resposta inflamatória a traumas e microtraumas penianos. Fatores genéticos, lesões penianas e algumas condições de saúde podem contribuir para o quadro.

Homens com Peyronie apresentam deformidades no membro, como curvatura, afinamento e perda de tamanho. Outros sintomas são a disfunção erétil, dores durante a ereção e dificuldade para penetrar a(o) parceira(o).

Há um impacto psicológico da Doença de Peyronie, pois as alterações na anatomia do pênis podem levar a homem a viver preocupações que reduzem a satisfação na hora H.

O diagnóstico e o tratamento adequado, feito por urologistas e sexólogos, permitem que Doença de Peyronie e sexualidade sejam bem administrados e que o paciente retome uma vida sexual de qualidade.

É possível evitar Doença de Peyronie?

Existem algumas medidas que os homens podem adotar para reduzir o risco de lesões no pênis, que levam a desenvolver a Doença de Peyronie, como:

  • Evitar posições em que o homem não está no controle
  • Evitar posições em que o eixo vaginal não está favorável ao pênis
  • Jamais forçar o pênis ereto
  • Caprichar na lubrificação – inclusive durante a masturbação
  • Evitar trauma peniano
  • Evitar dormir de bruços
  • Evitar cuecas e roupas muito justas

Manter uma boa saúde geral e hábitos de vida saudáveis também são importantes atitudes para evitar problemas com Doença de Peyronie e sexualidade.

Uso de lubrificantes no ato sexual ou na masturbação

O lubrificante pode fazer com que você tenha uma melhor experiência sexual, uma vez que reduz o atrito e torna a atividade mais prazerosa.

Ele facilita – e muito – a penetração, seja vaginal ou anal, e ainda previne lesões, tanto no homem quanto nas mulheres.

Entretanto, ele também pode ajudar na masturbação. Em uma enquete realizada no consultório do Dr. Paulo Egydio, o urologista descobriu que a maioria dos homens não lubrifica o pênis na hora de se masturbar, e isso seria muito benéfico para evitar os microtraumas penianos nessa situação.

Há uma ampla variedade de lubrificantes disponíveis no mercado para você explorar. As versões à base de água são indicadas para todos os homens.

Mulher branca à esquerda e homem negro à direita se beijando à luz do dia representando Doença de Peyronie e sexualidade do casal

Doença de Peyronie e sexualidade masculina: impactos

Por causar deformidades no pênis, dores e/ou disfunção erétil, a Doença de Peyronie e sexualidade costumam ter impactos psicológicos que prejudicam a autoestima, a confiança e a vida sexual dos homens.

Isso pode acontecer porque a sexualidade masculina está muito ligada à penetração.

Na verdade, existem muitas opções para o homem sentir prazer mediante estímulos sexuais, e a penetração é apenas uma delas.

Leia mais: Meu marido tem disfunção erétil, o que fazer?

Aumentar o repertório sexual é fundamental para ter satisfação enquanto se atravessa a Doença de Peyronie.

Por exemplo, beijos podem ser ótimos estímulos para a hora H, mas os casais vão perdendo esse hábito ao longo do relacionamento. Alguns artigos apontam que, após dois ano e meio de relacionamento, os beijos não duram mais do que cinco segundos.

Ao mudar a maneira de encarar o sexo, o homem passa a responder de uma outra forma aos estímulos, garantindo o prazer ao casal.

Masculinidade frágil

Embora a penetração esteja muito associada à masculinidade e virilidade, ela costuma ser usada apenas para finalizar a relação sexual.

Estudos mostram que, após a penetração, o tempo de resposta até o orgasmo varia de 5 a 6 minutos, desde que não haja uma mudança de posição ou ações para retardar esse momento.

Nesse sentido, explorar as possibilidades que a hora H proporciona é ainda mais excitante.

Leia mais: Como fazer sexo com Peyronie

Retornar para os beijos e carícias, a fim de gerar mais desejo e de estimular a lubrificação, são boas táticas para a boa convivência de Doença de Peyronie e sexualidade, construindo momentos melhores mesmo para os homens que estão passando pelo problema.

Cuidar da saúde íntima masculina e repensar a sexualidade são atitudes essenciais para evitar e/ou lidar com Doença de Peyronie e seus impactos na vida sexual. Para saber mais, não deixe de buscar orientações com profissionais confiáveis. Fale conosco!

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Pílulas azuis para ilustrar texto sobre o que é tadalafila
Disfunção Eretil

O que é Tadalafila? Entenda como funciona o medicamento e seus efeitos colaterais

A tadalafila é um medicamento utilizado no tratamento da disfunção...
Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...