+ 11 3077-3647

Superfície branca com caixa de remédios, blíster de remédio, band-aid, curativo, injeção e estetoscópio que ajudam como tratar a fibrose

Como tratar a fibrose peniana?

Fibroses penianas podem alterar as características originais do pênis e dificuldades para a penetração. Saiba o que fazer

Se você foi a um urologista e descobriu que há uma fibrose no interior do seu pênis, você com certeza está se perguntando como tratar a fibrose peniana e recuperar as características e funcionalidade do seu melhor amigo, certo?!

A presença de fibroses realmente causa preocupações para a saúde sexual do homem.

Antes de continuar, lembre-se que, neste blog, fazemos um importante trabalho de levar informação confiável a homens que precisam de orientação médica. Por isso, respondemos a todo tipo de dúvida! Se você gostaria de perguntar algo, deixe um comentário no final deste post, nas redes sociais (YouTube e/ou Instagram) ou escreva para o WhatsApp que está no botão abaixo. Sua dúvida vai ajudar muitas pessoas como você!

Você sabe o que é uma fibrose peniana?

Primeiramente, para saber como tratar a fibrose peniana, você precisa compreender o que é uma fibrose.

Ao ser pressurizada a partir de estímulos sexuais, a estrutura do pênis fica sob tensão, o que leva à ereção.

Situações que forçam o pênis em estado ereto – como má lubrificação, posições em que o homens não está no controle, escape do pênis e impacto contra a(o) parceira(o) – fazem com que, em alguns casos, o membro fique inflamado, com fibrose na túnica albugínea.

Essa fibrose tende a gerar uma retração cicatricial. Assim, quando o pênis fica ereto, haverá uma deformidade. Entre as deformidades possíveis, temos curvatura, afinamento (em um ou mais pontos) e perda de tamanho.

O que a fibrose pode causar no pênis?

Dependendo da localização da fibrose, ela pode causar um desvio para o lado em que se encontra. Logo, esse desvio causa uma curvatura – a chamada Doença de Peyronie -, que pode ser acompanhada ou não de afinamento.

Para ter uma curvatura, um dos lados precisa perder mais elasticidade que o outro, o que gera uma assimetria quando o pênis fica ereto. Portanto, devido a essa restrição, o membro fica com seu tamanho reduzido.

Em alguns casos, o homem apresenta apenas o afinamento. Quando isso acontece, é porque a fibrose ocorreu circunferencialmente, com restrição da expansão circunferencial. Afinamentos que surgem sem curvatura também estão associados à redução do tamanho do membro, porque houve perda de elasticidade de forma simétrica em todos os lados do pênis.

Além disso, pode haver mais de uma fibrose e elas podem estar localizadas em diferentes alturas da haste peniana: na base, no meio, na ponta, etc. Logo, a variedade de deformidades que você poder adquirir é imensa.

Tipos de fibroses

Existem alguns tipos de fibroses, e elas podem mudar suas características com o passar do tempo. Assim, você pode ter uma fibrose:

  • Recente
  • Tardia
  • Evolução da fibrose (quando a fibrose original estabiliza e gera outra em um segundo ponto)
  • Fibrose calcificada (quando ocorre depósito de cálcio, que transforma a fibrose em um osso extremamente duro)

Ao identificar algum caroço no pênis, dor durante a ereção, mudança nas características penianas, você deve buscar um urologista. Esses são sintomas de fibroses adquiridas, e elas vão precisar de um tratamento adequado e personalizado.

Imagem com superfície preta. Sobre ela, há uma  máscara cirúriga azul clara e uma lupa com cabo preto representando a investigação para diagnosticar a fibrose peniana

Como diagnosticar a fibrose peniana

Muitas vezes, o próprio homem percebe que há algo diferente. Existe, inclusive, um autoexame que você pode realizar em casa, com o pênis flácido. Se, ao fazer a palpação por toda a haste peniana, você detectar algum caroço ou ponto mais rígido, procure um urologista.

No consultório médico, o profissional realiza uma avaliação funcional do pênis, que consiste em três etapas.

Após coletar as suas queixas, o primeiro exame é o de palpação com o pênis flácido. Ele permite sentir as placas de fibrose.

Se a fibrose for constatada e o pênis estiver deformado, o urologista fará, ainda, um teste com o pênis ereto, a partir de uma ereção induzida com medicamentos. Dessa forma, será possível conferir qual tipo de desvio o membro adquiriu, além de analisar a estabilidade vertical do seu amigo.

Com a ereção induzida, é possível fazer, ainda, um ultrassom associado ao Doppler. Com ele, é feita avaliação das estruturas internas do pênis: profundidade, extensão e calcificação da fibrose, e, ainda, medir o fluxo sanguíneo dentro do membro.

Graças à avaliação funcional, o médico terá mais segurança para fazer o diagnóstico da sua condição, e, consequentemente, indicar o melhor tratamento para as fibroses.

Como tratar a fibrose peniana com remédios?

Sim, existem medicações que podem ajudar no tratamento das fibroses!

Elas podem ser via oral, tópica e injetável, utilizados individualmente ou de forma conjunta, conforme determinado pelo urologista. São opções que têm como objetivo estabilizar as fibroses e dar rigidez ao pênis, dependendo do medicamento receitado.

Existem, ainda, alguns complementos terapêuticos, como a fisioterapia, vacuoterapia, tração peniana, entre outras.

Esses tipos de tratamentos podem obter resultados significativos quando forem iniciados logo nos primeiros sintomas. Por isso, consultar o médico precocemente é a melhor forma de evitar uma evolução desfavorável da condição.

Como tratar a fibrose no pênis com cirurgia?

Quando o tratamento medicamentoso não é capaz de agir satisfatoriamente na disfunção penetrativa, causando perda de firmeza vertical para a penetração, é um sinal de que a condição vai precisar de uma cirurgia.

A procedimento cirúrgico mais aceito entre os pacientes é a que busca tratar as retrações e expandir os tecidos para recuperar ao máximo o tamanho e calibre do pênis, deixando-o o mais próximo possível do que o membro era antes.

Essa cirurgia usa o princípio de múltiplos cortes geométricos para produzir expansão tecidual, até o limite dos nervos e da uretra. Trata-se de uma técnica documentada, consolidada e utilizada internacionamente para a fibrose peniana.

Há opções de como tratar a fibrose peniana em qualquer estágio, mas, a fim de evitar a cirurgia, o ideal é que você comece um tratamento o mais rápido possível. Talvez você realmente vai precisar de uma cirurgia, e se esse for o seu caso, não tenha medo! O procedimento é seguro e os pacientes ficam satisfeitos por recuperar a vida sexual.

Para saber mais sobre as alternativas para a fibrose peniana, entre em contato com a equipe da clínica EMC. Temos mais detalhes para que você saiba a melhor opção para cuidar do seu amigo.

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

""