logo EMC, da Egydio Medical Center, em contorno na cor azul

Como saber se tenho Peyronie? Conheça os estágios da doença

Como saber se tenho Peyronie? Veja os principais sintomas para diagnosticar a doença.

A Doença de Peyronie é uma curvatura peniana adquirida em determinada fase da vida do homem, geralmente após os 40 anos.  Na maioria das vezes ela é causada por traumas ou microtraumas que ocorrem durante o ato sexual, mas também pode ser uma consequência de outras condições médicas, como o câncer de próstataimpotência, doenças cardiovasculares, priapismo e até mesmo a diabetes.

Homens que nascem com a Curvatura Peniana desde jovem também devem tomar um cuidado extra e buscar orientação sobre os métodos de prevenção. Dessa forma, diminuirá os riscos dessa condição evoluir para a Curvatura Adquirida. 

COMO SABER SE TENHO A DOENÇA DE PEYRONIE?

O primeiro passo para identificar a Doença de Peyronie é conhecer os sintomas e fazer uma avaliação prévia. Mais importante ainda é consultar periodicamente um urologista para garantir que as suas taxas hormonais estão em dia e receber orientação profissional sobre como proceder em cada situação.

Vale ressaltar que a Curvatura Peniana Adquirida tem tratamento. O método aplicado vai depender do estágio em que a doença se encontra e da avaliação de um médico especialista no assunto, conforme explica o Dr. Paulo Henrique Egydio em entrevista à Folha de S.Paulo. Quanto antes ela for detectada, maiores são as chances de não agravar o problema e controlar a situação, com ou sem a necessidade de cirurgia. Conheça agora quais são as fases da Doença de Peyronie e as suas características.

FASES DA DOENÇA DE PEYRONIE

A evolução da Doença de Peyronie acontece em um tempo médio de 6 meses. Ao longo deste período ela deve ser constantemente observada para aplicar o tratamento adequado ao estágio em que se encontra. Saiba identificar quais são esses momentos e o que fazer em cada um deles:

Fase 1: Inflamatória

A fase inflamatória é caracterizada pela curvatura peniana progressiva, que pode estar associada à dor durante as ereções ou no ato sexual. O aparecimento de placas ou nódulos abaixo da pele do pênis, sejam elas palpáveis ou não, também é um sintoma comum nesse momento.

Apesar das dores e desconfortos causados, a doença ainda não está em um estágio avançado e pode ser tratada com anti-inflamatórios e analgésicos. Essas medicações ajudam a estabilizar a patologia, o que leva o paciente para o segundo estágio da doença, o de cicatrização. O grau da curvatura adquirida após esta fase vai ajudar o médico a definir se ela é aceitável ou se será necessário a realização de uma cirurgia para a correção.

O tratamento clínico com medicamentos, junto com as orientações gerais do especialista e o acompanhamento do caso, pode impedir o agravamento da doença. O diagnóstico precoce é importante para que o tratamento seja iniciado ainda nesta fase e aumentar as chances de melhora. 

Acesse o [eBook] da Doença de Peyronie e conheça o tratamento com a Técnica Egydio.

Fase 2: Fibrose ou cicatrização

Na fase fibrose, também conhecida como cicatrização, a placa já está presente e a deformidade peniana está definida e estável. Por esta razão os tratamentos clínicos com medicamentos não são mais eficientes ou necessários.

Na maioria das vezes o tecido da cicatriz encontra-se na região distal do pênis, causando a curvatura para cima, para baixo ou para os lados. Se a curvatura estabilizada for superior a 30 graus ou atrapalhar as relações sexuais, a realização da cirurgia é recomendada para reverter o caso.

Conheça mais sobre as opções de tratamentos clínicos e técnicas cirúrgicas disponíveis no post sobre como desentortar o pênis.

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO

Independente da fase de vida em que você se encontra, tratar problemas de curvatura peniana é importante para evitar problemas físicos e psicológicos envolvendo o sexo.

Seja por desinformação, medo ou vergonha, muitos homens não procuram um profissional especializado para tratamento e acabam comprometendo os seus relacionamentos. E sabemos que uma vida sexual saudável e feliz traz muitos benefícios para o homem e a sua qualidade de vida.

Por isso, o conselho que te dou, de homem para homem, é que não desista deste importante aspecto da sua vida e consulte um urologista periodicamente para reconhecer e prevenir doenças.

Você pode dar o primeiro passo agora mesmo, entre em contato comigo pelo botão abaixo e receba uma pré-análise do seu caso. 

Leia também: Vou perder o tamanho do pênis? Saiba como tratar a doença de Peyronie

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Pílulas azuis para ilustrar texto sobre o que é tadalafila
Disfunção Eretil

O que é Tadalafila? Entenda como funciona o medicamento e seus efeitos colaterais

A tadalafila é um medicamento utilizado no tratamento da disfunção...
Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...