logo EMC, da Egydio Medical Center, em contorno na cor azul

Conheça as três linhas de tratamento da disfunção erétil

Os homens que apresentam dificuldade de ter ou manter uma ereção na hora H – condição que pode favorecer a Doença de Peyronie – têm à disposição mais de uma linha de tratamento da disfunção erétil.

Esse tema é alvo de muitas dúvidas dos pacientes, que não costumam enxergar esses tratamentos com bons olhos.

Por exemplo, 70% dos pacientes que utilizam a injeção peniana para a disfunção erétil desistem do tratamento por não considerá-lo prático, aponta o International Journal of Impotence Research.

Neste blog, vamos mostrar as linhas de tratamento da doença. Basicamente, temos três opções. São elas:

  • Tratamento oral (comprimido)
  • Tratamento injetável (injeção intracavernosa)
  • Tratamento cirúrgico 

Para que o paciente faça uso de qualquer um deles, é preciso buscar auxílio com um urologista e jamais se automedicar. A automedicação pode agravar o quadro de disfunção erétil e, ainda, impactar negativamente na saúde geral do homem. 

Veja também: Disfunção erétil medicamentosa: o que é e quais os métodos de tratamento

Qual o tratamento mais eficaz para disfunção erétil?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. O tratamento mais eficaz para disfunção erétil é aquele que funciona para você, e por isso, ele deve ser individualizado.

De forma geral, o médico busca iniciar o tratamento com a primeira linha. Esgotadas as opções dessa linha, se ela não funcionar, é possível entrar com a segunda linha disponível. Se a segunda linha também não funcionar ou se o paciente não se adaptar a ela, considera-se a terceira linha que é hipótese de realizar o implante da Prótese Peniana.

Antes mesmo de iniciar uma das linhas de tratamento da disfunção erétil ou aliado a ela, é possível tratar, ainda, outros aspectos, como os hormonais. Diabetes ou testosterona descontrolados favorecem a disfunção erétil, e sua estabilização tende a ajudar na melhora do quadro.

Por ser um tratamento complexo, o acompanhamento de um urologista é essencial para ajudar a fazer a melhor e mais segura escolha para cada caso. 

Quais são as injeções para disfunção erétil?

Agora, vamos detalhar um pouco mais a segunda linha de tratamento.

As injeções penianas, também são chamadas de injeções intracavernosas por agirem diretamente na dilatação dos corpos cavernosos, proporcionam uma ereção mais rápida (de 5 a 15 minutos após sua aplicação). Elas também dispensam a necessidade da erotização – mas agem melhor quanto há estímulo erótico. 

O mercado disponibiliza atualmente alguns fármacos aos pacientes. É o caso dos princípios ativos Alprostadil, papaverina e fentolamina, que podem ser usados sozinhos ou associados (bimix ou trimix).

A formulação do medicamento varia em tipo e concentração. O ideal é que ela seja personalizada para cada paciente, de forma que ele obtenha uma ereção duradoura e de qualidade, com o mínimo de efeitos colaterais possíveis. 

Injeções intracavernosas exigem cuidados

Embora sejam benéficas para devolver a vida sexual a muitos pacientes que sofrem com a disfunção erétil, essa linha de tratamento pede alguns cuidados. 

Quando falamos em ereções duradouras, elas devem ser suficientes para o homem atingir o orgasmo. Elas não podem demorar demais. Caso isso ocorra, é preciso adaptar a formulação, pois assim evitamos o priapismo.

Além disso, mesmo durante o uso das injeções, a sensibilidade e o orgasmo dependem da estimulação erótica. Isso porque a sensibilidade genital fica ainda melhor e proporcionará ao homem momentos mais prazerosos com a(o) parceira(o). Sem a erotização, você dificilmente terá um orgasmo. 

Para conferir mais detalhes sobre os cuidados que o tratamento com as injeções penianas exigem, assista o vídeo a seguir. 

Continue explorando o nosso blog, pois você encontrará mais informações sobre a segunda linha de tratamento da disfunção erétil, e não deixe de acompanhar o próximo post, em que vamos comparar os tratamentos orais e injetáveis. Quer saber mais? Veja o vídeo que publiquei falando sobre as linhas de tratamento da disfunção erétil.

Se quiser receber uma pré análise do seu caso, clique abaixo e responda o formulário. Na sequência você será contactado por nossa equipe.

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Pílulas azuis para ilustrar texto sobre o que é tadalafila
Disfunção Eretil

O que é Tadalafila? Entenda como funciona o medicamento e seus efeitos colaterais

A tadalafila é um medicamento utilizado no tratamento da disfunção...
Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
""