+ 11 3077-3647

A imagem mostra um par de alianças douradas sobre o parapeito de uma janela com fundo verde desfocado e representa a esposa que quer saber como ajudar marido com com disfunção erétil

Como ajudar marido com disfunção erétil? Saiba como libertá-lo desse problema

Sim, você tem papel importante na hora de como ajudar marido com disfunção erétil: incentivar a busca por um tratamento!

Saber como ajudar marido com disfunção erétil é importante para a vida sexual do casal, já que 100 milhões de homens no mundo apresentam a condição. No Brasil, 16 milhões ou metade dos homens com mais de 40 anos sofrem com esse problema, sendo que 38% tiveram algum tipo de disfunção erétil entre 2019 e 2020. 

Os dados são da Sociedade Brasileira de Urologia e do instituto de pesquisa Datafolha. 

Se você é esposa, namorada ou se relaciona com um homem que tem dificuldades na hora H, continue a leitura deste blog. Você encontrará respostas que tornam esse assunto tão delicado mais fácil de lidar, pois a disfunção erétil tem tratamentos.  

O que fazer quando seu marido tem disfunção erétil?

Antes de continuar, é importante conhecer quais são os sintomas da disfunção erétil. 

A temida disfunção erétil se caracteriza por dificuldade ou impossibilidade de obter ereções com rigidez suficiente para a penetração ou para manter a ereção até o fim da relação. Em graus severos, o pênis é incapaz de ficar ereto. 

A disfunção erétil pode ter causas orgânicas, como o diabetes, problemas circulatórios, neurológicos, hormonais, anatômicos (como a curvatura congênita e a Doença de Peyronie) e ingestão de determinados tipos de medicamentos, álcool e drogas. Esse tipo é mais frequente entre o público acima de 40 anos. 

Ela também pode ser psicológica, motivada por sentimentos que afetam os homens e diminuem a libido, e costuma ser comum entre os jovens. 

Devido à disfunção erétil, é comum que muitos pacientes tenham a sua vida sexual prejudicada. Inclusive, segundo o Datafolha, 84% dos homens que apresentam o problema deixaram de praticar sexo no período da pandemia. 

As mudanças enfrentadas por esses homens podem resultar em impactos na vida a dois, fazendo com que a parceira se preocupe em como ajudar o marido com disfunção erétil.

Em sua posição, a primeira atitude a se tomar é buscar informação. Logo, se você chegou até aqui, está no caminho certo para recuperar o prazer nos momentos íntimos. Saiba como as parceiras podem ajudar na disfunção erétil!

Como ajudar marido com disfunção erétil?

Mulheres que se relacionam com homens que estão passando por dificuldades na hora do sexo e que se questionam “como posso ajudar meu marido com disfunção erétil” precisam ter em mente que o problema não é elas! 

Pensamentos como “ele não me acha bonita” ou “meu marido não tem mais desejo por mim” podem vir à tona, principalmente em relações que já duram algum tempo. Porém, como explicado anteriormente, as causas para a disfunção erétil são físicas ou psicológicas – e não estão na parceira. Por isso, procure evitar esses pensamentos. 

Imagem mostra marido com disfunção erétil e esposa, ambos idosos, sentados em um banco em uma praça ou parque.

Para ajudar, de fato, um homem com disfunção erétil, você precisará conversar com ele. 

Cuidado: ter sensibilidade, paciência e compreensão para abordar o assunto é fundamental. 

Homens que estão passando por essa situação tendem a ter a autoestima comprometida, e as primeiras conversas podem ser frustrantes, afinal, nem sempre é fácil encontrar a melhor maneira de como ajudar marido com disfunção erétil.

Nesse momento, a parceira pode oferecer apoio, deixar claro que não está ali para julgar, dizer que está disponível para ouvi-lo sobre o problema e em hipótese alguma vai desdenhar do companheiro. 

Abrir essa porta é uma forma de alertar sobre a necessidade de buscar auxílio médico. Muitas vezes, os homens são resistentes aos cuidados com a saúde, principalmente quando se trata da saúde sexual, e o empurrãozinho da parceira pode fazer a diferença. 

Você pode ajudá-lo a procurar um médico. O ideal é que ele vá a um urologista para investigar causas físicas de acordo com idade, condições de saúde e até histórico familiar. Ele também pode buscar um psicólogo para começar a recuperar a saúde mental. 

A ida ao médico deve ser feita o quanto antes, pois a disfunção erétil pode se agravar, assim como outras questões que aceleram a progressão do caso.

Alguns homens se sentem mais seguros quando a parceira vai à consulta com ele. Se esse for o caso do seu marido, reserve um horário na sua agenda para acompanhá-lo. No entanto, há casos em que o paciente fica mais confortável quando a esposa não está presente. Então, procure respeitar esse momento. 

Talvez o paciente não saia do consultório com o tratamento para o seu caso. Pode ser necessário consultar outros especialistas e/ou realizar exames complementares para fechar o diagnóstico e recomendar o melhor tratamento. Incentivar é a melhor forma de como ajudar marido com disfunção erétil a persistir nos cuidados com a saúde. 

Saiba mais: Conheça os exames que o homem deve fazer em caso de disfunção erétil

Quais tratamentos existem para disfunção erétil?

Se, após a investigação da equipe médica, o urologista constatar que o paciente necessita de um tratamento, ele irá optar por uma das três linhas existentes:

  • Tratamento com medicamentos orais
  • Tratamento com injeções penianas
  • Tratamento cirúrgico

A escolha é realizada de acordo com o caso de cada homem. Porém, na maioria das vezes, o médico tenta primeiro o tratamento clínico, via oral ou injetável. Se não houver uma boa resposta erétil, seu parceiro pode se tornar candidato à cirurgia peniana. 

Conheça mais sobre os tratamentos que vão ajudar o seu marido com disfunção erétil:

Medicamentos para disfunção erétil

Os chamados medicamentos facilitadores de ereção, como Sildenafila, Tadalafila, Vardenafila e Lodenafila, separadamente ou combinados, vão aumentar o fluxo de sangue na região peniana para que o homem consiga ter e manter uma ereção. 

Para isso, a circulação não deve estar comprometida. Ou seja, geralmente, são tratamentos para graus mais leves de disfunção.

A prescrição sempre deve ser feita por um médico e pacientes com problemas cardiológicos e/ou hipertensão precisam ser acompanhados com ainda mais cautela.  

 

Injeções para disfunção erétil

As injeções intracavernosas representam a segunda linha de tratamento tradicionalmente indicada pelos urologistas. 

As injeções, aplicadas na base do pênis, dilatam os corpos cavernosos, deixando o pênis ereto. É o caso de compostos como Alprostadil, papaverina e fentolamina, usados individualmente ou associados, de forma personalizada. 

O uso pode ser uma opção de como ajudar marido com disfunção erétil, mas requer cuidados para a aplicação, atenção à duração do efeito e armazenamento correto. Por isso, muitos pacientes que iniciam o tratamento acabam desistindo.

Cirurgia para disfunção erétil

A terceira linha de tratamento, indicada aos que não responderam bem aos medicamentos e injeções, é uma cirurgia para a colocação de uma prótese peniana

Antes do implante, pacientes com o pênis afetado pela curvatura congênita e/ou Doença de Peyronie têm a oportunidade de realizar a reconstrução peniana. Dessa forma, será possível recuperar o tamanho e calibre, além de alinhar o pênis, preparando-o para receber um implante com dimensões anatomicamente adequadas. 

Já a colocação da prótese dará firmeza ao membro, garantindo as ereções. É graças a ela que, na hora H, seu companheiro terá uma ereção rígida e capaz de penetrar, além de durar por todo o ato sexual. 

Imagem mostra uma pessoa na cama deixada embaixo de lençóis brancos e simboliza como ajudar marido com disfunção erétil.

Além de escolher do tratamento e realizá-lo de modo correto em casa – seja com medicamentos, injeções ou pós-cirúrgico -, seu marido deve sempre cultivar hábitos de vida saudáveis, como atividade física regular, reduzir o consumo de álcool, cigarro e drogas, alimentar-se de forma balanceada e evitar o estresse. Essas também são formas de ter um bom desempenho na cama. 

Você ainda está se questionando como ajudar marido com disfunção erétil? Então fale conosco. Envie uma mensagem para ter acesso a mais informações. Elas serão o primeiro passo para que você e o seu parceiro tenham uma vida sexual mais prazerosa por muitos anos. 

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

A imagem mostra um quebra cabeças, com desenho indefinido e defocado na parte superior. Falta um peça. Representação de como montar prótese peniana inflável

Como montar uma prótese peniana inflável?

Para montar uma prótese peniana inflável, as três partes que a compõem precisam se adequar perfeitamente à realidade do paciente. Entenda! Existem algumas linhas para

hormonio-masculino

Hormônio masculino: o poder da testosterona

Neste momento, existem cerca de 50 hormônios atuando para o bom funcionamento do seu corpo. Entre eles, está a testosterona, hormônio produzido principalmente pelos homens

""