Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
As fibroses são cicatrizes rígidas que podem causar curvatura e afetar o desempenho sexual masculino.
A fibrose peniana é uma condição patológica que se caracteriza pela formação além do normal de tecido fibroso.
Mas, por que é tão importante? Durante o processo de ereção do pênis, o tecido muscular liso dos corpos cavernosos relaxam e isso permite que o sangue flua pelo órgão. Se não houver a túnica albugínea, uma camada fibrosa e elástica que envolve os corpos cavernosos ajudando a “prender” o sangue, a ereção não se mantém. Aí, surge o problema da Disfunção Erétil.
A fibrose peniana pode surgir por diversos motivos, mas o diagnóstico deve ser feito apenas por médicos urologistas. Por isso, se você sentir algo neste sentido, procure ajuda o quanto antes. O diagnóstico precoce vai ajudar a evitar problemas futuros, incluindo a necessidade de cirurgias.
O tecido do qual falamos, fibroso, é composto principalmente por colágeno. É ele quem dá aquela “elasticidade” normal, que ajuda no momento da ereção.
O que é fibrose peniana?
A fibrose peniana é o acúmulo de tecido fibroso na túnica albugínea. Como o excesso de tecido fibroso reduz a capacidade de expansão da túnica albugínea, as deformidades geralmente ficam visíveis apenas quando pênis está ereto.
Uma analogia que ajuda a entender o que as fibroses fazem com o pênis é imaginar uma bexiga com uma fita adesiva colada em sua superfície. Ao inflar, a área coberta pela fita não se expande e fica deformada.
O pênis com fibroses fica torto e o grau da curvatura pode variar.
Aliás, é isso o que determina se a vida sexual do homem será afetada ou não. Em casos graves de fibrose peniana, o pênis torto tende a dificultar ou até impedir a penetração durante a relação sexual.
O que causa a fibrose peniana?
As fibroses penianas podem surgir após uma lesão ou trauma no pênis, como quedas, acidentes em práticas esportivas, durante atividades sexuais mais vigorosas e até mesmo durante a masturbação.
Porém, a fibrose peniana também pode estar associada a outras condições, como, por exemplo
- Doença de Peyronie;
- Diabetes;
- Pressão alta;
- Colesterol elevado;
- Força excessiva no pênis ao dormir de bruços;
- Falta de lubrificação;
- Cirurgias pélvicas, como a cirurgia de remoção da próstata.
Usar cueca apertada também pode deixar o pênis torto. Isso porque se o membro estiver posicionado de lado e ficar ereto, o fato da roupa íntima ser apertada potencializa o risco de uma lesão.
Outra questão que favorece a formação de fibroses é guardar o pênis de lado. Se o homem tiver uma ereção e forçar deixá-lo na lateral, isso também pode formar cicatrizes no interior do pênis.
4 tipos de fibrose no pênis
Os principais tipos de fibrose peniana são:
| Tipo de Fibrose | Características |
| Fibrose superficial | Afeta a túnica albugínea do pênis, causando curvatura para cima, para os lados e/ou para baixo. |
| Fibrose profunda | Localizada nos corpos cavernosos do órgão, impede a dilatação destes, levando à perda de firmeza vertical e dificultando a penetração. No geral, essa fibrose é responsável pelo afinamento peniano. |
| Fibrose localizada | Pode se formar em um único ponto do pênis, como na base, no meio ou na ponta, resultando em tortuosidade ou afinamento. |
| Fibrose difusa (2+ pontos) | Acontece quando as fibroses se desenvolvem em múltiplas regiões, levando a diversas deformidades, como duas ou mais curvaturas e/ou afinamentos. |
| Múltiplas calcificações | Podem ocorrer em várias partes do pênis, podendo estar localizadas em cima, dos lados ou na ponta do órgão. |
Ainda, as fibroses podem ser divididas entre superficiais e internas. As superficiais são aquelas responsáveis pela curvatura do pênis, pois são elas que afetam o tecido elástico, diminuindo um dos lados.
Há, também, as fibroses penianas internas. Além da tortuosidade do pênis, elas apresentam uma consequência ainda mais séria para as relações sexuais: o comprometimento da circulação de sangue dentro do pênis, o que limita o seu fluxo e interfere diretamente na capacidade de ereção e no desempenho sexual do paciente.
É importante destacar que qualquer indício de fibrose peniana deve ser examinado por um médico urologista e, eventualmente, tratado.
Como identificar a fibrose peniana?
Há a possibilidade de fazer o autoexame de palpação peniana com o pênis ereto ou não. Contudo, buscar um médico urologista é o mais adequado diante de sintomas mais fortes.
| Tipo de autoexame | Como realizar e o que procurar |
| Pênis flácido | Tracionar o membro pela glande e apalpá-lo por toda a sua extensão (lados, cima e embaixo). O objetivo é encontrar tecidos mais espessos na base do pênis. |
| Pênis ereto | Avaliar se existe tortuosidade ou afinamento na área em que a fibrose se desenvolveu. |
Durante a palpação, é necessário buscar qualquer alteração no órgão, principalmente caroços.
É importante ressaltar que apenas 70% dos casos em que o pênis tem fibroses são identificáveis através do exame palpável. 30% dos casos somente perdem a elasticidade e não é possível encontrar tecido cicatricial no autoexame.
Sentir dores durante a ereção também pode indicar que algo não vai bem e precisa de cuidados médicos.
Portanto, ao perceber qualquer um desses sinais, procure um urologista quanto antes.
Sintomas comuns da fibrose
Conhecer os sintomas de fibrose no pênis é fundamental para prevenir problemas mais graves. Os principais são:
- Dificuldade para obter ou manter uma ereção;
- Dor durante a ereção ou a atividade sexual;
- Curvatura ou deformidade do pênis quando ereto.
Fibrose peniana dói?
Sim. Dependendo do grau ela pode causar dor.
É importante notar que a intensidade da dor pode variar. Alguns homens podem sentir uma leve sensação de desconforto, enquanto outros podem experimentar dor aguda.
A fibrose peniana pode resultar em dor no pênis por várias razões:
- Na ereção: o tecido fibroso não se expande como o tecido peniano normal, o que pode causar dor quando o pênis fica ereto.
- Devido à deformidade: a curvatura ou deformidade do pênis, que pode acompanhar a fibrose, também pode levar a desconforto ou dor durante a atividade sexual.
- No tecido cicatricial: a formação de tecido cicatricial pode ser sensível ou dolorosa ao toque.
A dor não deve ser ignorada, e a consulta com um urologista é o melhor caminho para entender causas para um diagnóstico e tratamento adequados.
Tenho fibrose peniana, e agora?
Quem tem ou desenvolveu uma fibrose no pênis, pode levar uma vida normal após o tratamento adequado.
Ao visitar um urologista, será realizado um exame com ereção induzida para avaliar a vascularização do pênis e o tipo e estágio da fibrose existente.
Caso a fibrose seja leve e não traga deformidade a ponto de atrapalhar a capacidade de ter ou manter a ereção, o problema pode ser tratado à base de medicamentos para prevenir que ela se agrave e provoque consequências maiores.
Agora, caso a fibrose tenha se estendido, trouxe uma deformidade considerável ao pênis ou atrapalha a ereção, o uso de comprimidos e medicamentos não vão trazer os efeitos desejados.
Quais opções de tratamentos disponíveis para fibrose peniana?
A fibrose peniana possui tratamentos eficazes disponíveis, e buscar orientação médica nos primeiros sintomas pode evitar a progressão da condição. Assim, você evita que ela evolua – o que vai exigir tratamentos mais complexos.
A partir disso, o melhor tratamento para fibrose peniana depende da fase em que ela se encontra. Veja:
Fibroses leves
As fibroses leves não causam deformidades severas no pênis nem graus sérios de disfunção erétil. Portanto, é viável o tratamento não cirúrgico à base na combinação de medicamentos de colchicina e vitamina E para evitar a progressão das fibroses já existentes e retardar o surgimento de novas cicatrizes.
O tratamento medicamentoso para fibrose peniana também inclui injeções intracavernosas de Verapamil.
Na pesquisa “Verapamil intralesional para o tratamento da doença de Peyronie”, os autores revisaram a literatura já publicada e constataram que a maioria dos homens relata redução das sequelas da fibrose peniana, como menos dor, reversão parcial da curvatura, além de melhora na função sexual.
Outra opção são as injeções de Xiaplex (ainda indisponível no Brasil). Segundo o estudo “Xiaplex para tratamento da doença de Peyronie”, as injeções desse medicamento são seguras e eficazes como tratamento de primeira linha para Peyronie.
Relacionado: Conheça 3 tipos de pomada para Doença de Peyronie e a eficácia de cada uma
Fibroses graves
Agora, quando as fibroses evoluem ou se calcificam, o tratamento necessário para a condição é a cirurgia para fibrose peniana.
Conforme a placa de fibrose se agrava, a deformidade no pênis se acentua, podendo atingir 90 graus, e a ereção fica cada vez mais desafiadora.
Para tratar esse tipo de caso, o procedimento cirúrgico vai restaurar as dimensões do pênis – incluindo tamanho e calibre – graças ao alinhamento permitido até o limite dos nervos, a partir de pequenas incisões geometricamente calculadas.
Além de tratar as fibroses, na cirurgia, o médico coloca uma prótese peniana do maior tamanho e calibre possível (respeitando a anatomia do pênis após a restauração das dimensões).
O implante é indicado para proporcionar rigidez peniana suficiente para a relação sexual, sendo uma das alternativas utilizadas nos casos de disfunção erétil associada à fibrose.
É possível ter uma vida sexual normal mesmo com fibroses?
Sim! Com o tratamento adequado e/ou cirurgia indicada por médico urologista, é possível ter uma vida sexual saudável e ativa.
Porém, é preciso analisar se a fibrose é localizada e se a deformidade causada por ela não interfere na rigidez do pênis, nem provoque frequentes escapes durante a penetração.
Também é importante que o paciente tenha cuidado com sua saúde sexual para que as fibroses não se agravem e causem problemas mais sérios, como o afinamento e uma tortuosidade acentuada; ou que machuquem o pênis a ponto de causar mais fibroses.
Caso a condição não comprometa a boa funcionalidade do pênis, o paciente pode seguir sua vida sem a necessidade de um tratamento medicamentoso ou cirúrgico.
Cuide ativamente da sua saúde com o Dr. Paulo Egydio
A fibrose peniana é uma condição complexa que requer atenção e tratamento adequado para evitar complicações graves.
Felizmente, existem várias opções de tratamento e a intervenção precoce pode impedir que a fibrose evolua para estágios mais complicados.
Se você apresenta algum dos sintomas citados, é hora de procurar um especialista para buscar ter uma vida sexual saudável e segura. O acompanhamento especializado é essencial para a condução adequada de cada caso.
Faça sua pré-análise com o urologista especialista em curvatura peniana Dr. Paulo Egydio e receba instruções personalizada em até 24 horas no seu e-mail.
Investir na saúde do pênis é investir na qualidade de vida e na saúde sexual.




