+ 11 3077-3647

Imagem mostra um centro cirúrgico com amteriais como tesoura em primeiro plano e atrás cirurgiões com roupas cirúrgicas durante a cirurgia de colocação de prótese peniana

Colocação de prótese peniana no pênis flácido ou ereto?

Realizar a colocação de implante peniano com o membro em certo estado permite dimensionar melhor tamanho e evitar complicações.

Os homens que receberam indicação cirúrgica para tratar condições como Doença de Peyronie ou disfunção erétil naturalmente se interessam por cada detalhe do procedimento, e um deles é entender se a colocação de prótese peniana ocorre no pênis flácido ou ereto. 

Ir atrás de respostas para esse e outros tipos de questionamentos é muito positivo para o paciente. É uma maneira de conquistar mais confiança no tratamento e alinhar expectativas. Entretanto, é preciso se atentar às fontes de informação e se ater à comunidade e literatura médica, que é justamente o que vamos fazer aqui. 

Então, continue a leitura e descubra a melhor forma de colocação da prótese peniana e o que pode acontecer quando ela é inserida de outra maneira. 

Imagem com um médico e uma médica negros, usando jaleco, conversando em um consultório na frente de um computador sobre a função da protese peniana

Função da prótese peniana

Antes de responder à pergunta que está no título, precisamos lembrar qual é a função de uma prótese peniana. 

A colocação de implante peniano oferece resistência vertical para a penetração. 

Os pacientes que apresentam fibroses no interior do pênis (Doença de Peyronie), com o passar do tempo, podem ter dificuldades durante o ato sexual. Então, em decorrência das deformidades, como a curvatura, o pênis costuma escapar e os movimentos ficam mais curtos. Os casos severos podem chegar à disfunção erétil. 

Sendo assim, o inverso também pode ocorrer: homens que já sofrem com a disfunção erétil passam a apresentar um certo grau de curvatura, que dificulta ou impede a penetração. 

Ao fornecer rigidez ao membro, na hora H, você poderá realizar a penetração sem problemas. Ou seja, você poderá ter mais qualidade de vida sexual. 

A prótese peniana aumenta o tamanho do pênis?

Como você pode ler acima, o aumento de tamanho peniano não é o objetivo da prótese peniana. 

O que acontece é que, quando o homem recebe a indicação cirúrgica, o seu pênis está em um tamanho reduzido por conta das fibroses, em comparação com o tamanho que tinha antes de desenvolvê-las. 

Você pode até pensar que simplesmente colocar um implante fará o seu pênis aumentar. Entretanto, o que acaba acontecendo, nesse caso, é que o implante força a estrutura do membro, comprometendo sua maleabilidade e com risco de machucar a ponta do membro.

Portanto, o que deve ser feito antes de inserir a prótese é o tratamento das fibroses. A partir de incisões geométricas feitas na túnica albugínea, é possível expandir a estrutura peniana, tanto em tamanho quanto em calibre, até o limite dos nervos. 

Após reconstruir as dimensões do pênis, podemos fazer a colocação de prótese peniana de maior tamanho e calibre, com ajuste necessário para não forçar a cabeça do membro e, ao mesmo tempo, para amparar a glande, evitando que ela fique caída. 

Imagem com representações de órgãos como cérebro, rim e um feixe de nervos durante a colocação de prótese peniana sobre uma superfície cinza
Limite dos nervos: até onde vai?

Uma outra dúvida que sempre me perguntam é: que falamos em limite dos nervos, fica a dúvida: qual é esse limite? 

O conjunto de nervos e vasos que passam pela haste peniana dá a sensibilidade que você tem na cabeça do membro. 

Na cirurgia, esse conjunto de nervos é totalmente elevado. Debaixo da pele, existe uma estrutura chamada túnica albugínea, que é onde estão localizadas as fibroses. Nessa estrutura, realizamos cortes com a finalidade de expandir os tecidos. A expansão vai até o feixe de nervos esticar ao máximo. 

Sendo assim, recomendo que você dê o play no vídeo abaixo, em que demonstro, com auxílio de um protótipo, como chegar a esse extremo. 

Veja também: Prótese Peniana Maleável: O pênis fica duro o tempo todo?

Flácido ou ereto? Quando colocar o implante

A colocação de prótese peniana é feita com o membro alongado, após a reconstrução de tamanho e calibre. Só assim é possível dimensionar o tamanho exato, posicioná-lo corretamente para que a glande não fique caída e assegurar uma boa rigidez. 

Dessa forma, se fosse colocada com o pênis retraído, o implante seria dimensionado de um tamanho menor do que o necessário para ter um bom resultado estético e funcional. 

Em 2022, estive no Congresso da Sociedade Europeia de Urologia, e falei exatamente sobre isso. 

Em uma aula que tive a oportunidade de ministrar para centenas de colegas de profissão, abordei a necessidade de tratar e aumentar as dimensões do pênis para otimizar o tamanho da prótese, a fim de inserir um implante que proporcione a melhor relação entre tamanho e calibre para cada paciente. 

Imagem mostra uma bandeja com toalha descartável azul e instrumentos usados durante uma cirurgia de implante de prótese peniana, como tesouras e bisturis em cor prata e gaze em cor branca

Como prevenir a glande caída?

Para que a glande fique estável, existem duas atitudes que o cirurgião precisa tomar: garantir que o cilindro da prótese atinja a base da glande e adequar o tamanho do cilindro considerando as medidas do membro alongado. 

Precisamos dissecar a estrutura dos corpos cavernosos em sua totalidade. Isso vai permitir que o implante chegue até a base da glande. Se a prótese não atinge a glande, a cabeça do pênis fica com aspecto caído. 

O segundo fator determinante para evitar a queda é o dimensionamento ideal do implante, como se você estivesse ajustando um chapéu em sua cabeça.

Então, se ele for menor do que o necessário – por exemplo, quando um pênis flácido recebe o implante -, o paciente vai sofrer com o problema. Porém, com o pênis alongado, conseguimos medir o tamanho e calibre que melhor se ajusta para a anatomia do pênis do paciente que está sendo tratado. Aí a importância de se inserir a prótese com o membro alongado. 

Se você tem alguma dúvida sobre a cirurgia, escreva para mim. Esse post foi sugestão de uma dúvida real de um paciente. Você pode fazer o mesmo, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp abaixo, pelo Instagram e YouTube. Vou te responder!

  
 
 

Veja também: Técnica Egydio e Prótese Peniana: entenda a relação e a importância de fazer

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

""