Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
A prática de atenção plena pode contribuir para a saúde sexual masculina ao ajudar o homem a se concentrar nas sensações e na conexão com seu parceiro, tornando as relações mais prazerosas. Veja como aplicar no seu dia a dia.
A prática de atenção plena para vida sexual ajuda a reduzir a ansiedade de desempenho, aumenta o foco no momento presente e pode fortalecer a conexão entre os parceiros. Entenda como a atenção plena contribui para melhorar a intimidade.
O que é atenção plena e como ela funciona?
A atenção plena é a capacidade de foco no momento presente. Isso significa afastar as preocupações com o futuro, mantendo o foco somente nos sentimentos e sensações físicas daquele momento.
É um treinamento de concentração que reúne técnicas de meditação e técnicas de respiração que pode beneficiar a saúde sexual masculina ao estimular a consciência corporal e emocional, permitindo a percepção de emoções e conexão profunda com a parceira ou parceiro.

Quais os benefícios da atenção plena para a saúde mental e física?
A prática da atenção plena pode trazer benefícios à saúde mental e física. Confira:
Benefícios para a saúde mental
- Menos ansiedade e estresse: a prática da atenção plena é uma ferramenta que ensina o indivíduo a focar no presente. Ao afastar preocupações com o futuro, a ansiedade e o estresse diminuem e a pessoa consegue interromper fluxos de pensamentos negativos;
- Mais foco e concentração: o treinamento para a mente focar no presente aumenta a clareza mental, trazendo mais foco e concentração e consequentemente, melhora a produtividade;
- Controle das emoções: o foco no momento presente afasta preocupações excessivas com o futuro, ajudando a evitar reações impulsivas potencializadas pelo medo;
- Prevenção e alívio da depressão: a atenção plena é usada na terapia para depressão no intuito de reduzir recaídas.
Benefícios para a saúde física
- Redução da pressão arterial: a atenção plena acalma o sistema nervoso simpático, que atua nas respostas de “luta ou fuga”, que são a aceleração dos batimentos cardíacos e o aumento da pressão.
- Pode colaborar para o equilíbrio do sistema imunológico: o estresse crônico aumenta os níveis de cortisol, e o excesso desse hormônio enfraquece o sistema imunológico. A prática regular da atenção plena ajuda a equilibrar os níveis de cortisol, fortalecendo a imunidade.
- Possível alívio de sintomas relacionados à dor crônica: segundo este artigo, terapias que incorporam a atenção plena beneficiam o tratamento de dores crônicas, contribuindo para a redução do estresse e melhora do sono.

Como o estresse e a ansiedade afetam o desempenho sexual masculino?
O estresse e a ansiedade prejudicam a saúde sexual masculina. Veja como:
Disfunção erétil
O estresse aumenta os níveis de cortisol e esse desequilíbrio contrai os vasos sanguíneos, prejudicando a circulação. Como a ereção depende de um bom fluxo sanguíneo, homens estressados podem ter dificuldade ou nem conseguir o enrijecimento peniano necessário para a relação sexual.
Ejaculação precoce ou retardada
O homem perde o controle sobre o tempo da ejaculação durante quadros de estresse e ansiedade, podendo ser precoce ou retardada.
Redução do desejo sexual
O estresse e a ansiedade causada por preocupações com o trabalho, problemas familiares ou no relacionamento reduzem a libido masculina.
Prática de atenção plena para vida sexual: quais são os impactos positivos?
O mindfulness sexual, a prática de atenção plena para a sexualidade impacta positivamente a intimidade. Confira os benefícios:
- Pode contribuir para a redução da ansiedade de desempenho: com menos pensamentos autocríticos o homem consegue relaxar e se entregar ao momento;
- Pode favorecer o reconhecimento dos sinais que antecedem a ejaculação: a atenção plena melhora a percepção das sensações corporais. Com isso, é possível reconhecer os sinais que antecedem a ejaculação e controlar essa resposta;
- Potencial para aumentar a conexão com o parceiro(a): o mindfulness potencializa o envolvimento emocional e as sensações, fortalecendo a intimidade emocional;
- Mais tolerância às variações: a prática da atenção plena ensina o homem a lidar com o fato de que nem sempre o desejo será arrebatador, por exemplo;
- Maior percepção das sensações e da experiência orgástica: o mindfulness sexual treina a mente para focar nas sensações corporais. Por isso, até mesmo os pequenos estímulos tornam-se mais prazerosos e o orgasmo, mais intenso.
Técnicas simples de mindfulness para incorporar no dia a dia
Aprenda 3 técnicas simples de mindfulness para o dia a dia:
1. Respiração consciente
Fique sentado ou deitado e se concentre em sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo, mas sem tentar controlar. Quando a mente se distrair, volte para a respiração. Faça esse exercício por 5 minutos e silencie dispositivos eletrônicos antes de começar.
2. Caminhada atenta
A caminhada atenta, ou mindful walking, é caminhar com consciência prestando atenção nos movimentos das pernas, o contato dos pés no chão e a respiração. Essa técnica reduz o estresse, aumenta a consciência corporal e a conexão com o presente.
3. Alimentação consciente
A alimentação consciente, ou mindful eating, consiste em observar a cor, o cheiro e o sabor dos alimentos. Para isso, mastigue bem e evite comer assistindo TV ou vídeos no celular. Os benefícios do mindful eating são que podem auxiliar na digestão e ajudar no controle da ansiedade

Atenção plena ajuda na disfunção erétil e ejaculação precoce?
A atenção plena é um recurso a ser considerado nos casos de disfunção erétil e na ejaculação precoce. Entenda como a prática atua:
- Disfunção erétil: direciona o foco para o momento presente, reduz a ansiedade de desempenho, melhora a percepção corporal, reduz o estresse;
- Ejaculação precoce: aumenta o autoconhecimento masculino, reduz a tensão corporal, aumenta a consciência corporal.
Segundo este artigo, a prática da atenção plena para vida sexual colabora para a autoestima corporal e também pode oferecer benefícios também para homens com deficiência física
Quando procurar um especialista para orientação personalizada?
O homem deve consultar o urologista quando a disfunção erétil, ejaculação precoce ou baixa libido é frequente e causa desconforto emocional, como redução da autoestima, ansiedade e pensamentos negativos recorrentes.
A atenção plena pode ser um dos recursos que contribuem para uma vida sexual mais saudável. Continue explorando o blog do Dr. Paulo Egydio para ter acesso às melhores dicas de saúde e bem-estar.



