Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
A posição do pênis na cueca pode interferir na saúde sexual masculina.
Como guardar o pênis na cueca? Essa é uma resposta que todo homem deveria saber. Tanto o tipo de cueca escolhido quanto o momento e a forma de acomodar o órgão podem influenciar no conforto e até na saúde.
Essa dúvida foi feita por um leitor, e ele questiona, ainda, se há o risco de desenvolver curvatura peniana ao posicionar o pênis nas roupas íntimas. Conheça dicas para evitar prejuízos.
Deixar o pênis de lado na cueca causa Doença de Peyronie?
A posição do pênis na cueca não é capaz de favorecer a formação de fibroses que causam a curvatura peniana.
Somente guardar o pênis de lado na cueca, desde que ele esteja totalmente flácido e sem forçá-lo, não vai deixar o pênis torto.
A Doença de Peyronie se origina a partir de traumas e microtraumas na estrutura do pênis, que levam à formação de fibroses penianas (cicatrizes).
Esses traumas ocorrem em situações que forçam o pênis ereto.
O perigo está em deixar o pênis na lateral enquanto se tem uma ereção (principalmente se o homem está vestindo uma roupa justa) ou, ao ter uma ereção, forçar o membro para a lateral. Essas situações realmente podem entortar o pênis na cueca.
Como colocar o pênis na cueca
Não existe uma posição certa para acomodar o órgão na cueca.
Posicionar o pênis para cima ou para baixo na cueca, ou, ainda, para uma das laterais, é uma decisão do homem. Por isso, a melhor posição é aquela com a qual ele se sente mais confortável.
Na hora de guardar o pênis, é fundamental que ele esteja completamente flácido. Se ele estiver ereto, há risco de trauma que leva à formação de fibroses que dão origem à Doença de Peyronie.
Em situações em que o homem pode ter uma ereção, como durante uma noite romântica, o ideal é evitar posicionar o pênis de lado dentro da cueca. Isso porque, com a ereção, pode ocorrer um microtrauma.
Dicas de conforto para usar cueca
A escolha da cueca também é importante para a saúde peniana.
A preferência deve ser por tecidos naturais, como o algodão, que deixam a pele respirar e evita infecções causadas por fungos.
Quanto ao modelo, todas são bem-vindas, desde que você evite cuecas apertadas, que ficam justas demais. Para isso, basta usar a peça no tamanho correto para o corpo.
No caso dos homens que têm prótese peniana, o ideal é apostar em modelos boxer, que ajudam a ocultar o implante e evitam constrangimentos.
Outros cuidados que o seu pênis merece
O pênis exige atenção constante. Isso inclui bons hábitos de higiene, manutenção e prevenção.
Saiba o que o homem deve fazer para cuidar bem do órgão:
- Higiene no banho: lave corretamente o pênis. Se não for circuncidado, exponha e higienize a glande. Seque bem depois do banho.
- Mãos limpas: sempre lave as mãos antes de tocar no pênis para evitar infecções causadas por micro-organismos.
- Consultas médicas: visite o urologista. Além de orientar sobre a Doença de Peyronie, o médico pode diagnosticar problemas como câncer de próstata ou de pênis.
Agende uma consulta para tirar outras dúvidas sobre curvatura peniana
Se você notar alterações no formato ou tamanho do pênis, procure avaliação médica, pois esses podem ser sinais de Doença de Peyronie ou outras condições.
O tratamento realizado pelo Dr. Paulo Egydio faz parte das diretrizes da Associação Americana de Urologia (AUA), Associação Canadense de Urologia (CUA) e Associação Européia de Urologia (EAU).
Clique aqui para fazer uma pré-análise do seu caso e obtenha auxílio para evitar prejuízo para a sua vida sexual.
Saiba mais:
- 09 Principais Causas da Impotência Masculina e Como Tratar
- Confira 12 práticas para deixar o pênis mais duro
- Disfunção Erétil Medicamentosa: Tratamentos Disponíveis
- 5 Melhores Suplementos para Libido Masculina Segundo Estudos
- Disfunção Erétil: O Que É, Principais Sintomas e Tratamentos
- Sexólogo ou Urologista: Qual Especialista Procurar Primeiro?
- Bomba Peniana e Injeções Penianas



