Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
Sentir sono depois da relação pode estar relacionado à liberação de hormônios como prolactina, ocitocina e endorfinas, que atuam no relaxamento. Outros fatores também podem intensificar o sono pós-sexo. Saiba quais são.
É normal sentir sono depois da relação porque durante o orgasmo, o organismo libera hormônios que atuam no relaxamento e como a prolactina, ocitocina. A liberação do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse” também colabora para essa fadiga pós-sexo.
O que acontece com o corpo do homem após a relação?
O corpo masculino após o sexo passa por uma sensação de relaxamento e bem-estar causada pela liberação de hormônios. Confira:
- Ocitocina: hormônio produzido no hipotálamo, liberado em momentos de conexão, como abraços e carícias;
- Endorfina: também produzida no hipotálamo, provoca bem-estar e prazer;
- Prolactina: hormônio associado ao relaxamento.
Afinal, é normal ficar com muito sono depois da relação?
Muitas pessoas relatam sono após a relação sexual, o que pode estar relacionado a mudanças hormonais e físicas.
Em relação aos hormônios, o corpo libera prolactina após o orgasmo e isso gera uma sensação de satisfação e relaxamento. A ocitocina e a endorfina também provocam relaxamento e são liberadas durante e após o sexo.
O relaxamento muscular e a normalização dos batimentos cardíacos e da pressão arterial também colaboram para essa fadiga pós-sexo.

Porque os homens sentem sono após da relação?
O sono depois do sexo pode estar associado a uma combinação de fatores hormonais e mudanças físicas. Entenda:
1. Liberação de prolactina
Uma função pouco conhecida da prolactina é sua ação nos processos de recuperação e relaxamento. O hormônio é liberado após o orgasmo para reduzir os efeitos da dopamina, neurotransmissor que gera sensações de prazer e motivação.
2. Liberação de ocitocina e endorfina
A ocitocina é liberada principalmente durante o orgasmo. Além de fortalecer conexões emocionais, o chamado “hormônio do vínculo” cria um efeito relaxante que acalma e reduz o estresse.
3. Queda nos níveis de adrenalina
A adrenalina é um hormônio e neurotransmissor produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins. Ela prepara o corpo para os momentos de alerta e atenção ao aumentar a pressão arterial e acelerar os batimentos cardíacos.
A redução dos níveis de adrenalina após o orgasmo relaxa os músculos e faz a pressão e os batimentos cardíacos voltarem ao normal, deixando o corpo pronto para o descanso.
4. Ritmo circadiano
A fadiga pós-sexo pode ser mais intensa se a relação for à noite em um ambiente escuro. Isso porque a escuridão estimula a produção de melatonina, o hormônio do sono.
A melatonina é importante para o ritmo circadiano, ciclo biológico de 24 horas que regula o sono. Com menos luz, o corpo entende que é hora de reduzir o ritmo e o sono é induzido.
O que influencia o cansaço pós-sexo?
A fadiga pós-sexo não é somente uma questão hormonal. Cansaço antes da relação, estresse, má alimentação e consumo de álcool intensificam a sonolência. Veja como:
- Cansaço: o sexo é uma atividade física. Se você estiver cansado antes da relação, ficará ainda mais cansado;
- Estresse: o estresse aumenta a quantidade de cortisol e adrenalina, compostos que aceleram a frequência cardíaca e aumentam a pressão. Essa alteração faz a pessoa começar o sexo cansada e isso se intensifica quando termina o ato sexual;
- Má alimentação: alimentos processados, frituras e gordura são pobres em nutrientes e exigem mais esforço para a digestão. O trabalho extra do sistema digestivo rouba energia que seria usada na recuperação após o sexo.

Quando o sono depois do sexo é motivo de preocupação?
Sentir sono após a relação é um relato frequente, mas em alguns casos pode estar associado a condições de saúde que merecem avaliação médica. Saiba quais:
- Apneia do sono: essa interrupção da respiração ao longo da noite interfere na qualidade do sono e o pós-sexo fica mais cansativo;
- Problemas hormonais: homens com pouca testosterona podem ter menos energia. O excesso também é prejudicial porque causa irritabilidade e exaustão após o ato;
- Problemas cardíacos: falta de ar e dor no peito após a relação podem ser indícios de doenças nesse órgão.
O sono depois da relação está relacionado à minha idade ou condição física?
A idade e a condição física interferem no sono após o sexo. Veja como:
- Mudanças hormonais: o envelhecimento reduz os níveis de testosterona e esse desequilíbrio deixa o homem menos disposto;
- Saúde cardiovascular: boa saúde cardiovascular e muscular torna o transporte de oxigênio para os músculos e a circulação sanguínea mais eficiente. Com isso, o sono após a relação é menos intenso.
Há algo que eu possa fazer para evitar o sono pós-sexo?
O sono pós-sexo pode ser influenciado por fatores hormonais e físicos, mas algumas estratégias podem ajudar a minimizar a fadiga.
Porém, existem estratégias para reduzir a fadiga. Veja:
- Atividade física regular;
- Alimentação saudável;
- Evitar o abuso de álcool, principalmente antes da relação;
- Adotar técnicas de relaxamento como meditação e ioga para evitar o estresse;
- Não ter relações quando estiver muito cansado.
Como aumentar minha energia depois do sexo?
Conheça dicas práticas para aumentar a energia pós-relação:
- Deixar uma luz fraca acesa para diminuir a produção de melatonina para reduzir o sono;
- Banho quente para relaxar os músculos ou frio para revigorar;
- Comer uma fruta ou um lanche rico em proteínas;
- Não consumir bebida alcoólica.
Quando procurar um urologista?
Caso o sono excessivo após a relação interfira nas atividades diárias ou esteja acompanhado por outros sintomas, como dificuldade de ereção, uma avaliação médica pode ser recomendada.
É normal sentir sono após a relação, mas é importante procurar o urologista assim que surgirem sintomas associados à fadiga. Para mais dicas de saúde, siga o canal no Whatsapp do Dr. Paulo.



