A sexologia pode ser a resposta para muitas questões relacionadas ao desempenho sexual que podem criar desconforto e afetar sua qualidade de vida. Por isso, deveria ser uma aliada dos homens que sofrem com disfunção sexual e outros empecilhos do comportamento sexual masculino.
Buscar um profissional da área é um passo positivo para lidar com essas questões de forma definitiva. Ao procurar ajuda, os homens podem vão encontrar soluções para melhorar sua saúde sexual e qualidade de vida.
Leia mais: Dicas para melhorar a sua vida sexual
É isso que o Dr. Paulo Egydio e a sexóloga Lu Cabral abordam no conteúdo de hoje. Confira!
O mundo da sexologia
A sexologia é uma área de estudo multidisciplinar que visa compreender a sexualidade humana com olhar científico e cultural.
A partir de disciplinas como psicologia, biologia, medicina, sociologia e antropologia, um sexólogo se preocupa com as manifestações da sexualidade, como comportamento sexual, orientação sexual, identidade de gênero, saúde sexual e reprodução.
No caso dos homens, a sexologia desempenha um papel importante para a saúde sexual por incluir preocupações como disfunção erétil, problemas de ejaculação, desejo sexual e outros desafios que podem afetar a qualidade de vida e a saúde mental.
A fim de tratar as complexidades da sexualidade, o área oferece orientações terapêuticas e educacionais de forma holística, melhorando a vida do paciente.
O que é ereção e como ela acontece?
A ereção envolve uma ação em conjunto entre o sistema nervoso e o sistema vascular. Porém, nada acontece sem a erotização, e ela depende de fatores psicológicos.
Quando o homem é estimulado sexualmente, o cérebro libera substâncias que estimulam o relaxamento dos corpos cavernosos. Dessa maneira, o fluxo sanguíneo aumenta no interior do pênis, e a pressão sanguínea gera uma pressão que permite a rigidez peniana.
Para que o cérebro possa trabalhar adequadamente, o homem precisa estar erotizado. Ou seja, ele deve estar presente na hora H, prestando atenção aos detalhes que o deixam excitado. Quando há algum medo, ansiedade, desconforto ou outras questões psicológicos que atrapalham a erotização, a ereção tende a não acontecer.
Leia mais: Como melhorar a ereção
Quais são os fatores que podem interferir na ereção e no desempenho sexual?
Uma ereção é influenciada por fatores físicos e psicológicos. Caso você tenha um ou ambos os problemas, há um grande risco de apresentar disfunção erétil e um mau desempenho na relação sexual.
Os fatores físicos ou orgânicos são:
- Fibroses penianas
- Doenças cardiovasculares
- Diabetes
- Problemas neurológicos
- Distúrbios hormonais
- Cirurgias pélvicas
- Obesidade
- Consumo de certos medicamentos
- Consumo de álcool em excesso e drogas
- Tabagismo
Já os fatores psicológicos que podem interferir na hora H são:
- Ansiedade
- Depressão
- Estresse
- Conflitos no relacionamento
- Culpa
- Traumas
- Baixa autoestima
Como a sexologia pode ajudar a melhorar a ereção e o desempenho sexual?
Os homens têm resistência a procurar ajuda profissional para a hora H, seja por imposições culturais e de gênero, falta de conscientização ou negligência para com a própria saúde.
Porém, um sexólogo pode ser de grande ajuda para quem está passando por dificuldades ou deseja aprimorar as relações sexuais. Confira o que esse profissional pode fazer por você:
Busca por informações
Um sexólogo pode levar aos pacientes informações sobre sexualidade. Assim, eles podem quebrar os paradigmas associados ao tema.
Diálogo
Também é possível alertar sobre a importância do diálogo entre os parceiros, para que um saiba exatamente como agradar o outro.
Aconselhamento
Quem sofre com problemas de desempenho sexual precisa de orientações e apoio emocional. Assim, é possível encontrar outras formas de obter prazer. O aconselhamento pode envolver a(o) parceira(o).
Repertório de sexualidade
Com o auxílio da sexologia, o homem pode começar a acessar um novo repertório de sexualidade, e será possível viver novas experiências.
Mudanças no estilo de vida
Um profissional da sexologia pode recomendar mudanças nos hábitos e no estilo de vida do homem para melhorar a sua ereção e desempenho sexual, como parar de fumar e praticar exercícios físicos regularmente, por exemplo.
Quais são as vantagens de buscar ajuda profissional para os problemas sexuais?
Buscar ajuda da sexologia faz bem para o homem e também para os casais, principalmente quando falamos da disfunção erétil.
Quando o homem tem a chance de contar com um profissional para identificar e diagnosticar adequadamente o problema que está vivenciando, ele tem acesso a um tratamento mais eficaz e direcionado, recomendado especialmente para o seu caso, e levando em consideração fatores físicos e psicológicos.
Leia mais: Tipos e tratamentos disponíveis para a disfunção erétil
Durante o tratamento, o paciente também recebe orientações para que a sua vida sexual continue ativa e seja prazerosa. Ele também tem suporte emocional para ajudar a passar por esse período, que pode ser muito complicado.
Conforme o tratamento avança, o homem vai perceber uma melhoria em sua vida sexual e em seu bem-estar geral. Seu relacionamento também vai melhorar, pois será possível se comunicar e ter mais intimidade com a(o) parceira(o).
Além disso, homens que busca esse tipo de auxílio contribuem para a redução do estigma e constrangimento associados às dificuldades na hora H. Eles podem influenciar familiares e amigos a se sentir mais à vontade para debater o tema e ir atrás de ajuda sempre que necessário.
Para potencializar essas vantagens, conte com a parceria entre as áreas de sexologia e urologia. Essa associação vai trazer ainda mais benefícios para o tratamento da disfunção erétil e outras dificuldades em sua vida sexual.
Entre em contato conosco para entender ainda mais sobre essa poderosa parceria e para saber como cuidar e tratar da disfunção erétil, Doença de Peyronie e curvatura congênita.