+ 11 3077-3647

A imagem mostra um túnel em tons de cinza e representa o que é fibrose peniana

Explorando as Fibroses Penianas: O Que Você Deve Saber

Entender o que é fibrose peniana é o primeiro passo para enfrentar esse desafio, que pode levar os homens a apresentar Doença de Peyronie e disfunção erétil. Apenas com informações confiáveis e auxílio de um médico urologista que o paciente poderá ter qualidade de vida sexual novamente.

A fibrose peniana, associada a essas duas condições, é caracterizada pelo desenvolvimento de um tecido fibroso no pênis. Como consequência, em alguns casos, gera deformidades e/ou disfunção erétil no membro.

Continue a leitura para conhecer mais sobre o que é fibrose peniana, como ela se forma, seu impacto, os sintomas e, o mais importante: como tratá-las.

O que é fibrose peniana?

A fibrose no pênis é uma condição na qual um tecido fibroso – composto por fibras de colágeno, proteínas e células especializadas – se acumula na túnica albugínea, criando uma capa que limita a elasticidade dessa membrana.

Leia mais: Conheça mais detalhes sobre a fibrose no pênis

Quando essa limitação ocorre, podem surgir deformidades quando o cilindro está pressurizado. Ou seja, quando o pênis está ereto.

É como se você colocasse uma fita adesiva em uma bexiga e então tentasse enchê-la de ar. Como aquele trecho está restrito, a bexiga ficará deformada.

Quais os tipos e consequências das fibroses penianas

Para que a ereção seja reta e alinhada, todos os lado da túnica albugínea precisam ter a mesma elasticidade. Caso haja uma redução da elasticidade, o pênis tende a se curvar. Logo, o membro fica torto para o lado em que as placas fibrosas estão localizadas.

A perda de elasticidade também pode ocorrer ao redor da circunferência da túnica albugínea. A consequência é o afinamento do pênis, que pode ser detectado durante a ereção.

A curvatura e o afinamento podem aparecer juntos, inclusive em mais de um ponto da haste peniana.

Em determinados casos, a fibrose pode penetrar nos corpos cavernosos. É a fibrose produnda, que pode levar ao déficit de firmeza vertical, dificultando ou impedindo ereção.

O que a fibrose peniana pode causar?

O aparecimento de deformidades é o sintoma mais lembrado quando pensamos em “o que é fibrose peniana”. Porém, há outras formas de perceber que você pode ter uma fibrose.

Leia mais: Saiba como fazer o autoexame e descubra se você tem uma fibrose peniana

No início dessa condição, nem sempre o homem apresenta algum grau de curvatura ou ela é muito discreta e sua presença passa despercebida.

Porém, ele pode experimentar dor durante a ereção, o que sugere um processo inflamatório.

Quando a fibrose é profunda, o homem pode sofrer com a disfunção erétil. Assim, por mais que o pênis seja preenchido com sangue, ele se dobra com facilidade.

Logo, os sintomas da fibrose peniana podem ser resumidos como:

  • Deformidades no pênis: curvatura, perda de tamanho e/ou afinamento
  • Disfunção erétil: dificuldade ou incapacidade de ter/manter a ereção
  • Dor na hora da ereção

Imagem mostra uma superfície acinzentada com um prato azul quebrado e representa o que é fibrose peniana, causas e tratamentos

O que pode causar traumas no pênis

Além de compreender o que é fibrose peniana, você precisa ter em mente como elas são geradas.

A fibrose surge a partir de um trauma ou microtraumas acumulados ao longo da vida no pênis. De forma geral, há uma combinação de fatores que predispõem esses traumas, como:

  • Diabetes
  • Pressão alta
  • Colesterol elevado
  • Forçar o pênis (na penetração, masturbação ou ao dormir de bruços)
  • Falta de lubrificação
  • Cirurgias pélvicas, como a cirurgia da próstata

Leia mais: Saiba se as ereções noturnas são normais

Esses fatores podem ser percebidos antes e até mesmo evitados. Dessa forma, você pode se prevenir contra a formação do tecido fibrótico no pênis e suas consequências.

Quais opções de tratamentos para fibroses penianas?

Depois de saber o que é fibrose peniana, você pode estar se perguntando: e agora? Como posso resolver?

A melhor decisão a se tomar é buscar orientação médica assim que você perceber os primeiros sintomas. Assim, você evita que ela evolua – o que vai exigir tratamentos mais complexos.

Fibroses leves

No caso das fibroses leves, que não trazem deformidades severas ao pênis e/ou que não causam graus sérios de disfunção erétil, é possível optar por um tratamento clínico.

Com medicamentos como a associação de colchicina e vitamina E, é possível retardar a formação das fibroses, evitando que a curvatura peniana se acentue. Outra opção são as injeções intracavernosas, como o Verapamil e o Xiaflex (ainda indisponível no Brasil), que podem melhorar ligeiramente a curvatura.

Se as fibroses estiverem provocando, ainda, disfunção erétil, o médico pode receitar medicamentos orais, como Sildenafila e Tadalafila, que atuam intensificando o fluxo sanguíneo na região peniana para que haja uma ereção de qualidade. Uma alternativa são as injeções penianas, a base de Alprostadil, aplicadas pelo próprio homem na base do pênis.

Fibroses graves

Agora, quando as fibroses evoluem ou se calcificam, o tratamento necessário para a condição é a cirurgia.

Leia mais: Detalhes sobre a cirurgia de Peyronie e disfunçao erétil

Conforme a placa de fibrose se agrava, a deformidade no pênis se acentua, podendo atingir 90°, e a ereção fica cada vez mais complicada.

Para tratar esse tipo de caso, o procedimento cirúrgico vai restaurar as dimensões do pênis – incluindo tamanho e calibre – graças ao alinhamento permitido até o limite dos nervos, a partir de pequenas incisões geometricamente calculadas.

Além de tratar as fibroses, na cirurgia, o médico coloca uma prótese peniana do maior tamanho e calibre possível (respeitando a anatomia do pênis após a restauração das dimensões). O implante visa dar rigidez para que o homem possa penetrar na hora H, solucionando a disfunção erétil.

Estética ou Saúde?

Agora que você já entendeu o que é fibrose peniana, dá para refletir se o tratamento para as doenças penianas associadas é uma mera questão estética ou de saúde.

A partir de mais de 20 anos de experiência atuando com casos com esses, a visão do Dr. Paulo Egydio é de que o tratamento é predominantemente motivado pela saúde masculina.

Como as fibroses podem causar deformidades, dor e disfunção erétil, há impacto na qualidade de vida sexual e, muitas vezes, no estado emocional do paciente.

Ao eliminar as fibroses e ter um pênis funcional novamente, o homem volta a ter uma vida sexual satisfatória, o que contribui para o seu bem-estar geral.

Melhorias estéticas são um resultado secundário.

Desvendar o que é fibrose peniana, uma condição caracterizada pela formação de tecido fibroso no pênis e que pode acarretar em deformidades e disfunção erétil, é apenas o início de uma jornada que ajudará você a resgatar a sua qualidade de vida sexual.

Para dar sequência a essa jornada, conte conosco e entre em contato agora mesmo. Lembre-se: quanto antes você tratar as fibroses penianas, há mais chances de evitar a cirurgia.

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

""