+ 11 3077-3647

injecao-peniana-ou-tadalafila-e-sildenafila

Qual é o melhor? Injeção peniana, Tadalafila ou Sildenafila?

Existem vários tratamentos possíveis para a disfunção erétil – inclusive, em último caso, a cirurgia para a reconstrução e implante de prótese peniana. A medicação oral e a aplicação de injeção peniana são algumas dessas alternativas, e podem funcionar em alguns casos.

Antes de avançar neste blog dedicado à primeira (Sildenafila/Tadalafila) e segunda linha de tratamento para a disfunção erétil (injeções intracavernosas), precisamos deixar bem claro que o homem jamais deve fazer a automedicação. Busque sempre o seu médico.

Quero alertá-lo que, caso esteja sofrendo com a Doença de Peyronie ou com a Disfunção Erétil, você pode fazer uma pré análise do seu caso clicando aqui.

Os medicamentos mais utilizados para tratar estes problemas só devem ser usados após uma criteriosa avaliação das condições de saúde do paciente. Já as injeções são formuladas de forma individualizada e precisam de orientação para serem aplicadas corretamente, evitando o risco de fibrose e priapismo

Medicação oral ou injeção peniana?

Quando o paciente chega ao consultório, o que o urologista procura fazer é esgotar as possibilidades de tratamentos clínicos antes de optar por um tratamento cirúrgico.

Portanto, após a conversa com o paciente e a realização de exames, a maioria dos médicos opta por recomendar a medicação oral como primeira linha de tratamento. Se houver progresso com esses medicamentos, o tratamento continua. Se não houver mudanças, aí sim uma segunda linha de tratamento pode ser considerada, dessa vez com as injeções no pênis.

De forma geral, o tratamento injetável é benéfico para muitos pacientes, mas é preciso cuidado. 

Como é preciso perfurar repetidamente a estrutura peniana para injetar, o risco de formação de fibroses penianas aumenta. 

O medicamento injetável – quando indicado com dose maior que o ideal – também pode estar associado à ocorrência de priapismo, que é uma emergência urológica. Na situação, o pênis fica ereto por mais de três horas, mesmo sem estímulo erótico. Com isso, o sangue no interior do pênis não se renova, e os tecidos podem sofrer morte celular e desenvolver fibroses intracavernosas. 

Logo, se o paciente está respondendo bem aos medicamentos orais, não há necessidade de partir para o tratamento com injeções.

Malefícios da Sildenafila e Tadalafila

Por outro lado, o tratamento oral pode ser contraindicado para pacientes que tenham problemas coronarianos. Por isso, a avaliação em conjunto com um cardiologista é de extrema importância para recomendar ou não esse tipo de medicamento.

A Sildenafila e a Tadalafila são os princípios ativos mais receitados para os pacientes que apresentam a Doença de Peyronie e/ou disfunção erétil. No entanto, eles podem apresentar alguns efeitos colaterais que não devem ser descartados:

  • Dores de cabeça
  • Entupimento nasal
  • Vermelhidão facial
  • Dor muscular 
  • Dores nas costas e pernas

Vale lembrar que os efeitos colaterais da Sildenafila e Tadalafila variam de paciente para paciente, e alguns sequer chegam a apresentar algo. 

O ajuste de qual medicamento usar para reduzir os efeitos colaterais deve ser feito pelo urologista. Acertar a dose também é essencial para minimizar as reações adversas. O ideal é encontrar a menor dose possível para oferecer o efeito desejado (uma ereção firme para penetração e com duração até o orgasmo).

No caso dos medicamentos orais, para fazerem efeito, precisam ser ingeridos com uma certa antecedência do ato sexual para que o corpo possa absorver o comprimido. Se o estômago estiver vazio, o efeito pode ser melhor em função de uma maior absorção.

Não podemos nos esquecer que esse tipo de tratamento exige estimulação erótica. Se o paciente não passar pelo processo de erotização, não haverá ereção, uma vez que os medicamentos são apenas facilitadores.

Malefícios da Injeção Intracavernosa

Já falamos um pouco sobre o risco de desenvolver fibroses e priapismo, mas há ainda outros malefícios que devem ser considerados antes de optar pelo tratamento injetável.

A injeção peniana é indutora da ereção. Isso quer dizer que, para conseguir uma ereção com esse tratamento, não é preciso de um estímulo erótico, e isso pode diminuir a espontaneidade da sua vida sexual. Porém, se houver estímulo erótico, a resposta e a relação sexual tendem a ser ainda melhor.

Alguns homens não gostam que a(o) parceira(o) sexual saiba sobre as aplicações, o que pode complicar o relacionamento, principalmente quando a relação não é estável. 

Há medicamentos injetáveis que precisam ser conservados na geladeira, como aqueles à base de Alprostadil. Ele não pode ficar muito tempo sem refrigeração, então é preciso planejar a logística para a hora H. 

Idealmente, as injeções precisam de um intervalo de 48 horas entre as aplicações, que devem ser feitas em lados alternados na base do pênis para minimizar o risco do surgimentos de fibroses decorrentes da perfuração. 

Se os remédios para ereção não adiantarem para o seu caso, mas você se adaptar às injeções no pênis, sempre com o devido acompanhamento médico para o ajuste da medicação, elas podem, sim, ser a melhor alternativa. 

Se você já experimentou essas duas opções, mas não obteve uma melhora no quadro, clique no botão abaixo e faça uma avaliação em nossa clínica. Talvez um tratamento cirúrgico com o implante de prótese peniana seja o mais adequado para você. 

Assista ao vídeo abaixo que publiquei no meu canal do YouTube sobre as características entre a injeção peniana, Tadalafila e Sildenafila.

Leia mais

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na clínica pelo Dr. Paulo, confira:

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

Fundo de mesa e cadeira de madeira escura com base de uma espada em primeiro plano representando como eliminar fibroses penianas

Como eliminar as Fibroses Penianas?

Descobrir como eliminar fibroses penianas é um dos principais desejos dos homens que foram diagnosticados com essas placas no interior do pênis, e a resposta

""