+ 11 3077-3647

Fundo branco com placar vermelhas com símbolo de cruz e de coração representando a origem das disfunções sexuais

Sexólogo ou Urologista: Qual Especialista Procurar Primeiro?

As disfunções sexuais podem ter um impacto significativo na vida sexual, autoestima e relacionamentos dos homens. Aceitar que você está passando por dificuldades na hora H é um passo difícil, mas muito importante para começar a recuperar a sua satisfação.

Problemas como disfunção erétil, ejaculação precoce, falta de libido, entre outros, podem fazer com que você experiemente sentimentos de frustração, ansiedade, depressão, e até mesmo prejudicar os relacionamentos.

Porém, ao receber um diagnóstico adequado e compreender que você está passando por uma disfunção sexual, você pode iniciar um tratamento personalizado para o seu caso ao mesmo tempo em que cuida do seu psicológico, fortalecendo e recuperando a sua vida sexual.

Continue a leitura a seguir para entender quais profissionais podem te ajudar!

O que são disfunções sexuais?

Disfunções sexuais designa algumas condições que afetam a capacidade de ter uma máxima satisfação sexual, e se manifesta tanto em homens quanto em mulheres a qualquer momento – desejo, excitação, orgasmo, etc.

No caso dos homens, as disfunções sexuais mais comuns são: disfunção erétil, ejaculação precoce, ejaculação retardada, diminuição da libido e ejaculação retrógrada.

Essas disfunções podem podem ter causas físicas, psicológicas ou uma combinação de ambas.

Por que buscar ajuda profissional?

Se você está enfrentando alguma disfunção sexual, você deve procurar ajuda para evitar que a sua vida sexual seja prejudicada.

Vale lembrar que uma vida sexual saudável é importante para a saúde física e emocional de uma pessoa.

Ter boas relações sexuais pode melhorar o condicionamento físico, a circulação sanguínea e o sistema cardiovascular, ajudar a dormir melhor, contribuir para a longevidade, reduzir o risco de câncer e muitos outros benefícios.

Portanto, não deixe de procurar auxílio com urologistas ou sexólogos com experiência no tratamento de disfunções sexuais.

Fundo branco com molde de cérebro em tom rosa simbolizando o tratamento das disfunções sexuais de causas físicas e psicológicas

Sexólogo ou urologista: qual especialista procurar primeiro?

Urologistas e sexólogos são profissionais capacitados para lidar com uma série de disfunções sexuais.

Apesar de realizarem um trabalho em conjunto com o paciente, o ideal é que o homem procure primeiro um urologista e, na sequência, um sexólogo.

Essa ordem é mais adequada pois o urologista vai diagnosticar o paciente com base em causas físicas.

Por exemplo, em um caso de disfunção erétil, será possível entender se a condição é motivada por fibroses penianas, má vascularização, queda de testosterona, entre outros.

Já o sexólogo pode diagnosticar as causas psicológicas das disfunções sexuais, uma vez excluídas ou identificadas as causas físicas (pois muitas das disfunções sexuais têm origem mista).

Leia mais: Disfunção erétil física e psicológica: qual devo tratar primeiro?

Entretanto, caso o paciente vá primeiro ao sexólogo, o profissional certamente indicará a visita ao urologista antes de fechar um diagnóstico, afinal, o tratamento deve ser feito, preferencialmente, em conjunto.

Diferenças entre sexólogo e urologista

A principal semelhança entre esses profissionais é que ambos lidam com questões relacionadas à saúde sexual, como as disfunções sexuais.

A diferença é que eles possuem treinamentos e especializações diferentes, de forma que o sexólogo vai olhar principalmente para questões psicológicas e emocionais relacionadas à sexualidade, e o urologista é focado no diagnóstico e tratamento de condições físicas do sistema urológico e reprodutor dos homens.

É por isso que, dependendo da natureza do problema, é válido consultar tanto um sexólogo quanto um urologista. Assim, você terá uma avaliação completa e abrangente do caso.

Como o sexólogo e o urologista podem ajudar no tratamento contra disfunções sexuais?

A maioria das disfunções sexuais pedem uma abordagem multidisciplinar. Ou seja, a ideia não é só resolver o problema penetrativo, mas ressignificar a forma como aquele homem vive a sua sexualidade.

O urologista atuará no tratamento clínico e/ou cirúrgico da condição.

No caso de homens que estão com disfunção erétil de origem física ou mista, ele poderá investigar as causas e tratá-las. Por exemplo, se houver uma queda de testosterona, é possível fazer uma reposição hormonal. Se houver fibroses, é possível estabilizá-las e/ou removê-las com medicamentos e cirurgia.

Leia mais: Como tratar a disfunção erétil

Se a origem for psicológica, também é possível tratar o paciente. Nessa situação, o urologista consegue prescrever medicamentos ou injeções que favorecem a ereção, para que o homem não falhe na hora H.

Enquanto isso, o sexólogo trabalha os aspectos psicológicos do homem.

O profissional pode ajudar o paciente a aceitar que ele tem um problema, mas que não é por isso que ele deixou de ser viril.

Ele também vai ajudar o homem a entender que o desejo sexual começa na cabeça, afinal, uma boa erotização é muito importante para tratar as disfunções sexuais e ter mais prazer durante a relação.

O sexólogo, ainda, auxilia o homem a lidar com os bloqueios e ansiedades que o impedem de ter um desempenho sexual satisfatório. Por exemplo, aqueles que estão com a autoimagem distorcida podem precisar de ajuda para permitir que seu corpo sinta prazer.

Trabalho multidisciplinar

O olhar multidisciplinar desses verdadeiros especialistas em saúde sexual proporciona ao paciente um tratamento para problemas sexuais humano e individualizado, que atende às necessidades de cada um – e cada casal, quando for o caso.

Com essa colaboração, os pacientes podem ter acesso a uma melhoria significativa na qualidade de vida, autoestima e satisfação sexual.

Não é nada fácil conviver com disfunções sexuais, mas você pode contar com o apoio de profissionais que estão prontos para atender casos como o seu com discrição, empatia e compreensão. Não deixe de entrar em contato se precisar de ajuda.

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

coronavirus-e-transmitido-pelo-sexo

Coronavírus é transmitido pelo sexo?

O coronavírus é transmitido pelo sexo? É preciso entender mais sobre isso para se prevenir e proteger sua saúde. O Coronavírus é uma família de