A orquite é uma condição inflamatória que afeta os testículos. Além de causar pode causar desconforto significativo, a doença tem potenciais complicações, principalmente à vida sexual e fertilidade masculina, se não for devidamente tratada.
É importante buscar atendimento médico se houver suspeita de orquite para evitar complicações e garantir um tratamento eficaz. Saiba mais!
O que é orquite nos testículos?
A orquite é a inflamação ou infecção, geralmente causada por vírus, bactérias e até mesmo por traumas nos testículos.
Ela pode acometer um ou os dois testículos ao mesmo tempo, e tem como sintomas dores intensas nos testículos e inchaço no local. O homem pode apresentar, ainda, ejaculação e/ou urina com sangue, febre, suor nos testículos e sensação de endurecimento da bolsa escrotal.
Quando os epidídimos (estruturas internas responsáveis pelo armazenamento dos espermatozoides) também ficam infeccionados, o quadro é classificado como orquiepididimite.
Como se pega orquite?
A orquite geralmente tem origem bacteriana ou viral, mas essa inflamação pode surgir devido a traumas físicas na região íntima e também pode ser contraída como uma IST (Infecção sexualmente transmissível).
Independente da causa original da inflamação, os testículos ficam inchados e doloridos.
As infecções virais representam o tipo mais comum de orquite, e muitas vezes são derivadas da caxumba. Conheça as principais causas da orquite:
Caxumba
Uma das causas mais comuns para essa doença é o vírus da caxumba, a parotidite.
Quando o homem fica com caxumba, a inflamação viral provoca aumento da temperatura nos testículos, o que compromete a produção de espermatozóides (espermatogênese) ou a efetividade dos que conseguem ser produzidos.
É um risco para a fertilidade masculina, além de interferir nas ereções, por conta do inchaço da bolsa escrotal.
ISTs
Algumas bactérias que fazem parte das ISTs, como clamídia, gonorreia e sífilis, também podem ser listadas como agentes causadores de inflamações testiculares que podem progredir para um quadro de orquite.
Infecções do trato urinário
Condições infecciosas que afetam qualquer parte do sistema urinário, como uretrite (uretra), pielonefrite (rins) e cistite (bexiga), podem causar a condição.
Traumas
A orquite também pode se desenvolver por traumatismos e lesões na região da bolsa escrotal. Chutes, pancadas, quedas e traumas na hora H podem gerar essa grave consequência.
Quais os sintomas da orquite?
A orquite pode se manifestar de maneiras diferentes, de acordo com a origem do quadro inflamatório.
Quando ela acompanha a caxumba, os sintomas podem ser notados cerca de 7 dias após os primeiros sintomas do vírus, com a alteração das glândulas salivares, inchaço e dor forte no pescoço e queixo.
Nos testículos de quem apresenta a condição, a dor pode começar de um lado e se espalhar para o outro, sentir febre, calafrios, vômitos, náuseas, taquicardia, vermelhidão, sangue no sêmen e ao urinar, dor durante o ato sexual, dificuldade de ereção (disfunção erétil) e secreção na uretra.
O que acontece se não tratar a orquite?
Só pela dor que a inflamação provoca, já dá para imaginar que o problema é bastante desconfortável para os homens e afeta a saúde masculina em diferentes sentidos.
Porém, além do incômodo físico, ela pode provocar desconfortos psicológicos ao interferir na autoestima dos homens e na preocupação com a saúde dos espermatozóides para aqueles que desejam ter filhos.
Disfunção Erétil
A inflamação testicular pode causar dificuldades na hora H. Por deixar os testículos inchados e alterar as temperaturas normais da região, pode ocorrer uma desregulação hormonal, além da dor que atrapalha na produção da ereção, já que fica bastante difícil se concentrar nos estímulos sexuais.
Infertilidade masculina
Nos casos mais graves, em que a orquite se desenvolve sem acompanhamento e tratamento adequado, outras complicações, como atrofia dos testículos e até infertilidade, podem ser notados.
A inflamação nos testículos pode prejudicar a produção de espermatozóides. Menos esperma pode significar mais dificuldade de fertilização.
Há ainda o comprometimento da qualidade dos espermatozoides. Isso significa que os espermatozóides podem ficar com pouco movimento ou anormalidades morfológicas, o que dificulta o alcance e fertilização do óvulo.
Desregulação hormonal
Além de afetar a produção de espermatozoides, a orquite pode levar a desequilíbrios hormonais, incluindo uma redução nos níveis de testosterona. Isso pode afetar a função sexual e a libido, embora não seja a principal causa de problemas de fertilidade.
Como tratar a orquite nos testículos?
Ao notar qualquer sintoma da doença, busque imediatamente um médico urologista. É fundamental que o caso seja avaliado por um especialista, que poderá indicar o melhor tratamento, há que ele depende do estágio e causa da inflamação.
Remédios antibacterianos e antivirais são as principais recomendações para tratar o caso, além de analgésicos que vão amenizar a dor e o desconforto da inflamação. Repouso e descanso também são recomendados para garantir o sucesso do tratamento e evitar que a inflamação avance.
Caso o homem apresente disfunção erétil, também é possível realizar um tratamento específico para isso, bem como a fertilidade.
Agora que você já sabe quais as causas da orquite e suas complicações, procure evitá-las. Cuide de sua saúde para ter uma boa qualidade de vida sexual e, se precisar de algum auxílio, entre em contato!