logo EMC, da Egydio Medical Center, em contorno na cor azul

Conheça 06 alimentos que causam impotência masculina

Beber muito café, exagerar no açúcar e álcool em excesso podem prejudicar as ereções. Saiba quais alimentos devem ser evitados!

Os alimentos que causam impotência masculina estão inseridos no dia a dia dos homens, que, muitas vezes, os ingerem sem conhecer seus malefícios para a vida sexual.

Estamos falando de alimentos reconhecidamente prejudiciais à saúde. Não à toa, recentemente, a Anvisa determinou uma nova rotulagem de alimentos, que inclui um destaque na parte frontal da embalagem a fim de identificar o alto teor açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

Esses mesmos alimentos também podem fazer com que você desenvolva dificuldade ou impossibilidade de ter, ou manter o pênis ereto na hora H. Saiba quais são os alimentos que causam perda de libido e evite!

Foto desfocada à direita. Ao centro, torneira prateada vista de cima extraindo chopp amarelado que está caindo em um copo transparente, alto, e é segurando por uma mão branca, representando um dos alimentos que causam impotência masculina

Quais alimentos diminuem a potência masculina?

Não existe um único alimento ou grupo alimentar que cause impotência masculina.

O que acontece é que, quando consumidos com frequência, alguns itens podem favorecer a disfunção erétil, ainda mais em homens que já têm risco aumentado.

Em comum, estamos falando de alimentos que têm o potencial de levar à resistência à insulina, aumentando o risco de diabete tipo 2, e que favorecem o ganho de peso e a obesidade – fatores de risco para a disfunção erétil.

Leia mais: Qual a relação entre obesidade e disfunção erétil?

Conheça que alimentos são esses e quais outros males eles podem causar para a função erétil:

Alimentos ricos em gorduras saturadas

A gordura saturada causa o aumento do colesterol LDL (“colesterol ruim”), o que pode levar ao acúmulo de placas nas artérias, que reduzem o fluxo sanguíneo para o pênis, dificultando a ereção.

Ela também leva à inflamação do corpo. Se frequente, pode haver danos aos vasos sanguíneos, o que também vai reduzir o fluxo sanguíneo em direção ao membro.

Alguns exemplos de alimentos em que as gorduras saturadas estão presentes são: carne vermelha, laticínios integrais e alimentos fritos.

Alimentos ricos em açúcares

Alimentos ricos em açúcares são também alimentos que causam impotência masculina, pois eles aumentam a inflamação do organismo. Com isso, os vasos sanguíneos podem ser danificados, fazendo com que menos sangue chegue ao pênis para propiciar a ereção.

Além disso, nos pacientes que já desenvolveram diabete tipo 2 e não controlaram o consumo de açúcar, os vasos e nervos podem acabar ainda mais prejudicados – dificultando ainda mais o fluxo para o pênis.

Leia mais: Diabetes causa disfunção erétil?

São alimentos ricos em açúcares: bolos, biscoitos, sorvetes, chocolates, refrigerantes, bebidas energéticas, entre outros. Vale lembrar que até mesmo itens considerados saudáveis, como isotônicos e iogurtes, podem conter açúcares disfarçados.

Alimentos ricos em sódio

O sódio, presente principalmente no sal dos alimentos, está entre os alimentos que causam impotência masculina, pois pode prejudicar a ereção de várias maneiras.

A mais relevante é quando aumenta o risco de hipertensão, que favorece disfunção erétil devido a danos nos vasos sanguíneos e à redução do fluxo sanguíneo para o pênis.

Leia mais: Tudo sobre pressão alta e disfunção erétil

O mineral também é inflamatório, e, portanto, contribui para danos aos vasos e para a diminuição de sangue no membro.

Existem muitos alimentos com excesso de sódio, como: salgadinhos, biscoitos, molhos, condimentos, carnes processadas, como bacon e salsicha, e refrigerantes. Não esqueça que o uso do sal na hora de cozinhar também conta.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a ingestão de sódio fique abaixo de 2 gramas por dia.

Alimentos processados e ultraprocessados

Os alimentos processados e ultraprocessados contam com um alto teor de sódio, gorduras saturadas e açúcares. Por isso, são considerados alimentos que causam impotência masculina.

O consumo excessivo desse tipo de alimento pode levar a inflamações do organismo, aumento do colesterol, da pressão sanguínea e do diabete, fatores que impactam diretamente no fluxo de sangue no corpo humano, incluindo o pênis.

Alguns alimentos nessa categoria são: pães e massas brancos, bolos, biscoitos, requeijão, molhos e condimentos, refeições congeladas, refrigerantes, salgadinhos, fast food e muitos outros.

Bebidas alcoólicas

Embora o sexo muitas vezes esteja relacionado a uma taça de vinho ou espumante, é prudente não exagerar.

O consumo excessivo de álcool reduz o nível de testosterona, um hormônio essencial para a ereção. Ele também pode dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo sanguíneo para o pênis.

Além disso, como afeta os nervos, o excesso de bebida alcoólica tende a reduzir a sensibilidade peniana, a capacidade de resposta sexual e a libido.

Cafeína

A cafeína é um estimulante. Isso quer dizer que ela pode afetar o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular.

Como consequência, ocorre o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, que são fatores de risco para a impotência sexual.

Além disso, alimentos com cafeína geram aumento do estresse, irritabilidade, ansiedade e insônia. Esse conjunto tende a diminuir a libido, dificultando a erotização necessária para ter uma ereção de qualidade.

Leia mais: Estimulantes sexuais são seguros?

Alguns alimentos com cafeína são: café, chá-preto, chocolate, refrigerante e energéticos.

O que é bom para o homem ficar mais potente?

Para além dos alimentos que causam impotência masculina, existem nutrientes que, ao invés de atrapalhar, podem ajudar na hora H. São eles:

  • Ômega-3
  • Zinco
  • Antioxidantes
  • Vitamina D
  • Vitamina B3
  • Vitamina C

De forma geral, esses nutrientes atuam positivamente para a função erétil ao promover a saúde cardiovascular, aumentar a circulação sanguínea e auxiliar a produção de hormônios sexuais.

No entanto, é preciso lembrar que, para observar benefícios, os alimentos que contêm esses nutrientes devem ser inseridos regularmente na dieta, ao passo que os alimentos que causam impotência masculina devem ser evitados ao máximo.

19 alimentos para melhorar a função erétil

Individualmente, não existe um alimento capaz de aprimorar a função erétil e garantir ereções rígidas e duradoras ao homem.

O ideal é inserir na dieta diária alimentos que contenham nutrientes como ômega-3, zinco, antioxidantes e vitaminas, como:

  • Frutas vermelhas
  • Frutas cítricas
  • Nozes e castanhas
  • Peixes gorduroso (salmão, sardinha e atum)
  • Vegetais de folhas verdes
  • Alho
  • Aipo

Além disso, existem alguns alimentos considerados afrodisíacos, que supostamente aumentam o desejo sexual. Embora não haja comprovação científica e nem impacto na ereção, é possível experimentar as opções abaixo e observar se há diferença na hora H:

  • Chocolate amargo
  • Ostras
  • Pimenta caiena
  • Gengibre
  • Açafrão

Qual fruta deixa o homem mais potente?

As frutas vermelhas, ricas em antioxidantes e contribuem positivamente para a saúde cardiovascular e a circulação sanguínea, e as cítricas, que têm o mesmo efeito graças à concentração de vitamina C, são as melhores opções de frutas para evitar a disfunção erétil.

Portanto, o homem deve incorporar à sua alimentação:

  • Morango
  • Framboesa
  • Amora
  • Laranja
  • Limão
  • Mexerica
  • Toranja

Superfície cinza com gotículas de água e um morango vermelho com folhas verdes ao centro que não representa um dos alimentos que causam impotência masculina

Ter uma rotina saudável também importa

A alimentação é um fator muito importante para quem deseja ter uma vida sexual de qualidade. Porém, além de evitar os alimentos que causam impotência masculina, é preciso adotar outros bons hábitos de vida.

A prática de exercícios regulares, o gerenciamento do estresse, boas noites de sono, relacionamentos saudáveis e diálogos abertos com a(o) parceira(o) são tão importantes quanto a alimentação para que a hora H seja prazerosa.

Manter a saúde em dia também é fundamental! As consultas médicas devem estar sempre em dia e, se o homem notar qualquer sintoma, seja em sua saúde sexual, mental ou geral, é preciso procurar ajuda rapidamente. Para isso, é só entrar em contato.

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Pílulas azuis para ilustrar texto sobre o que é tadalafila
Disfunção Eretil

O que é Tadalafila? Entenda como funciona o medicamento e seus efeitos colaterais

A tadalafila é um medicamento utilizado no tratamento da disfunção...
Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...