Cirurgia de reconstrução peniana: quando é indicada, como é feita e como é a recuperação

Sala de cirurgia com quatro médicos paramentados à esquerda e bandeja com equipamentos como tesoura e gaze à direita. A foto tem tom acinzentado e representa a cirurgia de reconstrução peniana

Cirurgia de reconstrução peniana: quando é indicada, como é feita e como é a recuperação

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

A cirurgia de reconstrução peniana é um procedimento indicado para homens com fibroses penianas que desenvolveram Doença de Peyronie. Ela tem como objetivo melhorar as características funcionais e anatômicas do membro masculino. Saiba mais.

A cirurgia de reconstrução peniana não é para qualquer homem. Ela é indicada para tratar a curvatura peniana, a perda de tamanho e pontos de afinamentos nos homens com Doença de Peyronie..

Esse tratamento também visa otimizar o pênis para receber uma prótese peniana nos casos em que há disfunção erétil associada ao Peyronie. A colocação do implante é realizada imediatamente após a reconstrução, no mesmo procedimento.

Essa cirurgia, entretanto, exige cautela na hora da indicação. Um urologista poderá identificar quando deve ser realizada e, ainda, alinhar as expectativas dos pacientes. Confira os detalhes sobre a cirurgia de reconstrução peniana.

Como é feita a cirurgia de reconstrução peniana?

A cirurgia de reconstrução peniana é tem como objetivo restaurar o pênis, tratando as deformidades que podem acometê-lo.

Entre as condições que causam deformidades, estão a Doença de Peyronie e a curvatura congênita (conhecida também como curvatura do jovem). Elas causam sintomas como curvatura, afinamento e redução de tamanho do membro em função da perda de elasticidade dos tecidos internos do pênis.

Essas condições podem se originar ou ocasionar, ainda, a disfunção erétil. Nesse caso, além de apresentar deformidades, o homem tem dificuldade ou não consegue ter/manter uma ereção – e em casos específicos, pode ser avaliada a indicação de uma prótese peniana no mesmo procedimento.

A cirurgia de reconstrução peniana é realizada por cirurgiões da área urológica.

Embora existam algumas estratégias cirúrgicas para recuperar as dimensões do membro, uma das cirurgias de reconstrução peniana mais consolidada é realizada a partir de microcortes geometricamente calculados no tecido peniano. Com isso, o cirurgião produz uma relativa expansão, que visa expandir os tecidos penianos dentro dos limites anatômicos e neurológicos.

Após recuperar o tamanho do membro, se o homem for diagnosticado com disfunção erétil, é a hora de inserir a prótese peniana de dimensões adequadas para o membro restaurado.

Quanto custa a reconstrução peniana?

Não é possível estabelecer um valor fixo para a cirurgia de reconstrução peniana. Isso porque cada procedimento é altamente personalizado, conforme a gravidade da deformidade, tipo de prótese e das técnicas cirúrgicas penianas empregadas.

Além disso, é preciso considerar neste cálculo o valor das consultas médicas, realização de exames, medicamentos, custos hospitalares, equipe médica e anestesia, se não houver cobertura de um plano de saúde.

Tendo em vista todas as despesas, uma cirurgia de reconstrução peniana pode ultrapassar R$ 50 mil.

Homem negro com roupa preta sentado no chão ao lado de cadeira preta e marrom pensando sobre a cirurgia de reconstrução peniana

Em quais casos a cirurgia de reconstrução peniana é indicada?

De forma geral, a cirurgia de reconstrução peniana é para aqueles homens que apresentam deformidade no pênis, impedindo que eles tenham uma boa função penetrativa. Isso pode acontecer quando há:

Traumas e lesões penianas

Durante o sexo, ao dormir de bruços ou ao usar roupas muito justas, o pênis pode sofrer pequenos traumas e lesões que favorecem o surgimento de fibroses, que dão origem à Doença de Peyronie.

Disfunção erétil

Quando o homem apresenta disfunção erétil e mesmo assim tenta efetuar a penetração, o membro fica mais propenso a passar por traumas e lesões, que causam fibroses em certos casos.

Curvatura congênita

Na curvatura congênita, o paciente nasce com uma diferença de elasticidade nos tecidos.

Procedimentos médicos anteriores

Homens que passaram por cirurgias ou procedimentos mau sucedidos no pênis podem ficar, como efeito adverso, com o pênis torto, afinado, reduzido e com disfunção erétil.

Quando a prótese é indicada, mesmo sem perda de tamanho

A prótese é indicada para homens com disfunção erétil severa, quando mesmo após tentar outra linha de tratamento, não houve resposta adequada para obter e/ou manter a ereção.

Porém, é fundamental esclarecer: apenas a implantação da prótese peniana não vai tratar a disfunção erétil. Seu objetivo é oferecer firmeza vertical e, para isso, o pênis deve estar reconstruído.

Se a cirurgia de reconstrução peniana não for realizada e o pênis tiver alguma deformidade ou anatomia desfavorável, a prótese peniana não será suficiente para devolver a rigidez.

Um exemplo é quando o pênis tem um ponto de afinamento e a prótese inflável é inserida. Neste ponto, o implante terá restrição na hora de inflar, e não vai oferecer a firmeza que o homem precisa para a penetração.

Doença de Peyronie e cirurgia de reconstrução peniana

A reconstrução do pênis é um tratamento que pode ser indicado para alguns casos de Doença de Peyronie.

As primeiras abordagens para a condição são clínicas. Tratamentos com medicamentos ou injeções penianas podem ajudar muitos homens que têm curvatura peniana. Se nada disso for satisfatório para as relações sexuais, há a opção cirúrgica, indicada após exames detalhados.

Para o Peyronie, a cirurgia de reconstrução genital masculina consiste na expansão dos tecidos do pênis ao corrigir a curvatura, com possibilidade de recuperação suas dimensões sem o uso de enxerto. Em vez dele, as múltiplas e pequenas incisões nos tecidos produzem a expansão tecidual necessária para alinhar o membro.

É importante esclarecer que esse procedimento é diferente da faloplastia, indicada em situações específicas, quando se busca resultados estéticos, e não apenas a recuperação da função sexual.

Curvatura congênita e cirurgia de reconstrução peniana

O procedimento cirúrgico para reconstruir o pênis é, atualmente, o único tratamento disponível para a curvatura do jovem.

Nesse caso, o tratamento cirúrgico para curvatura congênita vai buscar alinhar ao máximo o pênis, com o auxílio das incisões de relaxamento baseada em princípios geométricos, que vão alondar o lado curto e igualar ao máximo ao lado longo. Dessa forma, também não é preciso usar enxertos.

Esse tipo de curvatura, em que o pênis já nasceu torto, a margem para aumentar as dimensões é menor em comparação a um pênis que foi entortando com o tempo, uma vez que os nervos são retraídos, No entanto, em alguns casos, o resultado pode surpreender às expectativas do paciente.

Homem branco de calça jeans e camiseta vermelha sentado em sofá cinza pensando sobre a cirurgia de reconstrução peniana

Critérios de indicação para a cirurgia de reconstrução peniana

A indicação da cirurgia de reconstrução peniana precisa ser feita de forma muito cuidadosa pelo urologista.

Apenas homens que enfrentam perda da função peniana – ou seja, não conseguem penetrar a(o) parceira(o) – e que não tiveram boa resposta com medicamentos e injeções deve passar por ela.

Para saber se esse é o seu caso, busque um médico! Em consultório, será possível realizar uma série de exames para descobrir se o seu pênis foi acometido por fibroses, como está a circulação sanguínea, quais são os desvios, entre outras informações fundamentais para o procedimento cirúrgico.

A partir dos exames, o médico também poderá definir a melhor técnica para tratar a curvatura peniana e o tipo de prótese. Essas decisões são individualizadas, e variam de acordo com o caso e a anatomia de cada paciente.

Identificando a perda de tamanho peniano

Um paciente com Doença de Peyronie muitas vezes pode ter dificuldade para perceber a perda de tamanho do pênis ao longo do tempo. Por isso, é muito importante fazer com frequência observações visuais e táteis.

A perda de tamanho pode ser acompanhada de outros sintomas, como a curvatura peniana, afinamento, presença de nódulos e dificuldade para realizar a penetração.

A confirmação deve ser feita por um médico. Se não houver perda de tamanho visível, alguns exames vão ajudar a identificar o problema. O uso do ultrassom com Doppler, por exemplo, é importante para confirmar a presença da fibrose, que leva o pênis a perder tamanho.

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia peniana?

A recuperação após uma cirurgia de reconstrução peniana não é complexa e a alta ocorre por etapas. Quando o paciente segue todos os cuidados pós-operatórios penianos, geralmente, esse tempo é de:

  • 7 a 10 dias para retorno às atividades profissionais (desde que não envolvam esforço físico intenso) e para dirigir;
  • 30 a 45 dias para a práticas de exercícios;
  • 45 a 60 dias para as relações sexuais.

Pode ser necessário realizar uma reabilitação sexual pós-cirurgia, com o uso de dispositivos auxiliares, fisioterapia e terapia sexual, a depender da complexidade do caso.

Mitos e verdades sobre a reconstrução peniana

A cirurgia de reconstrução peniana faz parte do grupo de cirurgias urológicas complexas, mas é um tratamento eficaz e seguro para a curvatura peniana. Ela está cercada de informações falsas ou imprecisas. Por isso, é hora de esclarecer o que é verdade ou não sobre esse procedimento:

Se o pênis não mudou de característica quando flácido, não há Doença de Peyronie

Mito. A Doença de Peyronie só pode ser identificada quando o pênis está em ereção total. Muitos homens não percebem a existência da curvatura peniana porque não têm mais ereção plena há muito tempo.

A cirurgia de reconstrução peniana só é necessária quando há deformidade visível

Mito. Mesmo sem deformidades como curvatura, perda de calibre ou tamanho aparentes, a reconstrução pode otimizar o resultado e garantir que a prótese aproveite todo o potencial anatômico do pênis.

A prótese peniana pode melhorar o desempenho e a rigidez mesmo sem ganho de tamanho

Verdade. A principal função da prótese é proporcionar ereções de boa qualidade, seguras e duradouras para a penetração durante a hora H, com ou sem alteração no tamanho do pênis.

A cirurgia pode recuperar parte do comprimento perdido sem que o paciente perceba

Verdade. Em muitos casos, a cirurgia de reconstrução peniana permite resgatar a retração evoluída ao longo do tempo. Como a retração pode ser progressiva, algumas vezes, o paciente não nota a diferença.

Se o paciente está satisfeito com o tamanho, não vale a pena fazer cirurgia reconstrutiva, apenas colocar a prótese

Mito. Uma reconstrução peniana bem indicada melhora o encaixe da prótese, reduz risco de curvatura residual e oferece resultados mais naturais e estáveis.

Fique atento a informações equivocadas e sempre confie em um urologista para saber mais sobre as opções de tratamento para o seu pênis, esteja ele torto, afinado ou reduzido. Conte com o Dr. Paulo Egydio para avaliar a situação e te ajudar a melhorar a funcionalidade do órgão para que você tenha uma ótima qualidade de vida sexual.

Saiba mais:

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas