Como saber se sou infértil? 09 sinais da infertilidade em homens

Superfície amarela, mãos de uma pessoa branca posicionadas na parte de baixo segurando bonecos que representam um óvulo e um espermatozoide para responder à pergunta: como saber se sou infértil

Como saber se sou infértil? 09 sinais da infertilidade em homens

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

Homens podem ter dúvidas quanto à fertilidade. Para saber se é infértil, antes da concepção, a resposta só pode ser dada por meio de exames que avaliam a fertilidade e identificam alterações nos órgãos reprodutores. Conheça.

Quando o desejo da paternidade começa a se manifestar, podem surgir alguns medos: como saber se sou infértil? Será que consigo engravidar uma mulher? Vou demorar para ser pai?

Essas são questões de extrema importância para verificar antes da gravidez, mas não como motivo de preocupação, e sim como uma forma de avaliar a fertilidade e garantir que esteja tudo certo para esse momento.

A seguir, entenda como avaliar a fertilidade masculina.

Quais os sintomas de um homem infértil?

Existem alguns sinais de infertilidade masculina que podem ser notados pelo homem e que dão pistas de que conceber um filho pode ser um pouco mais complicado para o casal. São eles:

  • Dor, inchaço ou nódulo na região do testículo
  • Dificuldades para ejacular
  • Ejaculação de pequeno volume de sêmen
  • Falta de libido
  • Disfunção erétil
  • Mudanças anatômicas no pênis
  • Crescimento anormal da mama (ginecomastia)
  • Dilatação das veias do testículo (varicocele no homem)
  • Diminuição dos pelos no corpo ou face

Um casal jovem que está há pelo menos um ano tentando engravidar de forma natural também levanta um alerta. No caso de casais compostos por mulheres com mais de 35 anos, esse tempo é reduzido para seis meses.

Fatores de risco

O principal fator de risco para a fertilidade do homem são os danos aos testículos, glândulas sexuais que produzem os espermatozoides.

O perigo é quando os testículos ficam superaquecidos, tornando o ambiente nada propício para a produção e sobrevivência das células reprodutoras.

Condições como a criptorquidia (ou testículos não descidos), varicocele e infecções (como prostatites e infecções do trato urinário) podem aumentar a temperatura da região por longos períodos, assim como o hábito de usar cuecas muito justas ou de materiais sintéticos que não favorecem a transpiração.

Questões diretamente ligadas à relação sexual também podem comprometer a fertilidade. A baixa frequência da prática sexual, a disfunção erétil, a Doença de Peyronie, a ejaculação precoce, ejaculação retrógrada e falta de ejaculação dificultam a fertilização.

Além disso, um estilo de vida pouco saudável é um fator de risco que deve fazer o homem considerar como saber se sou infértil. O consumo de álcool, drogas, esteroides estão associados à diminuição da testosterona e do volume do sêmen.

Siga o Dr. Paulo no TikTok e cuide da sua saúde ativamente!

Exames solicitados para o diagnóstico

Como saber se sou infértil só é possível com a realização de exames, que, além de dar uma resposta, poderá indicar as causas, se a infertilidade se confirmar. Por isso, é importante que o homem faça alguns testes de fertilidade:

  • Espermograma
  • Teste de fragmentação do DNA espermático
  • Avaliação hormonal (testosterona, FSH e LH)
  • Espermocultura
  • Pesquisa de espermatozoides na urina
  • Dosagem de frutose no sêmen
  • FISH para espermatozoides 
  • Ultrassonografia de bolsa testicular

Pai jovem, branco, com camiseta branca, calça jeans, barba e cabelos castanhos, está sentado no sofá olhando para os dois filho, sendo uma menina branca de camiseta branca com fone de ouvido laranja e notebook vermelho no colo sentada em sofá e um bebê branco de roupa branca. A imagem representa como saber se sou infértil

Existe tratamento para infertilidade masculina?

Existem diversos tratamentos disponíveis para a infertilidade. Hoje, quase todas as causas são tratáveis. Entretanto, é preciso identificar para uma para determinar a melhor forma de tornar o homem fértil:

1. Medicamentos

São indicados para homens que estão com algum tipo de infecção no aparelho reprodutor, que reduzem a quantidade e a qualidade dos espermatozoides no sêmen, ou para aqueles com problemas para ejacular.

2. Tratamento hormonal

Se o homem não produzir espermatozoides suficientes por deficiência de testosterona, é necessário fazer uma terapia hormonal, que visa regular a produção dos espermatozoides e também a libido.

3. Cirurgias

O tratamento cirúrgico é indicado em caso de varicocele para interromper o fluxo sanguíneo nas veias dilatadas do testículo, um motivo muito frequente para a infertilidade.

No entanto, há outras cirurgias que podem ser feitas quando os tratamentos hormonal ou medicamentoso não funcionam, como a cirurgia de prótese peniana para a disfunção erétil.

4. Inseminação artificial

Se o homem não apresenta espermatozoides em quantidade suficiente após tentar outros tratamentos, é possível fazer a coleta do esperma em laboratório. O material recolhido é preparado e posteriormente aplicado no útero da parceira para que haja a fecundação.

5. FIV (Fertilização in vitro)

Na FIV, os espermatozoides também são coletados, mas a fecundação é feita em laboratório. Ou seja, os espermatozoides preparados são colocados junto dos óvulos. Após a fecundação, os embriões formados são transferidos para o útero.

Esse tratamento é indicado quanto o sêmen apresenta diminuição em sua quantidade, motilidade e/ou morfologia.

É possível prevenir a infertilidade?

A infertilidade pode ser prevenida é possível em muitos casos.

Homem branco, de meia idade, com a cabeça encostada sobre a barriga de uma mulher branca grávida. Ambos vestem roupas acinzentadas. A imagem representa a preocupação em como saber se sou infértil

Entretanto, dois estudos mostram que há uma tendência de queda de fertilidade, com a contagem de espermatozoides caindo em todo o mundo. O primeiro estudo reporta que, entre 1973 e 2011, esse número diminuiu em 50%. Já entre 2014 e 2019, uma nova meta-análise mostrou que essa queda foi de 62% e que o declínio por ano dobrou desde 2000.

Apesar disso, a prevenção pode ser feita ao manter um estilo de vida saudável. Uma dieta equilibrada, exercícios regulares e evitar o uso de tabaco, álcool e drogas são medidas que ajudam a melhorar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.

Lembre-se que o calor excessivo pode prejudicar a produção de esperma. Por isso, evite banhos quentes e roupas muito apertadas.

É importante também ter cuidado com a exposição a produtos químicos e toxinas, principalmente no caso de homens que trabalham com determinados tipos de materiais.

Para não precisar de fazer a pergunta “como saber se sou infértil”, o homem deve ficar atento aos sinais e buscar auxílio médico caso perceba que algo não vai bem. Consultas médicas regulares para avaliar a saúde reprodutiva podem detectar problemas desde cedo e também representam uma medida de preservação da fertilidade.

Homens que desconfiam de infertilidade devido à disfunção erétil ou à curvatura peniana podem buscar o Dr. Paulo Egydio para tratar a condição e recuperar a vida sexual, a fertilidade e o sonho da paternidade. Entre em contato!

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas