Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
Quando o homem perde o desejo pela esposa ocasionalmente, não há nada com o que se preocupar. Porém, se isso acontece com frequência, é preciso avaliar se fatores como estresse, cansaço ou problemas de saúde estão impactando a vida sexual. Saiba mais!
É normal que, ao longo de um relacionamento, homens se deparem com flutuações no desejo sexual. Por isso, quando o homem perde o desejo pela esposa algumas vezes, não quer dizer que algo necessariamente está errado com a sua saúde.
A perda de desejo sexual pela esposa possui múltiplas causas, tanto físicas quanto emocionais, que podem causar insegurança e questionamentos profundos. É muito importante compreendê-las para restaurar a qualidade de vida do casal.
Continue a leitura para entender porque isso ocorre e como é possível reverter o quadro, recuperando uma relação saudável e satisfatória – inclusive na hora H.
É normal o homem não sentir vontade de ter relação?
Sim, em certas fases da vida, o homem pode perder a vontade de ter relações sexuais, seja por baixa libido ou falta de interesse sexual.
Esse fenômeno ocorre devido a fatores hormonais, psicológicos, priorização de outras áreas da vida e até mesmo devido a desgaste na relação, principalmente naquelas de longa duração.
É importante explicar que, muitas vezes, o homem perde o desejo não só pela esposa, mas por qualquer atividade sexual.
O que leva o homem a perder o interesse pela esposa?
Diversos fatores podem explicar a perda de desejo pela esposa, sejam eles físicos ou psicológicos, disfunções sexuais ou até fatores momentâneos. Alguns dos principais motivadores são:
- Baixa testosterona
- Disfunção erétil
- Doença de Peyronie
- Doenças crônicas, como diabetes e hipertensão
- Obesidade e/ou insatisfação com o próprio corpo
- Alterações no sono
- Problemas no relacionamento
- Baixa autoestima
- Sentimentos de insegurança
- Depressão
- Estresse e ansiedade
Sinais que o marido perdeu o interesse
É possível identificar alguns sinais de que o marido perdeu o desejo sexual.
No dia a dia, ele pode demonstrar menor interesse em aproximações físicas, evitar contato íntimo ou ter menos disposição para momentos de intimidade. Por exemplo, ele deixa de cumprimentar a esposa com um beijo ao retornar do trabalho.
Estes sinais podem ser acompanhados, na hora H, pela diminuição do desejo sexual e dificuldade de ter e/ou manter uma ereção.
Oscilações pontuais podem ser normais, mas quando a falta de desejo sexual masculina se torna persistente, o homem pode ter perdido o interesse na esposa ou em sexo, e vale a pena saber como agir.
O que fazer quando o marido perde o interesse na esposa?
Quando o marido perde o interesse na esposa – ou, ao menos, quando aparenta falta de interesse – é preciso que ela entenda que isso não reflete uma falha pessoal. A perda do desejo vai além de qualquer responsabilidade individual.
É necessário abordar o tema com sensibilidade e respeito para que ambos possam lidar com a situação sem se magoarem. Conversar abertamente pode aliviar tensões e criar um espaço seguro para explorar as dificuldades e identificar as razões do afastamento. Evite julgamentos e pressões.
Também é útil buscar atividades em conjunto que reforcem a conexão emocional do casal e promovam o relaxamento.
Além disso, ela pode incentivar o marido a buscar auxílio médico para entender as causas por trás dessa mudança.
Diagnóstico do problema
Para identificar a causa da perda da libido, é fundamental ir ao médico.
Um urologista pode solicitar exames para avaliar possíveis problemas hormonais, como baixa testosterona, investigar a presença de doenças crônicas, ou, ainda, atuar em conjunto com profissionais que cuidam da saúde mental para identificar fatores psicológicos.
Tratamentos recomendados
Para muitos homens, perceber que a libido diminuiu em relação à esposa pode ser desconcertante, mas é importante lembrar que essa situação pode ser contornada. Existem diversas formas de tratamento que podem ajudar o homem a superar a falta de desejo sexual pela esposa.
Quando a origem é física, tratamentos para disfunção erétil e ajuste de níveis hormonais podem ser recomendados. No caso da Doença de Peyronie, o paciente pode receber indicação cirúrgica. Também é preciso cuidar de outras possíveis condições, como as doenças crônicas.
Já a terapia sexual e pode representar uma abordagem eficiente para trabalhar os aspectos emocionais e melhorar a comunicação entre os parceiros.
Em geral, a adoção de um estilo de vida saudável pode trazer resultados significativos.
Dicas para manter a libido durante todas as fases da vida
Manter uma boa qualidade de vida sexual e afastar a falta de libido masculina exigem atenção ao bem-estar físico e mental durante toda a vida. É preciso:
- Priorizar uma alimentação saudável, evitando o consumo de álcool
- Não consumir álcool, cigarro e drogas
- Incluir momentos de descontração e lazer na rotina
- Praticar exercícios físicos regularmente
- Manter as consultas médicas em dia
Busque ajuda médica ao notar qualquer alteração na sua saúde sexual
Quando o homem perde o desejo pela esposa, é natural que surjam dúvidas e inseguranças. Por isso, ao notar mudanças persistentes na libido, dificuldades nas ereções ou alterações na anatomia peniana, é fundamental buscar orientação médica.
A perda de desejo sexual masculina e os demais sintomas podem indicar condições de saúde que exigem cuidados e que, quanto antes forem tratadas, melhor.
Profissionais como o Dr. Paulo Egydio podem oferecer o apoio necessário para ajudar o homem a retomar uma vida sexual satisfatória com sua esposa.
Com diálogo, empatia e orientação profissional, a maioria dos casais encontra um caminho para que a hora H volte a ser prazerosa. Entre em contato com o médico!





