Remédio para pressão alta causa impotência? Existe uma ligação direta?

A imagem mostra um fundo desfocado e à frente um braço estendido sobre uma mesa com equipamento para aferir a pressão arterial. A imagem representa se remédio de pressão alta causa impotência

Remédio para pressão alta causa impotência? Existe uma ligação direta?

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

Os remédios para pressão podem causar impotência por diversas razões.

A preocupação se o remédio de pressão causa impotência sexual é presente no imaginário dos homens. Afinal, ninguém quer solucionar um problema de saúde às custas de sua qualidade de vida sexual, não é mesmo?

A saúde cardiovascular é essencial para a longevidade da população, mas a hora H também tem um papel significativo para uma vida de qualidade. Por isso, a possível interação desse tipo de medicamento com a função erétil precisa ser avaliada.

A seguir, você entenderá qual é a influência dos remédios anti-hipertensivos na vida sexual e o que deve ser feito para tratar ambas as condições.

Superfície acinzentada com pílulas brancas representando se remédio de pressão alta causa impotência

Entendendo a pressão alta e seus tratamentos

A pressão alta ou hipertensão é uma condição cardiovascular, na qual a pressão do sangue nas paredes das artérias é elevada. 

Para confirmar essa alteração, a aferição deve ser consistentemente superior a 140 mmHg por 90 mmHg.

Essa elevação tende a sobrecarregar o coração e danificar os vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardíacas (como infarto, insuficiência cardíaca e angina), derrames, insuficiência renal e/ou cegueira.

Para evitar que a condição chegue a esse ponto, é primordial contar com o acompanhamento regular com um profissional de saúde, que vai monitorar a pressão alta e indicar o melhor tratamento.

Em muitos casos, adotar um estilo de vida mais saudável já é eficaz para controlar a hipertensão. Porém, o paciente pode precisar de medicamentos para isso. 

Os medicamentos anti-hipertensivos mais comuns são os inibidores da enzima conversora da angiotensina, bloqueadores dos canais de cálcio, diuréticos e betabloqueadores, que devem ser tomados segundo a recomendação médica.

O urologista pode trabalhar junto com o cardiologista para selecionar medicamentos para hipertensão que não causam impotência, ou então, cujo risco seja menor.

Remédio de pressão alta causa impotência?

A pressão alta é um dos fatores de risco para a disfunção erétil. Isso porque essa condição pode deixar as artérias e vasos sanguíneos mais estreitos e endurecidos, incluindo os responsáveis por fornecer sangue ao pênis.

Como a ereção depende da saúde vascular, o homem com pressão alta pode não conseguir ter ou manter a ereção. Por isso a importância de manter a doença sempre controlada com medicamentos prescritos pelo cardiologista.

Além disso, a hipertensão também está associada a outros problemas de saúde, como diabetes. Nesse caso, além do fluxo dificultado, a alta glicose no sangue danifica danificar os vasos sanguíneos, complicando ainda mais a ereção.

Relacionado: Pesquisa da USP revela que hipertensão pode afetar saúde do sêmen e microcirculação testicular desde a juventude

Por que remédio de pressão alta causa impotência?

Muitos homens hipertensos ficam apreensivos ao iniciarem o tratamento, porque ouviram falar que remédio para pressão causa impotência.

De fato, alguns fármacos podem interferir na função erétil em razão de seus efeitos sobre o sistema cardiovascular. Como existem várias categorias, cada um age de uma maneira. 

Um artigo sobre a relação entre diuréticos e disfunção erétil, por exemplo, destaca que esses medicamentos podem afetar a função erétil. Segundo os autores, tanto a Sociedade Europeia de Hipertensão quanto a Sociedade Europeia de Cardiologia reconhecem que os diuréticos podem estar associados à dificuldade de ereção.

Livro de medicina aberto com molde de coração colorido sobre ele representando a saúde cardiovascular e a hipertensão

Mitos e realidades sobre impotência e hipertensão

Agora, é hora de começar a entender se tomar remédio para pressão causa impotência.

Primeiramente, vale destacar que a hipertensão arterial é mais predominante na população idosa. 

De acordo com reportagem da Agência Brasil, plataforma da Empresa Brasileira de Comunicação, a prevalência em idosos é de 50% a 60%.

A disfunção erétil também é mais comum entre homens mais velhos, acima dos 40 anos de idade.

Porém, isso não quer dizer que todo homem que tem a pressão alta apresenta disfunção erétil, mas o quadro é, realmente, um dos fatores de risco que levam o homem a ter dificuldade ou incapacidade de ereção, uma vez que a hipertensão pode atrapalhar o fluxo de sangue dentro do pênis.

Logo, o homem pode estar sofrendo com a disfunção erétil antes mesmo de iniciar um tratamento para a hipertensão — justamente por estar com a pressão elevada.

Nesse caso, iniciar o tratamento para hipertensão pode contribuir para a melhora da circulação, o que em alguns casos auxilia na função erétil.

Com o controle adequado da pressão e melhora do fluxo sanguíneo, pode haver impacto positivo na função erétil, desde que não existam outros fatores associados.

Mas pode acontecer do homem hipertenso apresentar dificuldades de ereção após iniciar o tratamento. 

Esse é um efeito colateral de medicamentos como betabloqueadores, diuréticos e metildopa, e que pode ou não atingir alguns homens.

Como prevenir e tratar a impotência causada pela pressão alta 

Tão importante quanto saber qual remédio de pressão causa impotência é saber como prevenir essa disfunção sexual.

Adotar medidas para manter a saúde em dia, como um estilo de vida saudável, práticas regulares de exercícios físicos, dieta equilibrada e redução do estresse ajudam a controlar a pressão e evitar a impotência.

Também é necessário  adotar o hábito de visitar o médico ao menos uma vez por ano. Assim, o profissional poderá monitorar a pressão e o paciente iniciar o tratamento precocemente, evitando complicações que possam causar disfunção erétil.

Mas se houver dificuldade de ereção, as alternativas são prescrever um remédio para pressão alta que não causa impotência, ou com risco reduzido, ou tratar a disfunção erétil com medicamentos específicos.

Dúvidas frequentes 

Qual remédio para pressão alta causa impotência? 

Os betabloqueadores, clonidina, diuréticos, metildopa e espironolactona são exemplos de remédios para pressão alta que causam disfunção erétil.

O que a losartana pode causar no homem? 

Além de possuir poucos efeitos adversos, a incidência de disfunção erétil pelo uso de losartana é inferior a 2%. 

O Pressat pode causar impotência? 

Uma dúvida comum é se o remédio pressat causa impotência. Mas disfunção erétil é um dos efeitos adversos pouco citados.

O vasopril pode causar impotência? 

Segundo artigo publicado na revista da Faculdade de Medicina de Campos, o Vasopril (enalapril + hidroclorotiazida) foi associado a casos de disfunção erétil, possivelmente relacionados à hidroclorotiazida, que pode impactar hormônios sexuais.

Saiba mais:

09 Principais Causas da Impotência Masculina e Como Tratar
Como melhorar a ereção? Confira 12 práticas para deixar o pênis mais duro
Disfunção Erétil Medicamentosa: Tratamentos Disponíveis
5 Melhores Suplementos para Libido Masculina Segundo Estudos
Disfunção Erétil: O Que É, Principais Sintomas e Tratamentos
Sexólogo ou Urologista: Qual Especialista Procurar Primeiro?
Bomba Peniana e Injeções Peniananas

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas