Qual a melhor Tadalafila: de 5 mg ou de 20 mg? Entenda as diferenças e qual é o mais recomendado!

Homem de camiseta azul segurando um frasco branco de Tadalfila de 5 ou 20 mg enquanto ele permanece desfocado ao fundo. A mão que segura o frasco está em destaque

Qual a melhor Tadalafila: de 5 mg ou de 20 mg? Entenda as diferenças e qual é o mais recomendado!

Navegue pelo conteúdo

Qual a melhor Tadalafila: de 5 mg ou de 20 mg? A escolha da dose influencia o tempo de ação do medicamento e deve considerar o perfil clínico individual. Afinal, esse tratamento para disfunção erétil pode ser usado de forma pontual ou contínua, sempre com orientação médica.

Tadalafila de 5 mg e 20 mg são medicamentos seguros e amplamente utilizados, mas cada dosagem possui indicações específicas, que devem ser ajustadas conforme a saúde e os objetivos do paciente. Isto é, a decisão final sobre qual dose utilizar deve ser feita em conjunto com o médico. 

A seguir, veja os principais fatores a considerar antes de escolher a dose adequada!

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

Qual a melhor Tadalafila: de 5 mg ou de 20 mg?

A principal diferença entre as duas dosagens está na intensidade e duração do efeito. Afinal, ambas agem de forma semelhante no corpo, pois o princípio ativo é o mesmo.  

Sendo assim, o diferencial é que a concentração de 20 mg proporciona um efeito mais intenso e rápido, sendo indicada para uso pontual antes da atividade sexual.  Já a dose de 5 mg é geralmente recomendada para uso diário, ideal para a produção de um efeito mais constante.  Em contextos onde se deseja uma ação contínua, a dosagem de 5 mg pode ser considerada, mas lembre-se: sempre com orientação médica.

 

Homem em pé olhando para o chão, onde há um grande ponto de interrogação amarelo entre duas setas brancas apontando para direções opostas, simbolizando uma escolha entre a Tadalafila de 5 ou 20 mg

Qual a melhor Tadalafila: de 5 mg ou de 20 mg?

A escolha da melhor dosagem vai depender tanto dos objetivos quanto das condições de saúde de cada paciente. Para manter um efeito constante no organismo, a dose de 5 mg pode ser recomendada, garantindo uma resposta mais previsível durante os estímulos sexuais, sempre conforme avaliação médica.

Já a dose de 20 mg é indicada para uso ocasional, sendo administrada alguns minutos antes da relação sexual, de forma semelhante à Sildenafila. O efeito terapêutico da Tadalafila 5 mg dura cerca de 24 horas, motivo pelo qual é indicada para uso diário. Por sua vez, a Tadalafila 20 mg tem efeito de aproximadamente 36 horas, o que lhe rendeu o apelido de “pílula do final de semana”.

É importante esclarecer: isso não significa que o homem ficará com o pênis ereto durante todo o período. Significa apenas que, durante o tempo de ação do medicamento, ele terá maior facilidade para obter uma ereção de boa qualidade quando houver estímulo sexual.

Qual Tadalafila é possível usar diariamente?

A Tadalafila de 5 mg foi desenvolvida justamente para o uso diário. Isso porque essa dosagem baixa pode ajudar a manter o medicamento em níveis constantes no organismo, favorecendo uma resposta mais espontânea em algumas situações. 

No entanto, a pergunta “posso tomar 2 comprimidos de Tadalafila 5 mg?” é comum. A resposta depende da avaliação médica, já que essa prática aumenta a concentração no organismo, podendo resultar em efeitos colaterais indesejados.

Como a Tadalafila de 5mg funciona no corpo?

O medicamento inibe a fosfodiesterase tipo 5 (PDE5), enzima que está presente no corpo cavernoso do pênis. Essa inibição aumenta os níveis de GMPc, uma substância que promove o relaxamento da musculatura lisa e a dilatação dos vasos sanguíneos. 

Com isso, há maior fluxo de sangue para o pênis durante a estimulação sexual, facilitando a ereção. Dessa forma, a Tadalafila 5mg é, na verdade, um facilitador da ereção. Para que tenha efeito prático, é preciso da erotização.

Tadalafila de 5mg diário funciona para sempre ou o corpo se adapta?

Segundo um estudo de 2008, que avaliou a eficácia do medicamento em pacientes que faziam uso prolongado, mostrou que os homens notaram uma redução gradual da resposta. Em alguns casos, isso ocorreu porque a disfunção erétil se agravou em função de doenças associadas, como diabetes e problemas cardiovasculares. 

Em outros, o organismo acaba se acostumando à medicação, podendo haver redução na eficácia percebida em alguns pacientes, especialmente quando há agravamento da condição clínica.

Isto é, é importante esclarecer que a Tadalafila 5 mg não deixa de funcionar para todos os pacientes. É preciso acompanhar de perto e avaliar o caso com regularidade.

É preciso tomar tadalafila para sempre?

Nem sempre é preciso tomar Tadalafila para sempre em casos de disfunção erétil. Isso porque o uso contínuo depende da causa da disfunção. Ou seja, se o paciente tratar as causas subjacentes, como controle do diabetes, hipertensão, massa corporal, hormônios, ansiedade e até mesmo deixar de fazer uso de medicamentos como antidepressivos, o tratamento pode ser suspenso. 

Em casos crônicos ou de origem vascular, o uso pode se prolongar. Também é possível fazer o uso intermitente em determinadas situações.

Benefícios da Tadalafila para a saúde masculina

O uso da Tadalafila pode estar indicado em alguns casos, de acordo com a avaliação médica e considerando os potenciais efeitos no trato urinário inferior e na função erétil. Ou seja, além de auxiliar no tratamento da disfunção erétil, ela contribui para o relaxamento da musculatura da próstata, indicada em alguns casos de hiperplasia prostática benigna. 

Eventuais riscos associados à Tadalafila devem ser cuidadosamente avaliados por um profissional da saúde, especialmente em pacientes com condições clínicas pré-existentes.

Quando o medicamento é recomendado?

A Tadalafila é recomendada principalmente para homens com disfunção erétil e hiperplasia prostática.  Isso porque ela é eficaz ao atuar nos vasos sanguíneos, podendo promover um fluxo maior de sangue para o pênis em situações específicas.

Efeitos colaterais do uso 

Os efeitos colaterais da Tadalafila geralmente são tolerados, mas podem variar entre os indivíduos. Eles incluem:

  • Dores de cabeça;
  • Congestão nasal;
  • Dores musculares;
  • Priapismo (casos raros).

Lembre-se também que o uso indiscriminado de qualquer dosagem pode agravar esses efeitos e trazer sérios riscos, como a queda acentuada da pressão arterial.  

Outra dúvida frequente é se a Tadalafila pode causar infarto. Em casos raros, o uso indiscriminado ou em indivíduos com problemas cardíacos pode sim causar complicações cardiovasculares, o que torna importante o acompanhamento médico. Também é preciso se atentar para a combinação com outros medicamentos, que pode intensificar os efeitos adversos.

Busque auxílio médico e evite a automedicação

Para saber se a Tadalafila é indicada para o seu caso, qual a dose ideal, por quanto tempo posso tomar Tadalafila 5 mg ou 20 mg e outras dúvidas referentes ao medicamento, é necessário consultar um especialista. Isso porque embora seja possível adquirir Tadalafila sem receita, não é possível tomar essa decisão sozinho, pois há muitos fatores – como histórico de saúde, outros medicamentos em uso e a condição cardiovascular – que devem ser considerados antes de iniciar esse tipo de tratamento. 

Por isso, antes de optar pela Tadalafila de 5 ou 20 mg, procure o Dr. Paulo Egydio e evite a automedicação. 

Lembre-se que a orientação médica é indispensável para a segurança e eficácia do tratamento, além de contribuir para melhorias na saúde sexual masculina. Além disso, existem diversos tratamentos para a disfunção erétil e um urologista especializado pode ajudar a encontrar o mais indicado para cada caso. 

Saiba mais: 

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas