+ 11 3077-3647

Médico usando máscara com rosto irritado, mostrando o resultado negativo da cirurgia com os polegares para baixo.

Rejeição da prótese peniana: quais as chances e em quais casos são mais propícios de acontecer?

Entenda em quais situações a rejeição da prótese peniana acontece e como as complicações podem ser tratadas ou evitadas.

Complicações cirúrgicas em casos de implante de prótese peniana são mais raras do que pode parecer. A rejeição da prótese peniana e como rejeição e infecção são circunstâncias de baixo risco, entre 0,1% e 3,5%, de acordo com um estudo publicado no World Journal of Urology¹. 

Porém, mesmo que o risco seja baixo, uma complicação cirúrgica traz preocupação para os pacientes, especialmente em um tratamento relacionado à saúde e desempenho sexual.

É importante entender como casos de rejeição de prótese peniana ou mesmo infecção podem acontecer e o que precisa ser feito para reverter a situação. 

Para alguns pacientes, a sensibilidade é ainda maior. Confira quando o cuidado médico precisa ser redobrado e se seu caso se aplica.

Quando o implante de prótese peniana é indicado?

Homem sentado na cama prestes a tomar uma pílula azul que representa a Sildenafila.

A recomendação de um implante peniano surge para corrigir e tratar problemas relacionados à disfunções penetrativas. Casos em que o pênis perde a rigidez vertical, o calibre e até mesmo a dimensão.

A Organização Mundial da Saúde estima que 30% dos homens brasileiros sofrem de disfunção erétil, um dos principais diagnósticos que interfere na funcionalidade penetrativa e de ereção masculina.

A Doença de Peyronie é outro caso em que a prótese peniana pode ser indicada para corrigir e alinhar o membro. O Peyronie é um estado grave de fibroses na região íntima que causam entortamento e afinamento do membro.

Ou seja, a indicação médica do implante peniano visa recuperar e reverter os danos causados no membro. Ela também pode ser uma opção em casos menos graves, mas em que os remédios e injeções não foram suficientes.

Como funciona um implante peniano?

Representação de dois modelos de prótese peniana competindo entre si. Do lado esquerdo, duas hastes de silicone representando o modelo maleável e do lado direito, a prótese inflável.

Para implantar a prótese e recuperar o formato e as funcionalidades do pênis, há uma técnica que envolve princípios geométricos para alongar e expandir os tecidos que foram comprometidos por fibroses para receber o material do implante.

Quais os tipos de próteses penianas?

Atualmente o mercado de próteses conta com 3 tipos de implante e que atendem diferentes perfis, preferências e condições de tratamento.

A prótese maleável é aquela que mantém o pênis em posição alongada, mas é flexível o suficiente para ser ajustada dentro da cueca e manter a discrição do membro.

Clique aqui para conhecer o modelo maleável de prótese peniana.

A prótese peniana articulável é semelhante ao material maleável, mas conta com uma matéria prima ainda mais flexível, garantindo mais maleabilidade para manter o pênis bem ajustado ao corpo.

Clique aqui para conhecer o modelo articulável de prótese peniana.

O terceiro tipo é o implante inflável, em que o homem pode produzir a ereção na hora H e depois desativar o dispositivo, deixando o pênis flácido novamente. Nesse caso, a prótese pode ser formada por dois ou três volumes, junto do reservatório para o líquido.

Clique aqui para conhecer o modelo inflável de prótese peniana.

A prótese peniana pode ser rejeitada?

As complicações na cirurgia de implante peniano são raras. Mas quando algum problema acontece, costuma estar ligado a infecções.

Se a infecção não é tratada adequadamente pode gerar uma morbidade no pós cirúrgico e em casos mais graves a rejeição da prótese pelo corpo. Ou seja, a prótese não fica bem adaptada, não funciona corretamente e pode trazer dores intensas ao paciente.

Quando há rejeição da prótese, a recomendação pode ser seguir com a troca do implante, a partir de uma nova cirurgia.

Complicações na cirurgia de prótese peniana

As ocorrências negativas em cirurgias de implante podem acontecer durante a cirurgia ou aparecer depois, no momento do pós operatório. 

As complicações cirúrgicas podem ocorrer devido à imprudência médica, mas também por ações do próprio paciente.

Complicação durante a cirurgia: Lesão perioperatória

A lesão uretral pode acontecer enquanto o membro está sendo perfurado para receber o material da prótese em seguida. Quando a uretra distal (ponto mais distante da uretra) é atingida a intervenção precisa ser parada imediatamente.

Se a região proximal ou intermediária da uretra for atingida, a situação é mais tranquila e o reparo pode ser feito imediatamente. É uma complicação mais simples de se resolver e o procedimento pode ser finalizado.

Complicações no pós operatório

Rejeição da prótese peniana

A falta de adaptação com o material implantado, sensação de dores fortes e muito incômodo para fazer atividades da rotina não é normal depois de uma cirurgia de implante. 

O principal objetivo da cirurgia é recuperar o bem estar sexual do paciente, caso contrário, o resultado não foi atingido.

Em casos mais graves, a prótese pode não funcionar corretamente e o funcionamento do órgão fica comprometido. Uma nova cirurgia pode ser indicada para resolver a rejeição da prótese peniana.

Infecção

A infecção pode ocorrer em até 3% dos casos cirúrgicos¹. Além de situações oriundas do próprio procedimento há a propensão dos próprios pacientes de desenvolver infecções e o cuidado precisa ser redobrado.

Por exemplo, pacientes que consomem hormônios anabolizantes apresentam maior risco de sofrer infecções durante procedimentos cirúrgicos.

Quais pacientes estão mais sujeitos a complicações?

Para ocasiões cirúrgicas invasivas, como é o caso de um implante de prótese peniana, há alguns perfis de saúde que são mais propensos a sofrer complicações durante a operação.

Pacientes que apresentam histórico de tabagismo, diabetes e pressão alta precisam de uma avaliação cuidadosa e muita atenção no pré e pós operatório, respeitar todas as recomendações médicas é fundamental para garantir o sucesso da cirurgia.

A retomada do seu bem estar sexual também depende das atitudes de cuidado e comprometimento com a recuperação.

A prótese peniana é um tratamento seguro?

Algumas pessoas podem ficar com medo por conta de possíveis complicações no procedimento cirúrgico. Quero que você se sinta confiante de prosseguir com o tratamento adequado, mesmo que seja a alternativa cirúrgica.

Os casos com complicações representam menos de 3% da totalidade de operações e é um tratamento eficaz para reverter e corrigir problemas relacionados à disfunção erétil, pênis torto pela Doença de Peyronie, entre outros diagnósticos.

Sinta-se à vontade para conversar comigo e com minha equipe sobre suas dúvidas e ficar tranquilo sobre qual a melhor prótese para resolver o seu caso. Conte comigo!

Fonte: Chung E, Van CT, Wilson I, Cartmill RA. Penile prosthesis implantation for the treatment for male erectile dysfunction: clinical outcomes and lessons learnt after 955 procedures. World J Urol. 2013;31(3):591-595. doi:10.1007/s00345-012-0859-4

Dr.Paulo Egydio

Dr.Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Dr. Paulo Egydio é dedicado ao tratamento da curvatura
peniana e do implante de prótese.

Leituras Relacionadas

Plástico bolha transparente em primeiro plano e homem com camisa de cor escura e mão na cabeça desfocado em segundo plano simbolizando a preocupação com tipos de verrugas no pênis

Tipos de verruga no pênis: o que pode ser?

Identificar um dos tipos de verrugas no pênis pode ser assustador. Além de não serem esteticamente agradáveis, essas pequenas protumberâncias podem ser sinônimo de que