Conheça as três linhas de tratamento da disfunção erétil

linhas-de-tratamento-da-disfuncao-eretil

Conheça as três linhas de tratamento da disfunção erétil

Navegue pelo conteúdo

Os homens que apresentam dificuldade de ter ou manter uma ereção na hora H – condição que pode favorecer a Doença de Peyronie – têm à disposição mais de uma linha de tratamento da disfunção erétil.

Esse tema é alvo de muitas dúvidas dos pacientes, que não costumam enxergar esses tratamentos com bons olhos.

Por exemplo, 70% dos pacientes que utilizam a injeção peniana para a disfunção erétil desistem do tratamento por não considerá-lo prático, aponta o International Journal of Impotence Research.

Neste blog, vamos mostrar as linhas de tratamento da doença. Basicamente, temos três opções. São elas:

  • Tratamento oral (comprimido)
  • Tratamento injetável (injeção intracavernosa)
  • Tratamento cirúrgico 

Para que o paciente faça uso de qualquer um deles, é preciso buscar auxílio com um urologista e jamais se automedicar. A automedicação pode agravar o quadro de disfunção erétil e, ainda, impactar negativamente na saúde geral do homem. 

Veja também: Disfunção erétil medicamentosa: o que é e quais os métodos de tratamento

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

Qual o tratamento mais eficaz para disfunção erétil?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. O tratamento mais eficaz para disfunção erétil é aquele que funciona para você, e por isso, ele deve ser individualizado.

De forma geral, o médico busca iniciar o tratamento com a primeira linha. Esgotadas as opções dessa linha, se ela não funcionar, é possível entrar com a segunda linha disponível. Se a segunda linha também não funcionar ou se o paciente não se adaptar a ela, considera-se a terceira linha que é hipótese de realizar o implante da Prótese Peniana.

Antes mesmo de iniciar uma das linhas de tratamento da disfunção erétil ou aliado a ela, é possível tratar, ainda, outros aspectos, como os hormonais. Diabetes ou testosterona descontrolados favorecem a disfunção erétil, e sua estabilização tende a ajudar na melhora do quadro.

Por ser um tratamento complexo, o acompanhamento de um urologista é essencial para ajudar a fazer a melhor e mais segura escolha para cada caso. 

Quais são as injeções para disfunção erétil?

Agora, vamos detalhar um pouco mais a segunda linha de tratamento.

As injeções penianas, também são chamadas de injeções intracavernosas por agirem diretamente na dilatação dos corpos cavernosos, proporcionam uma ereção mais rápida (de 5 a 15 minutos após sua aplicação). Elas também dispensam a necessidade da erotização – mas agem melhor quanto há estímulo erótico. 

O mercado disponibiliza atualmente alguns fármacos aos pacientes. É o caso dos princípios ativos Alprostadil, papaverina e fentolamina, que podem ser usados sozinhos ou associados (bimix ou trimix).

A formulação do medicamento varia em tipo e concentração. O ideal é que ela seja personalizada para cada paciente, de forma que ele obtenha uma ereção duradoura e de qualidade, com o mínimo de efeitos colaterais possíveis. 

Injeções intracavernosas exigem cuidados

Embora sejam benéficas para devolver a vida sexual a muitos pacientes que sofrem com a disfunção erétil, essa linha de tratamento pede alguns cuidados. 

Quando falamos em ereções duradouras, elas devem ser suficientes para o homem atingir o orgasmo. Elas não podem demorar demais. Caso isso ocorra, é preciso adaptar a formulação, pois assim evitamos o priapismo.

Além disso, mesmo durante o uso das injeções, a sensibilidade e o orgasmo dependem da estimulação erótica. Isso porque a sensibilidade genital fica ainda melhor e proporcionará ao homem momentos mais prazerosos com a(o) parceira(o). Sem a erotização, você dificilmente terá um orgasmo. 

Para conferir mais detalhes sobre os cuidados que o tratamento com as injeções penianas exigem, assista o vídeo a seguir. 

Continue explorando o nosso blog, pois você encontrará mais informações sobre a segunda linha de tratamento da disfunção erétil, e não deixe de acompanhar o próximo post, em que vamos comparar os tratamentos orais e injetáveis. Quer saber mais? Veja o vídeo que publiquei falando sobre as linhas de tratamento da disfunção erétil.

Se quiser receber uma pré análise do seu caso, clique abaixo e responda o formulário. Na sequência você será contactado por nossa equipe.

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas