O melhor gel para disfunção erétil depende das necessidades individuais e histórico médico de cada paciente. O ideal é procurar um médico especialista para obter avaliação precisa e prescrição adequada para evitar efeitos adversos. Conheça os géis disponíveis no mercado a seguir. Está pesquisando qual melhor gel para disfunção erétil? Pois saiba que a resposta é: depende! Isso porque trata-se de um medicamento controlado e sujeito a contraindicações como irritação na pele. Mas, calma, ele é seguro e pode ser eficaz em diversos casos! Continue a leitura e entenda melhor.
Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio
Entendendo a disfunção erétil
A disfunção erétil é a dificuldade persistente ou recorrente de obter, ou manter, uma ereção adequada para a atividade sexual satisfatória. Suas causas podem ser físicas, psicológicas ou uma combinação de ambas. Fatores físicos incluem:
- problemas circulatórios;
- problemas hormonais;
- problemas neurológicos;
- efeitos colaterais de medicamentos;
- condições de saúde como diabetes e pressão alta.
Já os fatores psicológicos podem incluir:
- estresse;
- ansiedade;
- depressão;
- preocupações com desempenho sexual;
- problemas de relacionamento.
O diagnóstico geralmente envolve uma avaliação médica detalhada, histórico médico, exames físicos e possivelmente exames de sangue. O tratamento pode variar de acordo com a causa subjacente. Mas, os mais comuns e indicados são:
- terapia psicológica;
- medicamentos prescritos;
- dispositivos a vácuo;
- terapia hormonal;
- uso de géis;
- cirurgia em casos específicos.
O que são géis para disfunção erétil?
Os géis para disfunção erétil são produtos tópicos projetados para ajudar a melhorar a função erétil masculina. Eles geralmente contêm ingredientes ativos que, quando absorvidos pela pele do pênis, aumentam o fluxo sanguíneo na área e promovem uma ereção mais firme. Esses géis são uma forma alternativa de tratamento para homens que desejam evitar medicamentos orais, como os comprimidos. Eles surgiram como uma resposta à demanda por opções de tratamento mais discretas e convenientes. Apesar de não serem amplamente conhecidos no Brasil, os géis para disfunção erétil estão disponíveis no mercado há alguns anos e vêm ganhando popularidade como uma opção não invasiva e de ação rápida para melhorar a ereção.
Como o gel para disfunção erétil funciona?
O gel para disfunção erétil é um medicamento para ser aplicado de forma localizada, diretamente no corpo do pênis. A pomada provoca sensações rápidas de resfriamento e aquecimento do membro, fatoo que estimula o aumento da vascularização sanguínea do pênis.
Géis para disfunção disponíveis no mercado
No Brasil, é possível encontrar géis para disfunção erétil, a exemplo do Alprostadil. Já o famoso Eroxon tem venda liberada na Bélgica e no Reino Unido, e recentemente foi aprovado nos EUA, mas ainda sem estimativa para ser comercializado nacionalmente. A boa notícia é que os géis vêm se popularizando, e a tendência é que novos medicamentos desse tipo surjam por aqui. Inclusive, aqui no Brasil já temos em andamento testes para uma versão inovadora à base de veneno de aranha, feito pelo laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Alprostadil
O alprostadil é uma das substâncias ativas das injeções penianas, pomadas e géis e cremes para disfunção erétil. Ele é uma das soluções farmacêuticas para resolver os problemas de ereção masculinos. Por se tratar de um vasodilatador, o alprostadil é um excelente estimulante e auxilia a circulação sanguínea do pênis, facilitando a ereção.
Eroxon
Nos Estados Unidos, no primeiro semestre de 2023, foi aprovado o primeiro gel para tratar disfunção erétil. A agência de regulação de medicamentos autorizou a comercialização do produto Eroxon sem a necessidade de receita médica. Ele tem a chegada prevista nas farmácias americanas em 2025. Porém, ainda não foi aprovado para ser comercializado no Brasil. A legislação brasileira é uma das mais rigorosas do mundo para aprovação de medicamentos. Por isso, a avaliação é feita com minúcia e cuidado. O medicamento em gel será um forte concorrente aos medicamentos em comprimidos orais, como no caso da Sildenafila e Tadalafila, que são os remédios orais mais populares para tratar os casos de disfunção erétil. Pesquisas realizadas com o Eroxon indicam que ele pode começar a funcionar em até 10 minutos, mas que é necessário estímulo sexual contínuo para que a ereção aconteça.
Gel de testosterona
O gel de testosterona é uma forma tópica de reposição hormonal usada para aumentar os níveis de testosterona em homens com deficiência desse hormônio. Ele é aplicado diretamente na pele e absorvido pelo corpo, ajudando a elevar os níveis de testosterona no sangue. No Brasil, o gel é vendido, mas é considerado um medicamento controlado e só pode ser adquirido mediante prescrição médica.
Como escolher o melhor gel para disfunção erétil?
O melhor gel para disfunção erétil é aquele recomendado pelo médico especialista, pois ele avaliará suas necessidades individuais e histórico médico antes de fazer uma recomendação. É fundamental seguir a prescrição médica e não utilizar produtos sem orientação, pois isso pode levar a efeitos adversos e complicações.
Aplicação
A aplicação do gel para disfunção erétil geralmente é tópica, diretamente no pênis. O modo de aplicação pode variar de acordo com o produto e as instruções do médico. Cada produto tem uma recomendação específica, como tempo mínimo a ser aguardado após a aplicação para ter relação sexual ou entrar na piscina, por exemplo. É importante seguir rigorosamente as instruções de uso fornecidas pelo médico ou indicadas na embalagem do produto.
É seguro utilizar gel no pênis?
Assim como qualquer outro medicamento, o uso de gel no pênis requer atenção e cuidados específicos. Dessa forma, é possível utilizar o produto sem comprometer a segurança. No caso do Eroxon, segundo as avaliações, o gel de ação local para ereção oferece uma taxa de sucesso em 65% dos casos e a ereção dura tempo suficiente para uma relação sexual saudável. Contudo, qualquer tratamento para disfunção erétil deve ser indicado por um médico, que poderá avaliar a saúde do paciente e identificar se o produto será eficaz para o quadro.
Gel funciona para todos os casos de disfunção erétil?
O gel para disfunção erétil pode não ser eficaz em todos os casos, pois a eficácia pode variar de acordo com a causa subjacente do problema e as características individuais de cada paciente. Além disso, existem diferentes tipos de géis com mecanismos de ação distintos, e alguns podem ser mais eficazes em determinados casos do que outros. Por isso, vale reforçar, é importante consultar um médico especialista para avaliar a melhor opção de tratamento para cada situação específica.
Atenção às pomadas prolongadoras de ereção!
Fique atento, pois há muitas falsas promessas que circulam no mercado e se aproveitam da vulnerabilidade de homens que estão com dificuldade de ter e/ou manter uma ereção rígida. 
Vantagens
As vantagens do gel para disfunção erétil incluem sua aplicação localizada, que pode proporcionar uma ação mais rápida e direta no órgão genital masculino. Adicionalmente, o gel pode ser uma opção conveniente e discreta de tratamento para alguns homens, oferecendo uma alternativa aos comprimidos orais. Outra vantagem é a possibilidade de evitar efeitos colaterais sistêmicos, comuns em algumas formas de tratamento oral.
Desvantagens
Algumas das desvantagens do gel para disfunção erétil incluem a possibilidade de irritação ou reações alérgicas na pele, especialmente para aqueles com sensibilidade cutânea. Além disso, pode ser necessário aplicar o gel regularmente antes da atividade sexual, o que pode não ser tão conveniente para alguns homens. Outro ponto a ser observado é que o gel pode não ser eficaz para todos os casos de disfunção erétil, sendo que alguns pacientes podem necessitar de outras formas de tratamento.
Efeitos colaterais
Como qualquer medicamento, há efeitos colaterais que podem ser experimentados por usuários da pomada para disfunção erétil, seja a Eroxon ou produtos similares. Os efeitos colaterais do gel para disfunção erétil podem ser:
- Dor e ardência local;
- Erupções na pele;
- Coceira;
- Inflamação no pênis, como a balanite;
- Formigamento e sensação de dormência.
A parceira também pode ser afetada com alguns efeitos colaterais, como:
- Leves sensações de ardência;
- Vaginite.
Contraindicações
Os geis para disfunção erétil possuem contraindicações, assim como quaisquer outros medicamentos. O ideal é consultar um médico e ler a bula do produto antes de usá-lo. A seguir, veja quais fatores tornam esses produtos não recomendáveis.
Determinadas condições médicas pré-existentes
Pessoas com certas condições médicas, como problemas cardíacos, pressão arterial alta, distúrbios sanguíneos, doenças graves do fígado ou rins, podem não ser adequadas para usar o gel sem consultar um médico.
Uso concomitante de certos medicamentos
Alguns medicamentos podem interagir de forma negativa com o gel para disfunção erétil, como nitratos, usados para tratar problemas cardíacos, ou outros medicamentos para disfunção erétil.
Problemas de saúde sexual subjacentes
Em alguns casos, o gel pode não ser recomendado para pessoas com determinadas condições de saúde sexual, como doença de Peyronie.
Tratamentos tradicionais para disfunção erétil
O gel para disfunção erétil surge como uma alternativa às intervenções consolidadas de tratamento para problemas de ereção. O tratamento mais comum é o clínico. Ele contempla os medicamentos orais e as injeções penianas. Os comprimidos recomendados para tratar casos de disfunção erétil, geralmente são compostos pela Tadalafila e a Sildenafila. As injeções penianas também podem servir para produzir ereções e auxiliar nos cuidados da saúde sexual masculina. Porém, pode ser uma das mais desconfortáveis para os homens, principalmente para quem não gosta de agulhas. Em último caso, há o tratamento cirúrgico, com a reconstrução peniana seguida da colocação de um implante, que visa dar rigidez ao pênis para que possa penetrar facilmente, sem escapar ou dobrar durante o movimento.
Seja com o uso de gel para disfunção erétil ou outra abordagem, conte com o diagnóstico preciso de um médico urologista. É ele quem vai investigar as causas da condição e o melhor tratamento, de acordo com as particularidades do paciente. Para isso, conte com o Dr. Paulo Egydio! Com décadas de experiência e especialização em disfunção erétil, espere por um atendimento humanizado e personalizado. Agende hoje mesmo a sua consulta e descubra se os famosos géis para impotência são as melhores opções para você.
Saiba mais:
09 Principais Causas da Impotência Masculina e Como Tratar
Como melhorar a ereção? Confira 12 práticas para deixar o pênis mais duro
Disfunção Erétil Medicamentosa: Tratamentos Disponíveis
5 Melhores Suplementos para Libido Masculina Segundo Estudos
Disfunção Erétil: O Que É, Principais Sintomas e Tratamentos
Sexólogo ou Urologista: Qual Especialista Procurar Primeiro?




