Esperma amarelo: O que fazer ao perceber este sintoma

esperma amarelo homem preocupado

Esperma amarelo: O que fazer ao perceber este sintoma

Navegue pelo conteúdo

Esperma amarelo assusta e pode sim ser uma preocupação válida: saiba mais sobre a mudança de cor do líquido ejaculatório. A preocupação com a cor do esperma é compreensível, principalmente quando o líquido está em uma tonalidade amarelada ou em cores mais escuras. Essa situação certamente vai gerar ansiedade e desconforto para muitos homens. Embora a cor do esperma possa variar a cada caso, é importante estar atento a mudanças e consultar um médico sempre que necessário. A alteração, entretanto, pode ser influenciada por vários fatores. O esperma normalmente tem uma coloração branca ou levemente amarelada. Existem variações causadas por fatores diferentes, que vão desde a dieta e o estilo de vida até condições de saúde. Entretanto, existem outros sinais de alerta quando algo está errado. O que fazer, então, ao perceber o esperma amarelo? Acompanhe.

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

Como é o aspecto normal do esperma?

esperma amarelo líquido Embora isso possa variar caso a caso, como já explicamos mais acima, o sêmen geralmente tem uma aparência branca ou levemente amarelada. A textura é geralmente opaca e viscosa. Ele pode ser, ainda, levemente acinzentado. O cheiro, por sua vez, tem um odor característico e suave, que não costuma ser desagradável. Fique atento: cheiro forte pode ser um sinal de infecção. Agora que você já sabe como é o aspecto normal do esperma, é possível entender também que a aparência levemente amarelada pode ser normal. Entretanto, esteja atento a possíveis odores fortes: isso é motivo para preocupação. A presença de odor forte acompanhada de uma cor amarelada forte pode indicar ISTs, como a clamídia.

Causas do esperma amarelo: conheça as principais

Causas do esperma amarelo Existem algumas causas possíveis para que o esperma adquira uma coloração amarela “fora do comum”. Veja as 5 principais abaixo:

  • Mudanças na dieta: você sabia que o consumo de alimentos ricos em carotenoides, como cenoura, abóbora e batata-doce, pode resultar em uma coloração amarelada no esperma? Estes são pigmentos naturais encontrados alguns vegetais e frutas quando consumidos em grandes quantidades.
  • Medicamentos: o uso de certos fármacos, como antibióticos, anti-inflamatórios, mais especificamente falando sobre a saúde sexual masculina; os medicamentos para próstata, pode causar alterações na cor do esperma como efeito colateral.
  • Problemas na próstata: já marcou um check-up de saúde para este ano? Se você identificou mudanças na cor do esperma, saiba que isso pode indicar também condições como prostatite (inflamação da próstata) ou hiperplasia benigna da próstata (aumento benigno da próstata). Neste caso, é comum que outros sintomas apareçam, como dificuldade para urinar e dor.
  • Trauma: traumas nos órgãos do sistema reprodutivo masculino podem causar também alterações na cor do esperma.
  • Infecções: por fim – e não menos importante – as infecções do trato genital (prostatite, uretrite e epididimite) além das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem causar inflamação nos órgãos e levar a uma coloração amarelada no esperma. Esteja atento também a odores incomuns, secreção anormal e dor nos testículos.

Quando devo procurar ajuda médica?

Caso perceba uma mudança relevante na cor do seu esperma, principalmente se estiver acompanhada de outros sintomas (como dor ou cheiro forte) é aconselhável procurar ajuda médica. Embora muitas das causas sejam mudanças do cotidiano, alterações também podem indicar problemas como infecções, inflamações ou outros distúrbios do sistema reprodutivo.

Procure um médico se:

  • A cor persistir;
  • Você tiver outros sintomas acompanhados (dor e cheiro forte, por exemplo);
  • Se sua vida sofrer mudanças drásticas no cotidiano por conta desse problema.

Como exploramos acima, tudo pode variar caso a caso, assim como os tratamentos e cuidados. Caso o problema seja causado por mudanças simples do cotidiano, basta readaptar a rotina. Porém, se a presença de esperma amarelo gerar desconforto, não hesite: busque ajuda médica. O profissional de saúde vai realizar uma avaliação clínica completa, que pode incluir exames físicos, avaliação e exames laboratoriais, se necessário.

Saiba mais:

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas