O soro fisiológico na prótese inflável é fundamental para que o homem tenha uma ereção e consiga penetrar na hora H. Se houver qualquer problema com o líquido, a sua vida sexual pode ficar comprometida.
Apesar da falta de soro ser um risco, a colocação da prótese inflável ajuda muitos homens que não conseguiram tratar a disfunção erétil a partir de medicamentos ou injeções.
No entanto, como veremos a seguir, esse tratamento não é a prova de falhas. Por isso, avalie a suas opções com o urologista antes de passar pela cirurgia de prótese peniana!
Como funciona a prótese inflável?
Esse tipo de implante tem como função dar sustentação complementar ao pênis, para que a ereção seja mais rígida.
Ele é composto por dois ou três volumes. A prótese inflável de dois volumes inclui os cilindros, onde fica o soro fisiológico (bem na ponta) e a bombinha de pressurização que vai no escroto. Já a de três volumes possui, adicionalmente, um reservatório separado para o líquido, que é instalado no abdômen.
Saiba mais: Conheça em detalhes a prótese peniana inflável
Existem diferentes marcas, tamanhos e modelos de prótese peniana inflável. Em comum, elas possuem um mecanismo que permite que o homem infle ou desinfle o implante sempre que desejar.
Para quem a prótese peniana inflável é indicada
O modelo inflável não é adequado para todos os pacientes.
Primeiramente, homens que não possuem força ou destreza nas mãos devem evitá-la. Isso porque é preciso usar um pouco de habilidade para inflar o mecanismo.
A idade do paciente é uma questão que deve ser avaliada. Em pacientes mais jovens, o risco de falha em algum momento da vida é maior, considerando os longos anos pela frente. Já nos homens mais velhos, as falhas podem nem chegar a acontecer.
Um artigo do Journal of Sexual Medicine mostrou que em 20 anos, metade das próteses infláveis param de funcionar. Isso quer dizer que um paciente de 30 anos provavelmente teria que fazer uma reoperação aos 50 anos, enquanto que um paciente de 70 anos talvez não precise da troca do implante.
Por fim, é preciso considerar que o modelo inflável não é oferecido na rede pública de saúde, nem pelos convênios. A maioria dos pacientes que opta por esse implante gasta em torno de R$ 80 mil com todo o procedimento.
Qual a função do soro fisiológico na prótese inflável?
O soro fisiológico na prótese inflável faz toda a diferença para o seu funcionamento.
Como o mecanismo funciona a partir da regulação da pressão do soro fisiológico, essa solução tem papel fundamental.
Ao pressurizar a bomba, o soro fisiológico na prótese inflável preenche os cilindros. Com isso, após algumas bombadas, o homem terá uma ereção rígida o suficiente para efetuar a penetração.
Após terminar a relação sexual, é preciso desinflar a prótese. Para isso, basta posicionar o pênis para baixo por alguns segundos para que o líquido retorne ao seu local de origem.
Saiba mais: Aprenda a inflar e desinflar a prótese peniana
Consequências da falta de soro fisiológico na prótese inflável
Como deu para perceber, sem soro fisiológico para inflar a prótese peniana inflável, não há ereção!
A grande questão é que os estudos apontam que, na comparação com o modelo maleável, a prótese peniana inflável apresenta mais chances de falhar.
Entre as falhas possíveis de acontecer com esse implante, algumas estão relacionadas ao soro fisiológico na prótese inflável. É o caso de vazamento do líquido, que pode ocorrer no cilindro ou no reservatório, ou problemas nos dutos (no caso da prótese de 3 volumes).
Sem a passagem de soro para preencher corretamente os cilindros, você não conseguirá tem uma boa ereção.
A possibilidade de haver vazamento do soro não é a única. Embora seja raro, o cilindro também pode quebrar e inviabilizar a ereção.
As falhas do implante peniano inflável demandam uma reoperação, em que será feita a troca da prótese, seja por modelo igual ou maleável, a depender da conversa com o seu cirurgião.
Vale lembrar que nem sempre a troca é coberta pelo fabricante. Alguns fabricantes possuem um prazo de garantia mais curto, e você terá que arcar novamente com essa despesa.
Não há uma forma de evitar problemas com o soro fisiológico na prótese inflável. Porém, uma boa indicação do impante, uma cirurgia realizada por um profissional experiente e um pós-operatório bem feito vão ajudar você a se adaptar a ela.
A falta de soro fisiológico na prótese inflável pode ser preocupante, mas, ao mesmo tempo, pode ser que você nunca tenha que passar por isso. Não descarte a colocação desse implante ainda. Converse com o urologista, busque informações e conheça os relatos de outros pacientes para tomar a sua decisão. Nós vamos te ajudar!