Libido masculina: identifique sinais e recupere o desejo

Fundo branco e quatro pimentas vermelhas com cabos verdes de diferentes tonalidades e tamanhos lado a lado desidratadas representando a perda da libido masculina

Libido masculina: identifique sinais e recupere o desejo

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

A libido masculina é o desejo sexual ou interesse do homem por relações íntimas. Saiba mais!

Um homem com a libido saudável experimenta sensações positivas. Além da satisfação sexual, ela está associada a relacionamentos sólidos, redução do estresse, mais autoestima e autoconfiança, e, ainda, melhorias para a saúde cardiovascular, para sistema imunológico, para a qualidade do sono e para o equilíbrio hormonal.

Entretanto, quando ocorre a diminuição da libido em homens, todos esses benefícios podem mudar para pior – e ninguém deseja passar por isso. É preciso saber como evitar e o que fazer para recuperar a libido.

O que é libido?

A libido é uma parte muito importante da experiência humana. Ela tem tudo a ver com o desejo, o impulso e o interesse sexual inerente a cada um, que motiva a busca por satisfação e prazer.

Esse desejo está ligado de forma direta aos hormônios sexuais, como a testosterona, que ajuda a regular o desejo, mas também é influenciada por atores psicológicos, sociais, culturais e ambientais.

Fundo branco com pimenta vermelha de cabo verde na horizontal cortada ao meio, expondo as sementes brancas e pequenas simbolizando a baixa libido masculina

O que é bom para aumentar a libido masculina?

Para aumentar a libido masculina, é essencial adotar um estilo de vida saudável. A prática regular de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea e os níveis de energia, o que pode contribuir para o aumento do desejo sexual. 

Alimentação balanceada, com alimentos ricos em nutrientes como zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, também é fundamental para a saúde sexual. Além disso, controlar o estresse, dormir o suficiente e evitar o consumo excessivo de álcool ou substâncias prejudiciais pode ajudar a melhorar a função sexual. 

Em alguns casos, tratamentos médicos ou terapias hormonais podem ser recomendados por um profissional de saúde.

O que aumenta a libido masculina?

Seja para aumentar a libido ou para conservá-la saudável, é extremamente recomendado adotar um estilo de vida equilibrado.

Isso inclui uma alimentação balanceada e rica em ômega-3 e zinco – benéficos para a saúde sexual do homem -, a prática regular de exercícios físicos, a redução dos níveis de estresse e boas noites de sono. Além disso, é preciso evitar o álcool e o cigarro.

Investir na saúde das relações também é uma boa dica para manter a libido em dia. A comunicação aberta com a(o) parceira(o) sobre todos os assuntos e aventuras sexuais podem ajudar a aumentar o desejo.

De modo geral, se a sua rotina e a sua mente estão em harmonia, você tem tudo para ter a libido como aliada para a sua vida.

Tratamentos indicados

Existem tratamentos clínicos receitados por um médico, como um urologista, que podem ser indicados caso não seja possível restabelecer a libido naturalmente, com adaptações no estilo de vida.

O tratamento vai depender das causas. Por isso, é muito importante buscar um profissional da saúde e investigar a origem do problema.

Dependendo do caso, ao tratar a causa subjacente, a libido do homem se normalizará.

Por exemplo, alguns homens podem precisar de reposição para a testosterona baixa. A falta de libido é um dos sintomas da queda desse hormônio.

Em outros casos, pode ser uma questão de ajustar ou trocar a medicação que ele toma por uma alternativa que tenha menos impacto na libido.

Existem, ainda, medicamentos específicos para como aumentar a libido masculina.

É o caso da bremelanotida, que age estimulando o sistema nervoso central. Ele só pode ser adquirido mediante prescrição médica e deve ser usada apenas sob supervisão.

Alguns homens podem se beneficiar de tratamentos terapêuticos com um sexólogo, principalmente se  houver questões emocionais que contribuam para a baixa libido masculina.

Vale lembrar que o tratamento sempre deve ser individualizado para que o paciente volte a ter uma vida sexual satisfatória.

A libido masculina pode oscilar e é normal que, em alguns momentos e devido a alguns fatores físicos ou emocionais, ela esteja em baixa. 

Entretanto, é possível voltar a desfrutar das sensações prazerosas que uma libido em dia proporciona ao adotar um estilo de vida saudável.

Se você não conseguir fazer isso sozinho, conte com a ajuda de profissionais para resgatar a libido.

O que causa a perda de libido no homem?

A perda de libido no homem pode ser causada por diversos fatores, tanto físicos quanto psicológicos. 

Entre as causas físicas, destacam-se desequilíbrios hormonais, como baixos níveis de testosterona, problemas de saúde como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas e distúrbios na tireoide, além de efeitos colaterais de medicamentos. 

Fatores psicológicos também desempenham um papel importante, como estresse, depressão, ansiedade e problemas de relacionamento. O cansaço excessivo e a falta de sono também podem contribuir para a diminuição do desejo sexual. 

Além disso, hábitos de vida inadequados, como o consumo excessivo de álcool, tabagismo e sedentarismo, também podem afetar negativamente a libido masculina.

A libido pode diminuir?

Sim. É normal ocorrer uma oscilação na libido masculina, seja ao longo da vida ou até mesmo em um curto prazo de tempo.

Pode ser que, em um momento em que você está tendo um dia de extrema felicidade na vida, a libido aumente. Quando você atingir a estabilidade emocional, ela diminuirá.

Outro exemplo é ao comparar a libido da época da adolescência, quando os hormônios sexuais estavam no auge, com a libido após os 50 anos, período em que a testosterona está em queda.

De forma geral, as causas da baixa libido são:

  • Alterações hormonais, principalmente a diminuição na produção de testosterona
  • Doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e obesidade
  • Depressão, ansiedade, estresse excessivo ou baixa autoestima
  • Pressão e fadiga no dia a dia
  • Problemas no relacionamento do casal, como conflitos mal resolvidos, falta de intimidade ou comunicação inadequada
  • Uso de determinados medicamente, como antidepressivos ou remédios para pressão alta
  • Hábitos de vida pouco saudáveis, como má alimentação, falta de exercício físico, consumo excessivo de álcool, tabagismo, etc.

Sintomas da falta de libido masculina

Um dos principais sintomas que afetam os homens que estão com a libido em baixa é que eles param de se interessar por sexo e de tudo o que remete às relações.

Isso quer dizer que eles param de pensar no assunto, deixam de ter fantasias sexuais e evitam situações que podem acabar em sexo, até mesmo o contato com a(o) parceira(o).

A baixa libido também pode se manifestar como disfunção erétil, quando ele tem dificuldade ou não consegue ficar excitado e ter ou manter uma ereção adequada.

Tudo isso pode afetar a saúde mental, devido a dúvidas em relação a sua virilidade. Baixa autoestima, alterações de humor, frustração e em alguns casos, depressão, são alguns dos sentimentos negativos que o homem pode enfrentar nesses casos.

É normal um homem não sentir vontade de ter relação?

É perfeitamente normal que a libido varie e, em determinados períodos, o homem não sinta vontade de praticar sexo.

Qualquer pessoa está sujeita a essas oscilações, e é muito importante reconhecer e respeitar a perda da libido masculino ocasional.

Quando a libido abaixa é um problema?

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas