Neste momento, existem cerca de 50 hormônios atuando para o bom funcionamento do seu corpo. Entre eles, está a testosterona, hormônio produzido principalmente pelos homens e que tem funções que vão além da sexualidade.
A testosterona também está presente no organismo das mulheres. Em ambos os sexos, o hormônio responde por características tipicamente masculinas, como aparecimento dos pelos e engrossamento da voz, controla o desenvolvimento de massa muscular e gordura, e ajuda na absorção de cálcio. Nos homens, ele também é responsável pelo aumento dos tecidos reprodutivos na puberdade e pela produção dos espermatozóides pelos testículos.
Apesar de ter tantas finalidades, a testosterona é lembrada principalmente pelo controle do desejo e libido sexual.
Quais são os hormônios do homem?
O sistema endócrino, constituído por uma série de glândulas, é o responsável por sintetizar e lançar os hormônios em nossa corrente sanguínea. Eles circulam pelo organismo, mas agem apenas em locais específicos, quando se ligam a uma célula que contém o receptor correspondente.
Entre as principais glândulas que fazem parte deste sistema, temos o hipotálamo, a tireoide, a hipófise, as suprarrenais, e, no caso do homem, os testículos (para as mulheres, há os ovários). Além disso, órgãos como o pâncreas também produzem hormônios.
Os hormônios que o corpo do homem produz são:
- Melatonina
- Serotonina
- Tiroxina
- Tri-iodotironina
- Adrenalina
- Adrenalina
- Noradrenalina
- Dopamina
- Hormônio antimülleriano
- Adiponectina
- Hormônio adrenocorticotrófico
- Angiotensinogênio e angiotensina
- Vasopressina
- Peptídeo natriurético atrial
- Colecistocinina
- Hormônio liberador de corticotrofina
- Eritropoietina
- FSH
- Gastrina
- Grelina
- Glucagon
- GnRH
- GH
- Gonadotrofina coriônica humana
- Lactogênio humano placentário
- Hormônio do crescimento
- Inibina
- Insulina
- Leptina
- Hormônio luteinizante
- Ocitocina
- PTH
- Peptídeo inibidor gástrico
- Prolactina
- Relaxina
- Secretina
- Trombopoietina
- TSH
- Cortisol
- Aldosterona
- Testosterona
- Desidroepiandrosterona
- Androstenediona
- Di-hidrotestosterona
- Estradiol
- Estrona
- Estriol
- Progesterona
- Calcitriol
- Calcidiol
- Prostaglandinas
- Leucotrienos
- Prostaciclina
- Tromboxano
- Histamina
- Renina
- Encefalina
Qual é o melhor hormônio masculino?
O conceito de melhor ou pior não existe quando falamos de hormônio. Isto porque todos eles são indispensáveis para o funcionamento do corpo, atuando em praticamente todas as atividades do organismo.
No entanto, quando pensamos em hormônio masculino, o primeiro que vem a nossa mente é a testosterona.
O hormônio é, de fato, um andrógeno (hormônio masculino). No homem, a testosterona é produzida nos testículos e é responsável pela diferenciação sexual.
É graças a ela, também, que ocorre a produção e amadurecimento dos espermatozoides. Logo, o hormônio é muito importante para a fertilidade masculina.
O que aumenta a testosterona do homem?
O nível do hormônio masculino pode oscilar e, quando acontece um declínio acentuado, as consequências podem se manifestar em alterações físicas, como perda de massa muscular e acúmulo de gordura visceral, mudanças psíquicas, como depressão e irritabilidade, e disfunções sexuais, como diminuição da libido e disfunção erétil. Além disso, a fertilidade pode ficar comprometida.
Para conhecer a quantidade de testosterona no corpo, existem exames laboratoriais. No entanto, eles nem sempre são confiáveis, pois o resultado depende do horário da coleta, além de características e hábitos de vida do paciente. Portanto, a experiência do médico é ainda mais importante para avaliar os sintomas que o homem relata e entender se o hormônio está em queda.
Para recuperar a saúde, é possível aumentar a testosterona e realizar a regulagem hormonal de forma natural e segura com mudanças de estilo de vida e dieta. Veja como:
Alimentação rica em zinco e vitamina A
Adotar uma dieta nutritiva e equilibrada é uma das melhores formas de aumentar a testosterona. Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriu uma correlação entre os níveis de testosterona e a ingestão de gordura saudável, a manutenção do peso baixo, o consumo de menos calorias, a ingestão de proteína suficiente e o controle dos carboidratos.
Alimentos que são boas fontes de zinco e vitamina A também têm um efeito benéfico. Por isso, inclua na dieta feijão, castanhas, fígado, folhas escuras (espinafre, couve) e tomate.
Bons níveis de vitamina D
Há evidências de um estudo da Universidade Médica de Graz, na Áustria, de que há ligação entre a testosterona circulante e a quantidade de vitamina D no organismo.
No estudo em questão, a vitamina D foi obtida por meio de suplementos, mas é possível atingir bons níveis de vitamina D a partir da exposição moderada ao sol e do consumo de alimentos como salmão, sardinha, atum, ovo e cogumelos.
Prática de atividade física
Existe uma relação benéfica entre a prática de atividades físicas e o aumento dos níveis de testosterona no corpo, embora os pesquisadores não compreendam ainda como isso acontece.
Uma possibilidade é que a redução de gordura corporal tem um efeito impulsionador para o hormônio. Por isso, alguns exercícios aparentemente funcionam melhor do que outros. É o caso dos treinos aeróbicos e da musculação moderada a intensa. A continuidade da prática também é importante.
Boas noites de sono
Em um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, os pesquisadores concluíram que homens que têm menos de cinco horas de sono por noite apresentam redução de cerca de 15% na produção de testosterona.
Como o hormônio é produzido durante o sono, a qualidade da noite é muito importante. Ter um bom sono estimula a produção desse hormônio, além de diminuir o cortisol – hormônio do estresse e que pode provocar o aumento de peso, que interfere de forma negativa na produção da testosterona.
Evite o estresse
O colesterol é um tipo de gordura necessário para a produção tanto do cortisol quanto da testosterona, entre outros.
Se você anda muito estressado, o seu organismo produzirá mais cortisol e menos testosterona, e o aumento do cortisol faz com que você ganhe tecido adiposo. O excesso de peso é inimigo da testosterona, e pode fazer com que os níveis do hormônio decaiam.
Procure incluir hábitos que reduzam o estresse no seu dia a dia, como técnicas de meditação, redução no consumo de cafeína, um bom gerenciamento de seu tempo, além de dieta balanceada e exercícios físicos.
Como faço para tomar hormônio masculino?
Como a testosterona tem papel fundamental no crescimento muscular, densidade óssea e fertilidade, o uso de suplementos pode ser prescrito pelo seu médico. No entanto, a indicação é apenas para pacientes que comprovadamente apresentam índices baixos do hormônio, condição chamada de hipogonadismo.
Se a recomendação e o acompanhamento médico não forem devidamente realizados, a ingestão vai trazer mais riscos que benefícios para a sua vida.
Muitos homens começam a tomar o hormônio por conta própria a fim de aumentar o desempenho atlético ou auxiliar na fertilidade. No entanto, a testosterona exógena inibe a produção de outros hormônios (FSH e LH), e, após um aumento inicial dos níveis de testosterona no sangue, ocorre baixa na produção natural desse hormônio e consequentemente dos espermatozóides. O resultado é justamente o contrário do que se deseja.
Outro problema da automedicação é que, além de ter a venda sem receita médica proibida, muitos produtos têm origem duvidosa, o que pode comprometer a saúde de diferentes maneiras.
Se você recebeu indicação de suplementar a testosterona, ela está disponível em gel, creme, injeções, comprimidos e adesivo transdérmico. O seu médico irá receitar a dosagem correta para o seu caso e o tratamento deve ser feito conforme prescrito para obter os benefícios necessários.
Agora que você sabe como este hormônio é poderoso para o seu organismo, fica a questão: como está o seu nível de testosterona? Priorize a sua saúde física, psíquica e sexual e faça um check up!
Se desconfiar de condições como Doença de Peyronie, curvatura congênita ou até a necessidade de um implante de prótese peniana, não hesite em clicar no botão abaixo e procurar auxílio médico especializado!