Todo homem gostaria de saber como melhorar o desempenho sexual, afinal, ter relações prazerosas é parte crucial do nosso bem-estar.
Existem muitas formas de aprender como melhorar o desempenho sexual: trocando ideas com amigos, conversando com a(o) parceira(o), conhecendo o próprio corpo, e muitas outras. Porém, nada melhor do que contar com auxílio especializado para isso.
Nessa hora, entram em cena dois profissionais: o urologista, como o Dr. Paulo Egydio, que acumula mais de 24 anos de cuidados com homens, e o sexólogo, como a Lu Cabral, uma especialista que atua na área da sexualidade.
Continue a leitura para saber quais as dicas para melhorar o desempenho sexual e quando recorrer a cada um deles.
Sexólogo vs. Urologista: Entendendo as Diferenças
Os dois profissionais de saúde podem ajudar você a lidar com sua saúde sexual e reprodutiva. Porém, há diferenças na formação e atuação de cada um deles.
Para ser um urologista, é preciso se graduar em medicina e então fazer residência médica nessa área, além de possuir um registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Com isso, o médico pode diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes que tenham problemas no sistema urinário e no sistema reprodutor masculino.
Leia mais: Urologista ou andrologista? Qual procurar?
Já o sexólogo é um profissional graduado, geralmente, em áreas de Ciências ou Humanas (como psicologia, educação física, ciências sociais, pedagogia, entre outras, inclusive medicina), com uma especialização em sexologia. Dessa forma, o profissional se torna apto a auxiliar no desenvolvimento da sexualidade.
Onde ir primeiro? No sexólogo ou urologista?
No caso de homens que estão enfrentando alguma dificuldade na hora H, com destaque para a disfunção erétil, a primeira atitude a ser tomada é ir a um urologista.
O ideal é começar com esse profissional porque, no consultório, ele poderá fazer uma série de exames e análises para identificar se a origem da sua disfunção erétil tem causa orgânica.
Na sequência, a indicação é buscar um sexólogo. Isso porque, mesmo que o problema tenha origem orgânica, as questões psicológicas são indissociáveis.
Então, cabe ao urologista afastar a causa orgânica, pois, assim, o sexólogo consegue focar nas causas psicológicas e trabalhá-lhas de forma mais assertiva.
Leia mais: Saiba tudo sobre a disfunção erétil psicológica
Como melhorar o desempenho sexual com ajuda de um sexólogo?
Para ter uma boa sexualidade, você precisa de orientação e educação sexual. Esse é o primeiro ponto.
Nesse sentido, o sexólogo possui uma boa experiência em investigar a sexualidade do paciente, e, é claro, ir a fundo nas causas da disfunção erétil psicogênica.
Nem sempre é fácil acessar o homem que está experimentando complicações com as disfunções sexuais. O machismo e a sensação de falta de virilidade podem deixar o paciente frágil, mas a ideia é justamente fortalecê-lo.
Leia mais: Como ajudar um homem com disfunção sexual
A sexologia propõe uma desconstrução, ou seja, olhar além do próprio pênis. Existe prazer de outras maneiras que não são com a penetração, e, com isso, é possível ir resgatando a autoestima e segurança do paciente.
O profissional da área também busca trabalhar questões relacionadas à ansiedade de desempenho, uma forma muito eficaz de como melhorar o desempenho sexual. Existe uma pressão para o homem mostrar que “dá conta do recado”, e isso naturalmente sobrecarrega as emoções na hora H.
Além disso, podem haver aspectos religiosos, culturais e sociais que acabam interferindo na relação sexual. Quando o homem entende essa bagagem, ele pode aprender a lidar com as questões psicológicas e viver o prazer.
Sexólogo e urologista: um trabalho conjunto
O trabalho conjunto entre sexólogos e urologistas é muito significativo para os homens que desejam saber como melhorar o desempenho sexual.
Os profissionais têm habilidades e experiências complementares que podem tratar condições como a disfunção erétil e também a fazer as pazes com a sexualidade do paciente.
Enquanto o urologista pode lidar com os aspectos físicos, o sexólogo pode abordar os componentes psicológicos que podem estar contribuindo para o problema.
Essa união também proporciona uma compreensão mais profunda das necessidades do paciente, considerando fatores biológicos, psicológicos, sociais e emocionais. Como resultado, o homem tem acesso a um tratamento individualizado para resgatar a sua qualidade de vida sexual.
Ao colaborar, os resultados do tratamento podem ser ainda melhores e o homem vai acabar ainda mais satisfeito. Isso é particularmente importante em pacientes com casos complexos.
O homem terá informações valiosas sobre como melhorar o desempenho sexual a partir de um tratamento eficaz para a disfunção erétil, além de orientações e aconselhamento, garantindo que as necessidades físicas e emocionais sejam atendidas.
Se você quiser continuar a conversar sobre o assunto, não deixe de entrar em contato. Estamos à disposição para ajudar você a ter uma boa qualidade de vida sexual!