Prótese peniana para ejaculação precoce: seria uma solução?

homem branco vestindo uma camisa azul de bolinhas pequenas, segurando um relógio grande e redondo na frente do rosto, cobrindo totalmente a cabeça representando tratamento de prótese peniana para ejaculação precoce

Prótese peniana para ejaculação precoce: seria uma solução?

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

A prótese peniana para ejaculação precoce não configura um tratamento consolidado para a doença, mas pode ajudar a melhorar a sua vida sexual em alguns casos. Entenda!

A ejaculação precoce é uma condição que afeta a saúde sexual masculina, podendo causar constrangimentos e insatisfação na hora H. Por isso, todo homem deseja evitar esse mal.

Cerca de um em cada três homens em todo o mundo apresenta ejaculação precoce, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Isso pode fazê-los considerar em colocar uma prótese peniana para ejaculação precoce – uma ideia que não é totalmente adequada para tratar essa questão.

Antes de explorar essa possibilidade, é necessário conhecer as indicações da prótese peniana, recomendada para casos de disfunção erétil grave, além dos tratamentos disponíveis para a ejaculação precoce, essa disfunção sexual masculina que tem alternativas. Saiba mais a seguir!

O que é a ejaculação precoce?

A ejaculação precoce é aquela que ocorre muito antes do tempo desejado, e que, muitas vezes não é satisfatória, principalmente para o parceiro sexual.

É uma das condições mais comuns entre homens sexualmente ativos, que não conseguem controlar o reflexo ejaculatório, levando à ejaculação que ocorre de forma rápida e não intencional, algumas vezes antes e outras logo após a penetração.

A condição pode ser classificada em duas categorias:

  • Ejaculação precoce primária (ou vitalícia): ocorre desde as primeiras experiências sexuais e costuma ter uma origem biológica.
  • Ejaculação precoce secundária (ou adquirida): surge ao longo da vida, e geralmente está associada a fatores psicológicos, como ansiedade, estresse ou problemas de relacionamento.

homem branco vestindo calça jeans parcialmente aberta e camiseta branca, segurando um frasco de medicamentos em uma mão e um relógio pequeno de na outra em fundo azul representando prótese peniana para ejaculação precoce

Diagnóstico da ejaculação precoce

O diagnóstico da ejaculação precoce requer uma consulta com um urologista especialista para uma análise cuidadosa dos sintomas.

Além de uma história clínica detalhada para identificar possíveis causas, o diagnóstico pode incluir exames físicos e testes laboratoriais para excluir questões fisiológicas.

No diagnóstico, o tempo entre a penetração e a ejaculação é um dos critérios principais, mas a sensação de falta de controle e relatos de insatisfação com a experiência sexual também são considerados para confirmar a condição.

Vale lembrar que os sintomas podem acontecer com qualquer homem em situações eventuais. O prejuízo à vida sexual se dá quando a ejaculação precoce aparecem com frequência, tornando as relações sexuais experiências negativas para os envolvidos.

O que é a prótese peniana e como funciona?

Agora, é importante conhecer mais sobre a prótese peniana, um dispositivo introduzido nos corpos cavernosos do pênis para dar complemento de rigidez ao órgão e tratar casos de disfunção erétil que não obtiveram uma boa resposta com medicamentos ou injeções.

Existem dois modelos de implantes:

  • Prótese maleável: composta por hastes flexíveis, mantém o pênis em posição alongada, bastando manusear o órgão para a direção desejada, seja para a penetração ou para vestir a cueca.
  • Prótese inflável: permite que o homem controle a rigidez do pênis por meio de um mecanismo hidráulico instalado no escroto, que pode ser desinflado para obter flacidez peniana.

Com a prótese, o homem poderá ter e manter ereção até obter satisfação sexual.

Funções da prótese peniana

Uma prótese peniana vai contribuir para a recuperação da função erétil. Ela tem as seguintes funções, com impactos na saúde física e psicológica dos homens:

  • Restabelecimento da ereção: garante uma rigidez suficiente para a relação sexual
  • Controle sobre a função erétil: o paciente pode controlar quando e por quanto tempo deseja ter uma ereção
  • Aumento da autoestima
  • Redução da ansiedade de desempenho: diminui a pressão psicológica durante as relações sexuais.
  • Melhora dos relacionamentos íntimos

Afinal, a prótese peniana ajuda na ejaculação precoce?

Embora a prótese seja uma solução eficaz para a disfunção sexual masculina causada por disfunção erétil, não há evidências científicas que comprovem sua eficácia direta como tratamento para ejaculação precoce.

Entretanto, é preciso considerar que homens com prótese peniana podem manter a ereção pelo tempo desejado e não estão sujeitos ao período refratário depois do orgasmo. Dessa forma, eles podem continuar a relação sexual mesmo após a ejaculação até que os envolvidos estejam satisfeitos.

Além disso, em alguns casos, quando a ejaculação precoce está associada à disfunção erétil severa, o uso da prótese pode ajudar indiretamente ao oferecer mais confiança ao paciente.

Homens com ejaculação precoce devem buscar tratamento para o retardo da ejaculação. É muito importante que eles não tenham a expectativa de usar a prótese peniana para ejaculação precoce, pois não há benefícios diretos neste caso.

Quando a prótese peniana pode ser considerada?

A cirurgia peniana para implantação de uma prótese é considerada apenas em casos em que a disfunção erétil afeta severamente a qualidade de vida do paciente, após outras linhas de tratamento não surtirem o efeito desejado.

Ainda assim, esse procedimento não é isento de riscos. É preciso de uma boa indicação, um bom cirurgião e uma boa avaliação da saúde geral antes de passar por essa cirurgia.

Para quem não é indicada?

A prótese não é indicada exclusivamente para tratar a ejaculação precoce. Entre aqueles que convivem com a disfunção erétil, o dispositivo não é recomendado para homens que não estão em boas condições de saúde e aqueles que ainda não buscaram outras formas de tratamento.

Além disso, determinados modelos de prótese peniana podem ter restrições. O implante inflável, por exemplo, não é indicado para pacientes que não têm força nas mãos, pois é preciso bombear o dispositivo para obter a ereção. Já o maleável pode ser mais adequado para homens jovens, pois está menos sujeito a falhas e necessidade de troca.

É fundamental conversar com o médico e, por meio da experiência profissional, tomar a decisão da prótese mais adequada para a sua necessidade.

Tratamentos recomendados para ejaculação precoce

Existem diversas alternativas terapêuticas para a ejaculação precoce, a depender da causa identificada pelo médico. Entre elas estão:

  • Exercícios de Kegel: essa técnica pode ajudar a melhorar o controle ejaculatório.
  • Psicoterapia: indicada quando a ejaculação precoce está associada à ansiedade ou outros fatores emocionais.
  • Medicamentos: antidepressivos e anestésicos tópicos são frequentemente prescritos para retardar a ejaculação.
  • Reabilitação sexual: um plano terapêutico personalizado pode ajudar o paciente a recuperar a confiança e melhorar sua vida sexual.

Quando devo procurar ajuda médica?

Se a ejaculação precoce está afetando a qualidade de vida ou causando problemas no relacionamento, é hora de buscar a orientação de um profissional. É importante lembrar que quanto mais cedo a condição for tratado, menores serão os impactos para o homem.

Um urologista poderá avaliar o quadro do paciente, oferecer um diagnóstico adequado e orientar sobre as melhores opções de tratamento, pois a prótese peniana para ejaculação precoce pode parecer uma opção adequada à primeira vista, mas há alternativas mais eficazes e seguras.

Entre em contato com o Dr. Egydio, especialmente se o quadro está associado à disfunção erétil. Juntos, será possível encontrar um tratamento ideal para restabelecer a sua saúde sexual.

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas