O que é disúria? Entenda por que urinar pode ser doloroso e como tratar problemas

Parede de azulejo cinza retangular, vaso sanitário de louça branco com a tampa fechada e sobre ele rolo de papel higiênico branco com a ponta solta e uma carinha triste desenhada.

O que é disúria? Entenda por que urinar pode ser doloroso e como tratar problemas

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

Disúria é a dor e desconforto ao urinar que podem ser acompanhados por dor nas costas, náuseas, vômito e febre. Pode ser sinal de infecções no trato urinário, doenças sexualmente transmissíveis e cálculos renais. Saiba mais sobre essa condição e conheça os tratamentos disponíveis.

A chamada disúria (dor ou desconforto ao urinar), pode ser um sinal de que algo não vai bem no seu sistema urinário. Mais do que um simples incômodo, a disúria pode estar relacionada a problemas sérios como infecções, inflamações ou até doenças sexualmente transmissíveis.

Além de impactar a qualidade de vida e a sexualidade masculina, ela pode trazer complicações graves se não tratada a tempo. No texto a seguir, você vai entender as principais causas, sintomas, como prevenir e tratar esse problema, contribuindo para sua saúde e bem-estar.

Causas da disúria

A disúria é sinal de que o sistema urinário não está bem e pode estar atrelada a outros problemas de saúde, como:

  1. Infecção urinária: em homens, a infecção urinária é mais comum quando há problemas no sistema urinário ou questões na próstata que afetam o fluxo urinário.
  2. Uretrite: infecção na uretra, o canal de passagem da urina, causada por bactérias, fungos, vírus, ou irritação por produtos químicos;
  3. Cistite: infecção ou inflamação da bexiga geralmente causada pela bactéria Escherichia coli;
  4. Cálculos renais: popularmente chamadas de pedras nos rins, são ácido úrico ou cálcio cristalizados que migram para perto da bexiga;
  5. Prostatite: inflamação da próstata resultante de infecções bacterianas ou virais, lesões pélvicas e doenças autoimunes;
  6. Epididimite: inflamação no epidídimo, ducto do sistema reprodutor masculino.
  7. Doenças sexualmente transmissíveis: gonorreia, clamídia, herpes genital e sífilis afetam o sistema urinário.

Sintomas

Os principais sintomas da disúria são: dor ao urinar, queimação, pontadas e coceira na uretra, além de dor e desconforto na região genital. Os bebês e crianças pequenas ficam irritadas.

Mas, como esse desconforto ao urinar pode estar atrelado a outros problemas de saúde, a disúria também apresenta os sintomas da causa associada. Veja:

  1. Infecções do trato urinário: provoca aumento da frequência urinária, dor nas costas, febre, urina com mau cheiro e sangue na urina.
  2. Cálculos renais: dor nas costas, urinar muitas vezes ao dia em pequenas quantidades, alterações na cor da urina, urina turva, náuseas, vômitos, febre e calafrios.
  3. Prostatite: dor e queimação ao urinar, urgência para urinar, principalmente à noite, dor no inferior das costas, febre com calafrios, dor no pênis ou testículos, dor durante a ereção ou ejaculação, disfunção erétil, sangue na urina ou no sêmen.
  4. Epididimite: causada por doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e clamídia, os sintomas incluem dor na relação sexual, dor nos testículos, escroto e na pelve, eliminação de secreção pelo pênis, sangue no sêmen e febre com calafrios.
  5. Doenças sexualmente transmissíveis: coceira, queimação, corrimento, bolhas e feridas, a depender da doença.

Sintomas específicos em homens

Os sintomas relacionados à micção são mais frequentes em mulheres jovens. Nos homens, a faixa etária mais suscetível a eles é dos 40 aos 60 anos.

Segundo este artigo, a disúria no homem causa dor e queimação ao urinar na uretra distal, a parte final da uretra. Esse desconforto é sentido durante a micção e some após o ato.

O mesmo estudo explica ainda que a dor no início da micção pode ser inflamação na uretra, enquanto dor intensa ao término da micção indica inflamação na bexiga.

Como a disúria afeta a saúde masculina?

A disúria por si só gera ansiedade ao prejudicar a qualidade do sono, o que consequentemente causa cansaço extremo. Além disso, muitas pessoas nessa condição evitam atividades sociais, como encontros e viagens devido aos incômodos durante a micção.

A disúria nos homens impacta também a sexualidade. Isso acontece principalmente se as causas associadas forem a prostatite ou a uretrite, porque dor durante ou após a ejaculação e dificuldade de ereção são comuns nesses casos.

Diagnóstico

O diagnóstico da disúria é feito pelo urologista. Na consulta, ele pergunta ao paciente se há histórico de sintomas urinários e também sobre vida sexual, além de realizar exames físicos, como avaliação do abdômen e do genital externo.

O médico também solicita exames de urina, urocultura, ultrassom de rins e vias urinárias, cistoscopia e exame de cultura de secreções na região genital, se houver.

Tratamentos para disúria

O tratamento para disúria varia conforme a causa do problema. Podem ser prescritos antibióticos, antifúngicos ou antivirais. O tempo de administração dos medicamentos também varia e deve ser seguido com rigor para evitar recaídas e o agravamento do quadro.

Cirurgia é indicada se a disúria for em decorrência de pedras nos rins grandes e em caso de câncer de próstata ou na bexiga.

Ações práticas para prevenir a disúria

Tão importante quanto saber o que é disúria é saber como evitá-la. Confira nossas dicas:

  • Beber água diariamente para diluir a urina e deixar a uretra limpa, o que evita infecção urinária;
  • Evitar bebidas e alimentos que irritam o trato urinário, como café, bebidas com gás, álcool e comidas picantes;
  • Higienizar o pênis diariamente durante o banho com água e sabonete neutro;
  • Usar preservativo, urinar e tomar banho após as relações sexuais;
  • Não reter a urina para não sobrecarregar a bexiga e evitar a proliferação de bactérias;
  • Fazer atividade física regularmente para fortalecer os músculos pélvicos.

copo com água até a metade em uma superfície plana de madeira, o fundo da imagem é escuro

Quando procurar ajuda médica

É fundamental consultar o urologista quando notar qualquer um desses sintomas:

  • Micção dolorosa;
  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Vontade de ir ao banheiro a toda hora;
  • Alteração na cor da urina;
  • Urina com sangue.

A disúria geralmente tem tratamento, mas, se ignorada, pode estar associada a complicações graves como problemas renais. Cuidar da saúde urinária é importante para reduzir complicações e promover o bem-estar geral.

Por isso, ao perceber sintomas como dor ao urinar, ardência ou alterações na urina, procure um urologista imediatamente. E para mais dicas de saúde íntima masculina, siga o Dr. Paulo no Instagram e no TikTok e mantenha-se informado!

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas