Ter relação todos os dias faz mal? Mitos e verdades sobre o sexo

Pernas de casal branco apaixonado com libido em alta representando se Ter relação todos os dias faz mal com praia ao fundo ao por do sol

Ter relação todos os dias faz mal? Mitos e verdades sobre o sexo

Navegue pelo conteúdo

Faça a sua Pré-Análise com o Especialista Dr. Paulo Egydio

Ter relação todos os dias faz mal ou não? Na verdade, não há problema nisso, desde que não haja condições que possam oferecer risco à saúde dos envolvidos nem um distúrbio de saúde mental que possa ser agravado com a prática. Saiba mais. 

Entender se ter relação todos os dias faz mal é uma curiosidade natural. Uma vida sexual ativa e saudável é parte de uma vida plena, mas há limites que devem ser considerados para que o sexo proporcione benefícios.

O sexo consensual, quando realizado de maneira saudável e com cuidados adequados, pode ser uma experiência prazerosa e trazer benefícios para a saúde. Por outro lado, o excesso de relações sexuais pode trazer efeitos negativos para o corpo e o bem-estar, especialmente quando há negligência com a sua saúde.

Entenda melhor a relação entre sexo e saúde a seguir!

Benefícios do sexo para a saúde

O sexo não é apenas uma forma de obter prazer em qualquer idade. Ele também traz benefícios para a saúde física e mental!

A prática sexual regular pode melhorar o sistema imunológico e o sistema cardiovascular, reduzir o estresse e promover uma sensação geral de bem-estar. O sexo também contribui para fortalecer o vínculo entre os parceiros, principalmente os de longa data.

Em muitos casos, manter relações sexuais diárias não parece prejudicar a saúde, desde que ambos os parceiros estejam confortáveis com essa frequência e não apresentem sintomas de desconforto ou problemas de saúde.

Quando o excesso de sexo é considerado prejudicial?

Sexo em excesso pode ser prejudicial em alguns casos, tanto para a saúde física quanto mental.

Quando o corpo não tem tempo suficiente para se recuperar, ele fica sujeito a irritações, desconforto ou até infecções. O excesso também pode diminuir a qualidade da libido. Além disso, dependendo da intensidade ou dos movimentos, é possível sobrecarregar os músculos. 

É importante ficar atento se o excesso não está relacionado a transtornos que tornam o comportamento sexual compulsivo e deixam a experiência negativa. Nesses casos, é necessário buscar tratamento.

Sintomas de que o excesso de sexo está fazendo mal

Os sintomas mais comuns de que ter relação todos os dias não está sendo tão bom assim são:

  • Dor ou ardência durante o ato sexual
  • Pequenos machucados e irritações na região genital
  • Infecções recorrentes e ISTs
  • Falta de higiene
  • Queda na libido
  • Cansaço extremo
  • Falta de vontade de realizar outras atividades
  • Pensamentos compulsivos em sexo
  • Falta de atenção às necessidades do parceiro

Calendário branco com números pretos e datas em preto com folhas virando pela lateral simbolizando se Ter relação todos os dias faz mal

É normal querer fazer sexo todos os dias?

É normal que alguns homens sintam mais apetite sexual do que outros e desejem praticar todos os dias, afinal a libido de cada pessoa varia. 

Se ter relação todos os dias é algo que agrada aos parceiros e não gera desconforto físico ou emocional, não há motivo para preocupação. Inclusive, esse desejo mais intenso é muito comum no início de uma nova relação amorosa.

Quantas vezes pode transar por dia?

Não há um número limite sobre quantas vezes uma pessoa pode ter relações sexuais por dia. A quantidade de vezes depende de fatores muito particulares, como a idade, condição física e nível de desejo.

Algumas pessoas se sentem bem com uma relação por dia, enquanto outras podem desejar mais de uma relação diária, até mesmo em sequência.

No entanto, é importante lembrar que o corpo precisa de tempo para se recuperar entre uma relação e outra, para evitar lesões e garantir uma sensação prazerosa.

Quantas vezes por semana é bom ter relações?

Também não há uma frequência sexual ideal semanal, pois isso varia de acordo com o casal.

Segundo um estudo publicado na Social Psychological and Personality Science em 2015, fazer sexo uma vez por semana é o suficiente para ter um nível ótimo de felicidade, no caso de casamentos heterossexuais ou em relações duradouras. Porém, a descoberta não é uma regra.

O ideal é que cada casal encontre o ritmo que mais se adequa ao seu estilo de vida e à sua libido, respeitando os limites de cada um.

Existe uma frequência sexual saudável para homens?

Embora fazer sexo todos os dias não faça mal e a ideia de sexo frequente estejam associados a uma vida mais feliz, cada homem deve encontrar a melhor periodicidade para cada momento – que, inclusive, varia segundo fatores físicos, como idade, emocionais e externos. 

É importante estar atento a sinais de que o sexo está sendo prejudicial devido ao excesso da prática. Em alguns casos, ter muitas relações pode contribuir com disfunção erétil ou até mesmo agravar a Doença de Peyronie, principalmente quando não há uso de preservativo e lubrificante.

@drpauloegydio

Tratar precocemente a doença de Peyronie pode prevenir a progressão da curvatura peniana? 👨🏻‍⚕️ Dr. Paulo Egydio, MD, PhD 🪪 CRM: 67482-SP RQE 19514 💪🏻 Especialista em Urologia e Andrologista 🏫 Urologista formado pela USP #DoencaDePeyronie #SintomasDePeyronie #SaudeMasculina #ExplicacaoPeyronie #Peyronie

♬ original sound – Dr Paulo Egydio

Ter relações todos os dias pode causar disfunção erétil?

Ter relações diariamente em si não causa disfunção erétil, mas o cansaço físico e mental provocado pelo excesso de sexo pode afetar temporariamente o desempenho sexual. Isso fará com que as ereções não sejam tão rígidas para a penetração. 

Tentar a penetração com o pênis sem a rigidez adequada pode, em alguns casos, aumentar o risco de traumas, o que pode contribuir para a formação de fibroses e disfunção erétil.

Se o homem sentir uma diminuição na qualidade da ereção após um período de relações frequentes, esse é um sinal para fazer uma pausa. 

O sexo diário afeta a qualidade dos espermatozoides?

Manter relações sexuais diárias pode, em alguns casos, temporariamente reduzir a contagem de espermatozoides, embora isso normalmente não tenha efeitos permanentes na fertilidade, especialmente em homens saudáveis.

O corpo continua a produzir esperma, e a qualidade não sofre queda com o sexo diário, desde que o homem esteja saudável.

Mãos de homem de camisa azul na altura do peito com relógio de pulso verde representando se Ter relação todos os dias faz mal

Mantenha uma rotina sexual saudável

Para manter uma rotina sexual saudável, é preciso cuidar do corpo, da mente e do relacionamento, e, ainda, estar de olho nas dicas de saúde do Dr. Paulo Egydio nas suas redes sociais.

Siga o Dr. Paulo no TikTok e no Kwai e fique antenado em novidades e dicas urológicas para uma vida mais saudável e feliz.

E não se esqueça: sexo em excesso pode causar desconforto e cansaço, prejudicando a sua saúde sexual. Respeite os sinais do seu corpo e converse com o seu parceiro para aproveitar ao máximo a hora H.

Saiba mais:

 

 

Médico urologista Dr. Paulo Egydio

PhD especializado pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros científicos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vivo, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas