Opções de Tratamento para a Doença de Peyronie: Saiba Mais

Sim, existem tratamentos para Doença de Peyronie. Se você foi diagnosticado com a condição ou está notando algumas mudanças em seu pênis, saiba que há opções para melhorar a situação e, ainda, deixar a sua saúde mental em dia.

No blog de hoje, o urologista Dr. Paulo Egydio e a sexóloga Lu Cabral vão explorar os tratamentos disponíveis para essa condição, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. Acompanhe!

Problemas relacionados que causam Doença de Peyronie

A Doença de Peyronie tem como principal característica o desenvolvimento de uma curvatura peniana, que pode vir acompanhada de outros sintomas, como afinamento, retração e disfunção erétil.

Tudo isso acontece porque houve a formação de um tecido cicatricial – chamado de fibrose – no interior do pênis. Com isso, a parte afetada do tecido peniano perde a sua elasticidade, provocando os sintomas.

A formação das fibroses se dá, na maioria das vezes, por traumas ou microtraumas no pênis. Dormir de bruços, usar roupas apertadas, posições sexuais muito ousadas, colisão do pênis com a(o) parceira(o) e quedas, por exemplo, favorecem as fibroses.

Outros fatores de risco são: diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, disfunção erétil e cirurgias pélvicas.

Importância de conhecer o histórico clínico do paciente

Antes de indicar uma das opções de tratamentos para Doença de Peyronie, é muito importante que os profissionais que vão acompanhar o paciente conheçam o seu histórico clínico.

Isso quer dizer que eles vão precisar conversar sobre a saúde geral do homem, se ele já buscou ajuda antes, se toma algum medicamento, se tem alguma doença crônica, se já teve doenças graves, como anda sua saúde mental e assim por diante.

Também é fundamental discutir como está a sua vida sexual. Não é preciso ficar constrangido, pois a conversa é sigilosa e todo o atendimento é discreto.

Todas as informações ajudarão a conduzir um diagnóstico e tratamentos mais precisos e personalizados para o seu caso.

Fundo branco com três notas adesivas ao centro e uma caneta azul e prata embaixo representando as opções de tratamento para doença de peyronie

Tipos de tratamentos para Doença de Peyronie

Os tratamentos para Doença de Peyronie atualmente disponíveis consistem, basicamente, em estabilizar a curvatura em sua fase aguda ou em remover a fibrose em sua fase cicatricial.

Vale lembrar que, se a fibrose estiver associada à disfunção erétil, também é possível realizar esse tratamento, fazendo os dois tratamentos de uma só vez. Confira os tratamentos existentes para a disfunção erétil.

Tratamento com medicamentos

O tratamento para curvatura peniana com medicamentos consiste no uso da colchicina com a vitamina E.

Leia mais: Saiba tudo sobre os medicamentos para Peyronie

Esses remédios não são indicados em todos os casos, mas, dependendo da avaliação médica, podem ajudar a reduzir a inflamação e evitar a formação de tecido cicatricial, agravando a curvatura.

Além disso, alguns homens podem ter dores durante a ereção. Isso pode ser amenizado com anti-inflamatórios prescritos pelo urologista.

Tratamento com injeções

Outra opção entre os tratamentos para Doença de Peyronie é com a aplicação de injeções realizadas pelo urologista.

Princípios ativos como o Xiaflex e o Verapamil, que são relativamente novos no mercado, buscam quebrar as fibras de colágeno da fibrose, suavizando o tecido afetado e impedindo a formação das cicatrizes.

Esse é um tratamento caro e que não está disponível no Brasil por enquanto. Ele também é arriscado, já que o paciente pode ficar com sequelas como hematomas, dores e inchaços no local da injeção.

Tratamento com cirurgia

O procedimento cirúrgico é uma das opções de tratamentos mais eficazes para a Doença de Peyronie, uma vez que ele remove a fibrose peniana.

Leia mais: Conheça a Técnica Egydio

Quando a cirurgia é feita com a técnica de múltiplos cortes geométricos, é possível, ainda, realinhar o pênis, recuperar o tamanho até o limite dos nervos e eliminar os pontos de afinamentos. Assim, o paciente terá um pênis mais próximo do que ele era antes de ser afetado pelo Peyronie.

Além disso, essa cirurgia inclui a colocação de um implante. A prótese é fundamental para dar rigidez vertical ao membro, ajudando na ereção e penetração, e, ainda, vai evitar que novas fibroses se formem.

Tratamento psicológico

Aos pacientes diagnosticados pelo urologista com Doença de Peyronie, também é extremamente recomendado buscar auxílio psicológico com um sexólogo ou psicólogo.

O Peyronie tende a impactar na qualidade de vida dos homens, pois pode prejudicar a sua vida sexual, seus relacionamentos e a sua autoimagem. Ansiedade, depressão e frustração passam a ser sentimentos constantes na vida desses pacientes.

Ter o apoio de um profissional para lidar com os impactos emocionais da Doença de Peyronie vai ajudar a reduzir as preocupações e lidar com os desafios associadas à condição. Além disso, será um incentivo para persistir no tratamento com o urologista.

Você tem à disposição muitos tratamentos para Doença de Peyronie. Porém, para dar início a um deles, é preciso criar coragem e conversar com um profissional de saúde.

Começar os tratamentos para Doença de Peyronie pode ser desafiador. Entretanto, com a experiência dos profissionais de saúde, a sua persistência e o passar do tempo, você verá a melhora de vários aspectos da sua vida. Não desista e conte conosco!

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Visão do tronco de homem de blusa preta com mãos à frente do corpo segurando caneca com café, um dos alimentos bons para próstata
Disfunção Eretil

Conheça 14 alimentos bons para próstata para manter a saúde em dia

Alimentos bons para próstata são aqueles fonte de gorduras boas,...
Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
Homem com impotência sexual emocional sofre de depressão
Disfunção Eretil

Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica,...