O câncer de próstata é a 2ª doença que mais atinge e mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no primeiro semestre de 2020, o Câncer de Próstata foi responsável por 29,2% das mortes dos homens no Brasil.
Para incentivar os cuidados com a saúde e apoiar a campanha de Novembro Azul, mês de conscientização à prevenção do Câncer de Próstata, fiz uma série com 06 vídeos e blogs sobre o tema para que você se sinta incentivado à cuidar da sua saúde. Para ler o 4º blog da série onde explico os tratamentos e como prevenir o câncer de próstata, clique aqui.
Neste blog, vou responder algumas dúvidas que recebo nas redes sociais sobre como é ter um implante de prótese peniana e quais as consequências na vida sexual.
Como é ter um implante peniano?
A prótese peniana tem a finalidade de auxiliar a capacidade penetrativa, o que evita que durante a relação sexual o pênis dobre ou escape com facilidade. Então, a função da prótese é permitir que se recupere a função erétil sem a necessidade do uso de medicamentos orais e injeções penianas.
Para que o paciente fique satisfeito com o implante é necessário que a escolha da prótese ideal seja realizada seguindo as características físicas do paciente e com o pênis reconstruído para a melhor adaptação da prótese.
Para conhecer os tipos de prótese peniana existentes, clique aqui.
Psicologicamente, um paciente com prótese peniana sente-se mais seguro para as relações sexuais, pois não precisa preocupar-se com a possibilidade de não ter uma ereção. Logo, pode se concentrar apenas no aspecto erótico da relação e em ter e dar prazer a sua parceira.
A parceira/parceiro vai gostar?
Já implantei prótese em paciente e sua companheira só percebeu anos depois. O que quero dizer com isso? A parceira/parceiro, gostar ou não da relação sexual com um homem que tem prótese peniana depende unicamente da sua capacidade de excitá-la(o). Ou seja, a prótese não interfere no prazer durante a relação sexual.
Eu vou sentir prazer?
O prazer é uma atividade cerebral. A prótese garante a rigidez e a capacidade penetrativa, a erotização e o prazer são aspectos que precisam ser incentivado um no outro para que a relação sexual seja agradável.
Como ficam a temperatura e a sensibilidade?
Os pacientes submetidos à prostatectomia radical não conseguem ter fluxo sanguíneo no pênis normalmente e, consequentemente, tem a temperatura da glande mais baixa. Em função dessa condição, é possível se beneficiar do uso de um gel intra uretral que facilita a absorção que possui um componente que, somado à medicação Pentravan, produz uma vasodilatação local independente da erotização cerebral.
A sensibilidade genital, seja masculina ou feminina, deve-se, também, à erotização cerebral. Ou seja, independe do implante de prótese peniana. Para ter uma noção da sensibilidade, o paciente com prótese precisa estimular-se sexual e comparar a temperatura da glande antes do implante e após o implante.
Como fica o fluxo urinário?
Os corpos cavernosos, onde a prótese peniana fica alojada, é uma parte do pênis totalmente distinta da uretra. Logo, o implante de prótese peniana em nada atrapalha o fluxo urinário.
Alguns pacientes que sofrem com uma pequena perda do fluxo urinário pós prostatectomia radical, muitas vezes, têm o problema resolvido pelo implante de prótese peniana.
Porém, se o paciente tiver uma considerável perda de fluxo urinário, pode-se realizar o implante de sling ou esfíncter durante o implante de prótese peniana.
Posso continuar penetrando depois de ejacular?
Sim, o paciente tem a capacidade de continuar o ato penetrativo mesmo após ter o orgasmo. Assim, o homem garante que sua/seu parceira/parceiro também terá um orgasmo, mesmo que ele tenha tido primeiro.
Abaixo, você encontra um vídeo onde explico detalhadamente como é ter um implante de prótese peniana e quais as consequências na vida sexual. Assista.
Se você tem alguma dúvida ou queira falar sobre sua saúde, entre em contato comigo pelo WhatsApp ou preencha o formulário no site. Minha equipe e eu estamos prontos para atendê-lo.